Como retirar a química do cabelo sem precisar cortar? Tem como?

Depois de um certo tempo mantendo a química nos cabelos, chega o momento em que bate aquela vontade de voltar ao natural, não é mesmo? E claro, sem cortar! E é isso que vamos falar nesse post, sobre como retirar a química do cabelo sem cortar.

Tem como retirar a química sem precisar cortar?

Esse é o momento em que, numa realidade alternativa perfeita e imaginária, ao som de harpas e com beija-flores voando ao nosso redor, eu estaria olhando diretamente nos seus olhos, abrindo um sorriso de orelha à orelha, e diria: SIM!

Pena que na nossa realidade, a verdade é mais dolorida, sendo um belo e gigantesco NÃO! 😭

Mas calma!! Não chore ainda! Apesar da triste verdade, você pode resolver esse problema de uma maneira “menos pior”. Ou seja, sem precisar cortar!

Continua comigo?

Então já sei que, pra você, a volta ao cabelo natural é mais importante. Já que é assim, vou te dar algumas dicas pra você se livrar dessa química e, de quebra, ter um cabelo ainda mais forte e poderoso do que antes 😉

Antes de mais nada:

Pare com a química

É óbvio, mas precisava dizer mesmo assim.

A química é a responsável por alterar toda a estrutura interna do seu fio. Ou seja, o fio quimicado já se transformou em “outro fio”, não sendo mais aquele de antes, entende?

É justamente por isso que ela funciona, senão seu cabelo voltaria ao normal depois de uma lavagem ou duas.

A primeira coisa para quem quer se livrar da química é parar de querer modificar os fios (óbvio 2). A partir daí, a gente vai tratando a parte quimicamente tratada, enquanto cuida da parte natural que vai crescendo, inclusive com técnicas para acelerar o crescimento capilar.

E isso nos leva à tão famosa Transição Capilar:

Transição Capilar

Transição capilar é o nome que damos ao processo que a gente tem que passar quando largamos de vez os alisamentos e químicas para que o cabelo volte ao seu natural.

Como costuma ser um processo demorado, existem alguns truques que ajudam a acelerar, ainda que claro e infelizmente, cabelo 100% sem química é só cortando. Coisa que nem todas as pessoas possuem a coragem necessária, e aí, vão usando esses truques dados ao longo desse post, até quem sabe, ter coragem de cortar quando achar que está em um “tamanho ok”.

Como você já deve ter facilmente deduzido, outro aliado aqui é o crescimento capilar. Então, dê uma olhada nessas dicas para ajudar seu cabelo a crescer mais rápido, que também vale muitíssimo a pena.

Também tenho um vídeo em que conto como foi o meu processo de transição, é só dar o play abaixo:


Dito tudo isso, bora voltar às dicas práticas para se livrar da química sem cortar:

Shampoos Antirresíduos

Usar shampoos antirresíduos pode ser uma boa ideia, já que eles conseguem abrir as cutículas dos fios e limpar profundamente.

O que acontece é que a química atinge a parte mais interna do cabelo, então, esses shampoos podem remover aos poucos os resíduos dessa química dos fios. O problema é que isso não vale com toda e qualquer situação (aconselho que você leia relatos na internet), nem com toda e qualquer química. Porém, para quem está desesperada, é sim uma tentativa.

Como dito, devido a esses shampoos serem tão “potentes”, eles retiram também a umidade e os nutrientes dos cabelos, o que pode causar ressecamento e deixar seus fios ainda mais fracos.

Por isso, nunca se deve usar shampoos antirresíduos todos os dias, mas sim 1 vez por semana; e olhe lá! Ainda acho meio perigoso, ainda mais se você não estiver com o seu cronograma capilar em dia.

Hidratação e Cronograma Capilar

Com ou sem o uso de shampoos, a química sempre acaba maltratando e ressecando mais o cabelo, então, fazer hidratações, umectações e reconstruções vai te ajudar a recuperar a força dos seus fios mais rápido, o que colabora para que eles vão “recuperem a memória” de como eram.

Nesse caso, a etapa de Hidratação é a mais importante, devendo ser feita várias vezes na semana, mas jamais deixe de fazer as outras duas etapas, tá? Que são a Umectação (que ajuda a selar as cutículas e manter a hidratação) e a Reconstrução (que ajuda a repor a massa perdida dos fios).

Essas 3 etapas juntas formam o famoso Cronograma Capilar, que nada mais é do que sua “agenda” de tratamento.

Desprogressiva

Talvez você possa estar se perguntando sobre essa tal de “desprogressiva”, que agora está ficando mais famosa nos salões e promete retirar os efeitos da escova progressiva do cabelo, voltando ele ao normal.

Pois então, não tenho muito conhecimento sobre a eficácia dela, mas uma coisa eu posso te dizer: desprogressiva também utiliza química – veja só que ironia do destino, rsrs.

O processo para fazê-la envolve utilizar produtos químicos à base de amônia, o que continua contribuindo para o ressecamento dos fios. Além de exigir que você dê sequência ao tratamento, seguindo as recomendações do cabeleireiro.

Tem quem diga que funciona super, mas só o fato de não ser “natural” e envolver mais química, eu já desconsideraria. Mas, no fim das contas, você é quem manda!

Espero que tenha te ajudado, nem que seja um pouco, no seu processo de “desquimicamento” do cabelo. E só te digo uma coisa: vale muito a pena voltar ao natural, então, não desanima, tá?

Até a próxima!

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Coletor menstrual: prós e contras de usar
Como retirar a química do cabelo sem precisar cortar? Tem como?