O que é Cronograma Capilar e como fazer?

Cronograma capilar é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para tratar seu cabelo e manter a saúde dos seus fios. Trata-se de uma agenda de tratamentos específicos que você faz em uma determinada frequência de tempo, abrangendo tudo o que seu cabelo precisa para ficar forte, ter um bom crescimento capilar, mais tudo aquilo que nós mulheres desejamos, né?

Parece complicado, mas é muito simples. Imagine que seu cabelo é formado por queratina (proteína que compõe a maior parte do fio), lipídios (óleos e demais gorduras) e água. Com o passar dos dias, nossos fios vão perdendo umidade, lipídios e queratina, é um processo natural. Porém, quando fazemos químicas, descolorações, alisamentos, pegamos muito Sol, tomamos banho de piscina ou mar, usamos secador, chapinhas ou escovas, tudo isso faz com que os fios percam suas propriedades muito mais rapidamente.

Então, essa agenda capilar serve para que, de tempo em tempo, a gente reponha essas propriedades perdidas, entendeu?

O cronograma capilar se divide em 3 etapas básicas:

Hidratação

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Costa (@pergunteaumamulher) em

Essa etapa é a mais frequente do cronograma. Ou seja, aquela que nosso cabelo mais precisa, que é a reposição de água nos fios para evitar que o cabelo fique ressecado.

Você pode fazer hidratação em salão de beleza, ou em casa, utilizando máscaras hidratantes e cremes de tratamento. Normalmente de 1 a 3 vezes por semana (a depender do seu tipo de cabelo e o quão ressecado eles está).

Fiz um post completo só sobre isso, então vale a pena ler: Hidratação, como e quando fazer.

Umectação ou Nutrição

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Costa (@pergunteaumamulher) em

Já na umectação, a gente vai repor os lipídios. Ou seja, os nutrientes que dão maciez e emoliência ao fio, já que a falta deles faz com que seu cabelo fique com aspecto duro, áspero e sem brilho.

Você pode nutrir seu cabelo utilizando óleos vegetais, como óleo de coco, óleo de rícino, misturinhas com vários óleos e demais produtos umectantes.

O ideal aqui é fazer essa etapa uma vez na semana ou a cada 15 dias, a depender do seu cabelo (cabelos lisos podem fazer a cada 15 dias). Se fizer demais ou não souber enxaguar bem, seu cabelo pode ficar duro/opaco, ao invés de combater esse problema, pois o óleo grudaria na fibra capilar e aí já viu…

Também tenho um post completinho com todos os detalhes sobre o processo – Umectação, como e quando fazer.

Reconstrução

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Costa (@pergunteaumamulher) em

Agora chegou a hora de reconstruir a massa capilar. Ou seja, repor a queratina perdida do fio, que representa como se fosse o “corpo” dele, entende?

A falta da queratina faz com que nossos cabelos fiquem fracos e quebradiços, com risco até de queda. Então, mesmo que essa etapa seja menos frequente, não podemos esquecê-la.

Você pode reconstruir seu cabelo em salão ou em casa, utilizando máscaras reconstrutoras ou queratina líquida. Leia o post “como fazer reconstrução em casa” que te ensino a reconstruir em casa utilizando esses dois métodos.

A reconstrução pode ser feita a cada 15 dias para um cabelo fraco, ou 1 vez por mês para um cabelo “normal”.

  • Importante: não abuse da reconstrução, porque como é um processo forte para o cabelo, não se pode fazer mais reconstruções do que o necessário, senão o cabelo não aguenta e lasca de vez! Se seu cabelo estiver fraco demais, recomendo inclusive que não use a queratina pura, mas sim misturada em alguma máscara de hidratação de sua preferência.

Leia o post completo com tudo sobre Reconstrução, como e quando fazer.

Basicamente é isso cachudas e lisudas do coração. Recomendo que você clique nos links do post para ver cada etapa do cronograma capilar com todos os detalhes, para aprender a fazer o seu próprio cronograma de sucesso! E claro, siga no instagram @pergunteaumamulher para mais dicas inéditas.

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Como ser mais fotogênica: dicas para sair bem nas fotos
O que é Cronograma Capilar e como fazer?