O que é Transição Capilar?

Apesar de não ser algo exclusivo das cacheadas, o termo ficou muito popular no mundo das cachudas e das crespas. Mas afinal de contas, o que é transição capilar?

Gosto de associar esse termo ao dia em que decidimos “voltar às nossas raízes”. No exato momento em que resolvemos aceitar nosso cabelo ao natural, tal como ele é. Sem o uso de alisantes, progressivas e demais químicas que mudam a estrutura original dos nossos fios.

Ao cortar todos os processos químicos, o cabelo vai voltando seu charme natural. Tão natural que tem gente que alisava há tantos anos, que nem sabia mais como era seu fio de DNA!!

E é aí, nesse “metade liso, metade real” que principalmente as cacheadas e crespas mais sofrem, visto que em meio a uma parte quimicamente tratada, vai crescendo a natural com ondas que garantem uma dupla textura aos fios. Essa fase pode incomodar tanto que muitas acabam optando pelo Big Chop afim de se livrar de toda essa tormenta de vez.

Mas o que é o Big Chop?

Também conhecido como BC, Big Chop significa “grande corte”. Esse método é usado por quem não quer ficar por muito tempo com a dupla textura nos fios, tendo assim, uma atitude que é considerada por muitas como corajosa: com alguns centímetros de cabelo já formados, a mulher (ou o rapaz) acaba por cortar toda a parte lisa de uma só vez. Ficando assim, com o cabelo curtinho e mega estiloso para algumas. Porém, “nada bonito” para as mais acostumadas em ver beleza apenas nos cabelos mais longos.

Mas aqui entra uma dica muito séria e importante da Lu:

Tamanho de cabelo é que nem cor de cabelo. Se você se garantir e ter autoestima, ficará maravilhosa de qualquer jeito.

Lembrando que tem muita mulher incrível que cortou curtinho ou até mesmo raspou por gosto pessoal, não por uma questão da transição e é muito feliz assim. Quer uns exemplos lindos pra se inspirar?

Mas Lu, não rola voltar com o cabelo cacheado ou crespo naturalmente, sem precisar cortá-lo?

Infelizmente, não. Só esperando crescer mesmo.

Porém, a boa notícia é que, a depender da potência da química que você fez, seu cabelo pode fazer algumas ondas com mais facilidade, não ficando “totalmente liso” ao amassá-lo com um creme ativador de cachos, por exemplo.

Sem contar as técnicas de finalização como Twist, Dedoliss, Coquinhos e afins. Basta testar todas as técnicas possíveis até encontrar a que mais melhora o aspecto do seu cabelo e o deixa mais próximo do que você busca.

Também já ensinei (e aprovei!) a Finalização Ploppling nesse vídeo aqui:

Só não se esqueça de sempre gastar realmente um tempo a mais nessa etapa de finalização, ok? Ainda mais se isso mexer com a sua autoestima.

Quanto tempo dura a Transição Capilar?

Depende muito da pessoa, se o cabelo dela cresce com facilidade ou não, se ela fez o BC ou não etc.

Porém, pra quem não quer fazer o BC, recomendo muito ir atrás de dicas para seu cabelo crescer mais rapidamente, tais como as que ensinei nesse vídeo sobre Por que seu cabelo não cresce?

Sem contar os vários penteados estilosos. Eu por exemplo amo um coque alto! E já até descobri um coque meio “anos 40” em um dia que estava brincando aleatoriamente com meu cabelo kkkk:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por CACHOS – BELEZA – AUTOESTIMA (@pergunteaumamulher) em

Escovar ou pranchar os cabelos estraga os cachos?

Pra responder essa dúvida tão comum nas comunidades de cacheadas da net, fiz um post dedicado apenas a esse assunto, chamado Chapinha ou Escova durante a Transição Capilar prejudica os Cachos?


E você, sabia direitinho o que era Transição Capilar? Tem alguma dica/truque que te ajudou a passar mais suavemente pela sua?

Comente abaixo para inspirar outras meninas e compartilhe esse post.

Siga no Instagram para mais dicas inéditas e até mais!

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário/dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Qual a diferença entre Shampoo sem Sal e Shampoo sem Sulfato?
O que é Transição Capilar?