O que é umectação, como e quando fazer? – Cronograma Capilar para iniciantes – parte 2

Não tão famosa quanto a Hidratação, a etapa da Nutrição/Umectação é tão importante quanto. Graças a ela, você consegue ter seus fios muito mais alinhados e sem o tão temido frizz. Sem contar os vários outros benefícios que vamos falar a seguir.

O que é Umectação?

Ela nada mais é do que a reposição de lipídios (gorduras) e proteínas dos cabelos, ou seja, é a etapa que “nutre” os fios, e normalmente é feita com o uso de óleos vegetais.

Com quais produtos fazer?

O jeito mais usado pelas brasileiras atualmente é o famoso Óleo de Coco. Porém, você também pode usar Óleo de Abacate, Óleo de Linhaça, Óleo de Macadâmia, entre outros. Desde que, de preferência, sejam 100% vegetais e não possuam nenhuma contraindicação – tal como o Óleo de Rícino, por exemplo.

Leia também sobre as diferenças entre o Óleo de Coco Virgem e o Extra Virgem

Mas eu já vi máscara umectante, Lu!

Sim, elas também existem e podem ser ótimas. Porém, vai depender do que você quer. Por geralmente serem menos intensas (ou seja, pesarem menos nos fios) do que os óleos puros, elas tendem a ser opções excelentes para quem quer um resultado mais rápido e no mesmo dia.

E a banha de porco para os cabelos?

Já vi muitaaaaaaaaaa gente falando sobre essa gordura animal. Essa eu ainda não testei e fica para as cenas dos próximos capítulos. Se alguém já tiver testado e quiser deixar relatos nos comentários, agradeço!

Quantas vezes na semana devo nutrir meus fios?

Tudo depende do estado do seu cabelo. Se ele estiver muito desalinhado, com pontas espigadas ou com muito frizz, seria legal fazer a etapa duas vezes na semana.

Porém, se seu cabelo estiver precisando apenas de uma manutenção da saúde, uma vez na semana, ou até de dez em dez dias (no caso de uma lisa, por exemplo), pode ser o suficiente.

Aqui o olhômetro conta muito.

Como fazer umectação? Nunca fiz!!

Pegue um dos óleos sugeridos nesse post ou algum outro óleo vegetal de sua preferência. Enluve mexa a mexa e deixe agir por no mínimo 5 horas nos seus fios.

Pode deixar menos tempo?

Poder, pode. Mas nesse caso eu prefiro sempre deixar tempo a mais quando se trata de um óleo 100% vegetal; ou obedecer o tempo pedido no rótulo, caso seja um produto industrializado.

Veja as precauções com as máscaras prontas de umectação

Tal como dito anteriormente, essas máscaras possuem tempo de permanência indicado no “Modo de Usar” das mesmas. Desobedecer isso pode te dar coceiras, efeito contrário e outras consequências não muito bacanas.

Se é assim, caso no rótulo esteja indicado ficar apenas 10 minutos, fique apenas 10 minutos, ok?

Existem exceções? Existem! Mas caso você não entenda muito sobre cabelos, melhor ficar com as regras mesmo.

Contras da umectação capilar

Não que isso seja bem um contra. Porém, a depender do seu gosto, pode ser um “contra” sim.

Vamos lá:

1- Pra mim que amo volume, dificilmente fico amando meu cabelo no dia que faço umectação. Isso acontece porque o processo tende a deixar os fios um pouco mais pesados.

A boa notícia é que no outro dia ele já tende a se comportar bem de novo.

2- Nem todo mundo se adapta bem com “um óleo na cabeça por horas a fio”. Mas uma dica para resolver esse problema: foca no resultado e só vai.

Sem contar que depois acostuma. Ao menos comigo foi assim.

Tá sem máscara pronta e precisa do cabelo lindo pra “hoje”?

Então a dica é pegar uma máscara potente de hidratação e adicionar uma colher de sopa do seu óleo favorito. Apenas no que for usar, em um pote separado.

Não terá o mesmo resultado que ter feito do jeito indicado no início dessa postagem, porém, é uma ótima saída para quem tem urgência.

É isso, #partiuumectação e até a próxima!!

Leia também – O que é Hidratação, Como e Quando fazer? Cronograma Capilar para Iniciantes – parte 1

Beijos!
signature

Compartilhe

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário/dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.