O que é hidratação, como e quando fazer? – Cronograma Capilar para iniciantes – parte 1

Por Posted on 4 min. de leitura 60 views

Hidratação Capilar: uma das etapas mais conhecidas por todas nós, mas também uma das mais mal interpretadas.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por CACHOS – BELEZA – AUTOESTIMA (@pergunteaumamulher) em

O motivo? Isso você entenderá até o final desse post. Vamos começar pelo início:

O que é hidratação?

Hidratar, tal como o próprio nome já sugere, nada mais é do que repor a umidade dos fios. Ou seja, ela devolve a água + alguns nutrientes perdidos ao longo do dia/semana.

Essa é a etapa do cronograma capilar que o cabelo mais precisa. E, não surpreendentemente, acabou sendo a que as pessoas mais procuram. Tudo isso a ponto até de se esquecer das outras etapas (umectação, reconstrução, etc), que também são extremamente importantes, mas que ficarão para outro post, visto que esse é apenas o primeiro da nossa trilogia para iniciantes no cronograma.

Como saber se meu cabelo precisa ser hidratado?

Sentiu que seu cabelo está opaco? Aparência literalmente seca mesmo?  Pois bem, é chegada a hora de hidratá-lo.

Benefícios da hidratação

Principalmente dar mais maleabilidade/maciez aos fios.

Como hidratar?

Passe o creme/máscara hidratante de sua preferência mecha por mecha, jamais na raiz, a não ser que seja um esfoliante capitar hidratante ou algo do tipo em que esteja claro no rótulo que você deva passar o produto no couro cabeludo.

Para potencializar os resultados, coloque uma touca (eu coloco saco de mercado, porque é a única coisa que cabe na minha cabeça kkk), e antes disso, faça uma semi fricção com as mãos enquanto estiver passando nas mechas. Assim, o produto penetrará melhor.

Lembrando que, ao contrário do que muita gente pensa, você deve fazer isso ANTES do condicionador, não depois.

Como saber se o creme/máscara é hidratante?

Por essa etapa ser basicamente a base de todas as outras máscaras capilares, dificilmente você comprará uma máscara que não hidrate em nada. E isso acontece mesmo que não esteja escrito isso com todas as palavras no rótulo (aprendi com uma cabeleireira e nunca mais me esqueci).

Porém, a ordem dos componentes no rótulo te dirá qual componente está em maior quantidade no produto. Sendo assim, a máscara pode não ter como função prioritária hidratar, mas sim nutrir, mesmo que hidrate um pouco.

Um exemplo prático: se, por exemplo, no rótulo consta que o ingrediente que está em maior quantidade é um óleo, depois dele um outro óleo, e um componente hidratante só lá na metade pro fim, é porque o forte da mesma é umectar/nutrir, e não hidratar!! Sendo assim, não é aconselhável que você a use quando quiser o melhor resultado hidratante possível, certo?

Quais são os componentes mais comuns em uma máscara hidratante?

Eu poderia ficar um mês inteiro escrevendo e mesmo assim não terminaria de listar todas as possibilidades. Se fosse falar dos termos em inglês então, aí já viu!!

Sendo assim, tentarei falar apenas das mais comuns e de fácil detecção afim de que vocês aprendam a se virar bem a partir do básico.

Na hora de hidratar seus fios, opte por máscaras que contenham em maior quantidade frutos, extratos vegetais, algas, vitaminas, pantenol, silicones e afins. 

Lembrando que, se você ler com carinho, a própria máscara já estará dizendo que é hidratante logo na “cara” do produto, sem nem precisar ler o rótulo ou interpretar as imagens do mesmo. Só estou dando os termos para as perfeccionistas como eu, ou ainda caso vocês queiram conferir se a marca está sendo realmente sincera com o que disse “no chamado do produto”.

Quantas vezes fazer hidratação?

Como essa é a etapa do cronograma capilar que o cabelo mais precisa, aliado ao fato de que, diferente das outras etapas, ela em excesso dificilmente fará mal ao cabelo, você não precisa ter tanto medo em chegar “ao máximo”, mas sim em negligenciar o mínimo a ser feito.

O meu cabelo, por exemplo, é seco e eu gosto de fazer duas vezes na semana. Sempre com máscaras hidratantes diferentes, ou com a mesma máscara hora batizada, hora não, afim de que meu cabelo não receba sempre mais do mesmo.

Por fim, uma dúvida/afirmação recorrente:

Lu, eu hidrato, hidrato e hidrato meu cabelo, porém, ele está sempre feio/ressecado!

Depois de todo esse post, acho que já ficou claro como resolver esse problema, agora é só garantir que você realmente vai fazer tudo certinho e arrasar.

Você já parou pra pensar que, se você faz muito de uma etapa, mesmo trocando máscaras e mais máscaras, é porque não é dessa etapa que você precisa no momento?

Em geral, quando isso acontece é porque você precisa umectar/nutrir o seu cabelo. Mas esse será nosso próximo post da trilogia do cronograma capilar aqui do blog. Acompanhe na fanpage @luizacachuda e aqui no blog que já já ele já sai.

Até!

 

Pinitads
Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário/dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Propriedades e benefícios da Argila Branca – Minha experiência
O que é hidratação, como e quando fazer? – Cronograma Capilar para iniciantes – parte 1