Como fazer o cabelo crescer mais rápido: dicas que funcionam para acelerar o crescimento capilar

Tá aí um tema que todas nós nos interessamos muito, né não? Nesse post resolvi trazer tudo que sei sobre esse assunto, com dicas que funcionam para acelerar o crescimento capilar e fazer o cabelo crescer mais rápido ainda.

Sabemos que o o cabelo cresce normalmente entre 0,5 a 1,5 cm por mês, porém, é possível fazer com que esse crescimento chegue a até 2 cm! Tente praticar as dicas a seguir e me conte como ficou seu cabelo.

Já aviso também que terei que começar por algumas dicas óbvias e clichês para algumas, mas que para outras são realmente importantes para iniciar, tá?

Tenha uma boa alimentação

Tá e mais uma vez: eu sei que é clichê e parece bobo, mas faz diferença sim, viu? Principalmente sabendo que o cabelo cresce de acordo com a saúde do nosso organismo.

Então você já imagina que eu vou dizer que o ideal é ter alimentação balanceada e blá blá blá. Mas, para ficar mais fácil, tente sempre incluir alguma verdura, legume e proteínas nas suas refeições. Ah, e não esqueça das frutas durante o dia. Assim você já consegue balancear legal junto com nosso arroz e feijão de cada dia, sem ficar se preocupando demais com o que vai comer.

Sem contar a água, muita água! Ela é fundamental para equilibrar muita coisa, e a gente sabe que corpo desregulado, quase que de regra, conta com cabelos e unhas quebradiças, né?

Acho que hoje em dia todo mundo sabe o que é comer bem. Porém, se mesmo assim você acha que não sabe ou não consegue cortar alguns itens que você sabe que só te fazem mal, procure um nutrólogo/nutricionista para te dar uma força a mais nessa parte.

Inclusive, fazer teste de nutrientes para ver se algo falta no seu organismo é uma atitude simplesmente genial para quem quer não só ter cabelão de Rapunzel, como saúde, melhor disposição e mais mil outras coisas que são inclusive mais importantes que nosso cabelo.

Massageie o couro cabeludo sempre que lavar o cabelo

Quem diria que uma atitude pequena dessas pudesse ser tão boa para ajudar no crescimento das nossas madeixas, não é mesmo?

É simples assim: sempre que lavar a cabeça, massageie bastante o couro cabeludo com as pontas dos dedos (nunca com as unhas, pois pode machucar!). Isso estimula a circulação sanguínea da região, irrigando os folículos capilares com sangue e dando uma “acordada” neles.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Costa (@pergunteaumamulher) em

Mantenha o couro cabeludo (bem) limpo

Essa parte é uma das mais importantes, pois quando temos resíduos, sujeira e oleosidade demais no couro cabeludo, acontece de os folículos capilares (lugarzinhos onde nascem os fios) ficarem entupidos. Aí eles têm muito mais dificuldade em fazer os cabelos crescerem.

Isso é tão verdade que tem gente que percebe a diferença no crescimento logo no primeiro mês após a limpeza (falaremos mais sobre isso mais adiante)!

A seguir te conto as melhores formas pra limpar legal o couro cabeludo e estimular o crescimento do cabelo:

Evite cremes, máscaras e condicionadores na raiz

Primeiro de tudo, vem a prevenção, concorda? Então a partir de hoje você não vai mais passar nenhum creme, condicionador ou finalizador (principalmente os sem enxágue) na raiz do cabelo, combinado? A não ser, claro, que sejam produtos específicos ou liberados para esse fim.

Nisso você evitará o entupimento dos folículos com os resíduos de produtos que se acumulam lá sem permissão, por assim dizer.

Shampoo antirresíduos ou shampoo detox

Agora vamos limpar a caca da cabeça, rsrs. Shampoos antirresíduos e shampoos detox podem ajudar nessa parte, pois possuem uma ação limpante que consegue extrair a sujeira com mais eficiência do que os shampoos comuns.

Porém, eles têm o efeito colateral de abrir as cutículas dos fios, podendo causar ressecamento. Por isso, é bom usar só de vez em quando, no máximo uma vez a cada 15 dias, antes da sua hidratação.

Logo abaixo tem o link para um post com tudo o que você precisa saber para usar cada um deles da melhor forma possível:

Esfoliação capilar

Esse é um assunto pouco falado, mas super importante principalmente para quem quer mais crescimento do cabelo!

Esfoliação capilar é praticamente a mesma coisa que a esfoliação de pele, mas feita no couro cabeludo e nos fios. O que faz ela ser tão importante é que ela consegue limpar a fundo os resíduos dos produtos do cabelo e ainda por cima estimula a circulação sanguínea da área, o que é ótimo, como vimos no tópico da massagem do couro cabeludo.

Assim como no caso dos shampoos antirresíduos e detox, ela também não pode ser feita o tempo todo, muito menos se você estiver com o couro cabeludo irritado ou machucado, já que o atrito do esfoliante pode agravar a situação.

Tenha um cronograma capilar

Cronograma capilar é como se fosse nossa agenda de cuidados e tratamentos do cabelo. Ou seja, um cronograma com as etapas de hidratação, umectação e reconstrução.

Por abranger praticamente todos os cuidados que nosso cabelo precisa para se manter bonito, forte e saudável, favorece o crescimento capilar, já que cabelo saudável cresce saudável (dãã, kkkk).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Costa (@pergunteaumamulher) em

Óleo de rícino

Esse é um dos óleos que mais gosto quando o assunto é crescimento capilar. Ele é tão bom, que também pode ser passado nas sobrancelhas e nos cílios, para crescerem mais ainda!

Como usar

Pingue algumas gotinhas nas mãos e espalhe pelo couro cabeludo todo, massageando bem. Passe também no comprimento dos fios, já que ele é umectante, nutrindo os cabelos. Você pode esperar 1 hora e enxaguar, ou deixar a noite inteira, como eu faço, rsrs.

Mas atenção, para dormir assim e para melhores efeitos, só com o óleo 100% vegetal, tá?

Café

O café é super famoso, tanto que se você prestar atenção, vai ver que vários produtos do mercado focados em crescimento capilar utilizam café na sua composição.

O que acontece é que o café também serve como um estimulante para os folículos capilares, fazendo com que eles recebam maior irrigação de sangue e “trabalhem com mais afinco”, por assim dizer. Além de ser também um poderoso antiqueda.

Como usar

Você pode usar o café em pó novo, ou a borra. A diferença é mais na questão da cor, já que o café novo pode “pintar” seus cabelos se eles forem claros. Mas nada que algumas lavagens não tirem, de acordo com algumas seguidoras de cabelo claro.

Coloque umas duas ou 3 colheres de café na cabeça, e massageie o couro cabeludo. Você pode misturar com algum óleo vegetal, como o óleo de coco, para ficar mais suave de aplicar e ainda nutrir os cabelos. Massageie bem por uns 2 minutos e enxague.

Nesse caso, essa aplicação serve também como esfoliação, já que o pó do café vai gerar atrito com a pele do couro cabeludo, então aqui também cabem os mesmos cuidados que você teria com a esfoliação, tá bom?

Evite calor, principalmente na raiz

Não parece, mas o calor agride bastante nossos cabelos. Principalmente o calor do secador, da escova ou da chapinha. Ah, a água quente no banho também é vilã aqui!

O calor abre as cutículas dos fios, retirando umidade e nutrientes, e faz com que o couro cabeludo produza muito mais oleosidade do que o normal, podendo entupir os folículos capilares.

Se precisa mesmo usar alguma dessas fontes de calor (exceto a água quente, que não tem desculpa, rsrs) passe um protetor térmico antes, e evite sempre passar calor na raiz.

Produtos específicos para crescimento

É sempre válido, caso você tenha condições, comprar produtos focados em crescimento capilar.

Existem desde shampoos a máscaras que são especializados nessa função. Mas leia sempre o rótulo e veja a maneira recomendada de usar, já que a variedade deles é gigante.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Costa (@pergunteaumamulher) em

Vitaminas para crescimento

Existem algumas vitaminas que ajudam no crescimento do cabelo, já que conseguem agir exatamente nessa área do organismo. E como nossa alimentação nem sempre nos traz a quantidade necessária delas que precisamos, vale a pena tomar um suplemento vitamínico, de preferência que contenha as seguintes vitaminas:

  • Vitamina A: por atuar na renovação celular, ajuda a manter a força dos fios, evitando que fiquem ressecados e fracos.
  • Vitaminas do complexo B: apesar de todas as vitaminas do tipo B serem boas, a principal aqui é a Biotina (vitamina B7), que trabalha na formação da queratina, proteína que compõe a fibra capilar. Evita a queda dos fios, fortalece e ajuda no crescimento do cabelo.
  • Vitamina C: famosa por ser antioxidante, é ótima para rejuvenescimento da pele e dos cabelos, atuando contra a formação de fios brancos. Também ajuda na circulação sanguínea e controla o excesso de oleosidade do couro cabeludo.
  • Vitamina E: funciona parecido com a vitamina C, estimulando rejuvenescimento e circulação sanguínea, mas com foco em evitar a queda, mantendo os folículos capilares sempre ativos.

Cuidado na hora de prender o cabelo

Evite puxar demais os cabelos quando for prender, pois pode acontecer de os fios arrebentarem.

Dê preferência também para xuxinhas de cetim. Elas diminuem o frizz, conservam melhor a hidratação e são mais difíceis de enroscar/quebrar o cabelo.

Evite usar chapéus e bonés por muito tempo

Chapéus e bonés, principalmente no calor, criam uma estufa na sua cabeça, que além do calor que gera, ainda tem a umidade do suor. Ou seja, ambiente quente e úmido, perfeito para proliferação de fungos e bactérias que podem interferir na saúde dos folículos capilares. Ah, pode inclusive criar caspa, viu?

Corte as pontas

Essa é a pior parte, super triste para muita gente, eu sei, mas necessária. O que acontece é que cortando as pontinhas ralas, pontas duplas etc, faz com que os fios cresçam com a densidade correta, pois as pontas irregulares modificam o peso e a estrutura dos fios.

Não precisa cortar muito, não; corte apenas as pontinhas, e só a cada 3 ou 4 meses. E se tiver mais dúvidas, assista a esse vídeo aqui sobre o que funcionou para mim:


É isso cachudas e lisudas do meu coração, se souberem de mais alguma dica, me contem!

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
A autoestima da mulher Plus Size: dicas da Miss Adriana Euzébio
Como fazer o cabelo crescer mais rápido: dicas que funcionam para acelerar o crescimento capilar