Poros dilatados: 4 causas que dilatam seus poros

Sabe quando sua pele parece ficar cheio de buraquinhos, principalmente na zona T do rosto, enquanto outras partes estão lisinhas? Pois aí estão os famigerados poros dilatados, que apesar de não serem nocivos à saúde, conseguem incomodar bastante. Por isso é válido a gente saber quais as principais causas que dilatam nossos poros.

Ah, e uma curiosidade legal: sabia que na verdade o que nós chamamos de poros dilatados na verdade não são bem poros (esses são quase invisíveis), mas sim óstios?

Os poros secretam suor, já os óstios secretam o sebo, e por isso são maiores. Percebem a diferença de função deles?

Enfim, essa é apenas uma curiosidade. Vamos continuar chamando pelo nome de poros, que é como a maioria conhece mesmo, rs.

O que são poros dilatados, afinal?

Todo mundo sabe que nossa pele é formada por milhares de poros, não é mesmo? Os poros são os “furinhos” que a pele usa para respirar e para eliminar o suor e as células mortas.

Quando alguns desse poros aumentam de tamanho, chamamos de poros dilatados. Isso acontece principalmente quando ocorre um “acúmulo” de substâncias nele, fazendo com que ele fique maior para “acomodar” esse acúmulo, entende? Além de outros motivos que veremos a seguir em detalhes:

Causas dos poros dilatados

Existem várias causas dos poros dilatados, mas as mais comuns e mais importantes estão listadas abaixo:

Oleosidade

Uma das maiores causas dos poros dilatarem é o excesso de oleosidade na pele, por isso que a grande maioria das pessoas que sofrem com esse problema são aquelas que têm pele oleosa.

A oleosidade se acumula nos poros, fazendo com que eles dilatem para acomodar esse óleo/sebo.

Calor e suor

Durante o verão, é bem comum as pessoas estarem com os poros dilatados, já que o calor naturalmente dilata os poros devido à expansão das moléculas (já reparou como seu pé parece “maior/mais inchado” no verão, enquanto parece “menor” no inverno? Pois é!).

E claro, o calor também causa o suor, que pelo mesmo motivo da oleosidade tende a se acumular nos poros, causando a dilatação.

Idade e Exposição ao Sol

Devido ao envelhecimento da pele e ao fato da exposição solar também causar esse envelhecimento, a pele vai ficando mais flácida, perdendo a elasticidade e fazendo com que ela fique mais “dilatada nessa área”, por assim dizer.

Má higienização

Outro motivo importante é a má higienização da pele. Ou seja, quando os poros acumulam excesso de sujeira, poluição ou até mesmo resíduos de maquiagem. O que nos leva ao seguinte tópico:

Maquiagem pode piorar a situação

Quem sofre de poros dilatados deve prestar atenção se a maquiagem, ou outros produtos cosméticos, são comedogênicos ou não.

Basicamente, produtos comedogênicos são aqueles que devem ser evitados, pois tem maior predisposição a entupir os poros, enquanto os não comedogênicos são aqueles que nos ajudam a manter os poros saudáveis.

Outra coisa importante é na hora de tirar a maquiagem: sempre passe o demaquilante antes de lavar o rosto, para que assim você consiga limpar sua pele com mais eficiência e menor esforço, já que o atrito das mãos na pele (quando esfregamos as mãos no rosto durante a lavagem) gera mais oleosidade também.

No vídeo abaixo eu conto coisas que testei e que funcionaram para a minha pele também:

E é isso, gente! Logo mais trarei uma receita caseira que estou usando e amando para amenizar (e muito!) os poros dilatados. Fiquem de olho!

Me acompanhe também nas redes: Instagram, Youtube e Facebook.

Até mais!

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Como retirar a química do cabelo sem precisar cortar? Tem como?
Poros dilatados: 4 causas que dilatam seus poros