Crescimento Capilar: Alimentos para o cabelo crescer mais rápido

Quando o assunto é crescimento capilar, a gente já fica doida pra ver como fazer o cabelo crescer mais rápido, não é mesmo? Ainda mais quando estamos na transição capilar. Enfim, hoje eu trago uma lista de alimentos que, comprovadamente, ajudam muito na saúde e no crescimento dos nossos fios.

Antes de tudo, acho legal entendermos rapidamente os principais ativos que fazem os alimentos citados serem os mais recomendados para ajudar o nosso cabelo a crescer mais rapidamente.

Mas, se já souber essa parte, pode pular e ir mais pra baixo, direto na lista dos alimentos.

Principais nutrientes para o crescimento capilar

Como disse no primeiro parágrafo, já é comprovado cientificamente que os alimentos que contém, principalmente, vitaminas A, C e E, vitaminas do complexo B como a biotina, ferro, zinco, ômega-3 e proteínas, são os que mais auxiliam na força e crescimento dos fios. Veja por quê:

Vitamina A

É essencial para o desenvolvimento de todas as células do corpo e influencia diretamente no crescimento das células do cabelo.

Vitaminas C e E

Ambas têm propriedades antioxidantes que combatem o envelhecimento das células. Ou seja, estimulam a regeneração das mesmas para que estejam sempre funcionando como jovens e saudáveis (ou ao menos o máximo possível). Além de combaterem a queda capilar.

Biotina

Essa vitamina do complexo B age no metabolismo das proteínas que compõe a fibra capilar, recuperando a massa, dando força e estimulando o crescimento do fio.

É quase uma reconstrução capilar de dentro pra fora =)

Ferro e Zinco

O ferro atua levando oxigênio para as células através do sangue, principalmente quando massageamos o couro cabeludo ou fazemos exercícios físicos, que estimulam a circulação sanguínea. Já o zinco previne a caspa e regula a produção do sebo (o óleo que o couro cabeludo produz naturalmente), evitando que eles entupam os folículos por onde os fios nascem.

Se você tiver o cabelo mais oleoso do que o normal, leia esse post com os mitos e verdades sobre o cabelo oleoso.

Ômega 3

Previne inflamações nos folículos pilosos, estimula a circulação sanguínea e também tem efeito antioxidante, além de nutrir os fios.

Proteínas

Fazem parte da estrutura do fio, além de serem responsáveis pela reparação dos tecidos e garantir que tudo funcione como tem que funcionar.

Melhores alimentos para o cabelo crescer mais rápido

Para você não precisar ficar pesquisando onde estão esses nutrientes todos, a seguir te mostro uma lista com os principais alimentos que aceleram o crescimento capilar.

Inclusive, você pode até salvar esse post e ler sempre que tiver dúvidas. Ou quem sabe, enviar para algum amigo ou alguém da família que possa te ajudar a se lembrar de tudo isso.

Abacate

Rico em ácidos graxos e vitaminas B e E, além de também conter ômega 3. No assunto crescimento capilar, o abacate é uma das frutas mais completas para esse fim.

Amêndoas, Nozes e Castanhas

Essas são fontes de vitamina E, biotina e zinco. São ótimas para manter nossos fios fortes e sempre crescendo, além de segurá-los na cabeça. Ou seja, evitam a queda, rsrs.

Batata-doce

Parece estranho ter a batata-doce nessa lista, não é? O que acontece é que ela é rica em betacaroteno, que se transforma em vitamina A quando ingerimos. Agora sim fez sentido, rs.

Frutas cítricas e Pimentão amarelo

Aqui o que manda é a vitamina C, que como já sabemos, é abundante nas frutas cítricas como laranja, tangerina e limão. Porém, o pimentão amarelo contém cinco vezes mais vitamina C que a laranja, você sabia disso? Pois é, bora botar um pimentão amarelo na próxima salada de frutas? Brincadeira, rsrs, mas não deixe de comê-lo.

Iogurte grego

Rico em proteínas e zinco, é muito bom para ajudar no crescimento capilar, além de manter a estrutura dos fios na sua melhor forma.

Ele também é ótimo de ser usado em algumas receitas caseiras para pele e cabelo. Se quiser que traga alguma, basta deixar um comentário abaixo.

Ovo

Fonte de proteínas e de biotina, é ótimo para manter a saúde dos folículos e evitar a queda de cabelo. Fora ter vários outros nutrientes bons para a saúde do corpo em geral.

Peixes como Salmão, Atum e Sardinha

Ômega 3 é a palavra mágica aqui. A maioria dos peixes, principalmente o salmão, o atum e a sardinha, são riquíssimos em ômega 3, que é essencial para o crescimento capilar.

Verduras de folhas escuras como Espinafre e Agrião

Além de terem biotina e outras vitaminas do complexo B, também são fontes de vitamina A, C e ferro. Porém, esses alimentos contém um ingrediente especial, que é uma forma biológica do enxofre, a MSM, que ajuda demais na produção de colágeno e queratina, dando mais força e crescimento aos fios.


E aí, curtiu? Espero que sim. Se quiser mais conteúdos inéditos e úteis como esse, me segue nas redes sociais: InstagramYoutubeFacebook.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Costa (@pergunteaumamulher) em

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Nós de Fada: O que são, como evitar e como remover
Crescimento Capilar: Alimentos para o cabelo crescer mais rápido