Esfoliação Capilar: o que é e como fazer esse tratamento de limpeza e crescimento

Sabia que pouca gente sabe da importância da esfoliação capilar? Pois é, ainda bem que, a partir de hoje, você vai aprender direitinho como fazer esse tratamento de limpeza profunda no couro cabeludo. Além de ajudar no crescimento dos seus fios!

O que é Esfoliação Capilar?

Sabe aquela esfoliação da pele que a gente faz às vezes? Então, é praticamente a mesma coisa, mas no couro cabeludo. A diferença é apenas o produto que é usado, que não pode ser o mesmo que você usa na sua pele, claro!

PS: Mas aguarde as receitinhas caseiras que serão ensinadas nesse post e que podem ser usadas na pele também, viu?

O processo é simples: consiste em massagear o couro cabeludo, causando atrito com o esfoliante, para assim ele “desgrudar” as impurezas e os resíduos mais difíceis. É como um tratamento de limpeza profunda, porém, sem ressecar o cabelo como um shampoo antirresíduos poderia fazer. Sem contar os agentes esfoliantes, que em muitos produtos, mais parecem com grãos de areia e que ajudam a dar aquele toque extra de limpeza.

Também desobstrui os folículos capilares, estimulando o crescimento dos fios (esse é inclusive um dos segredos para o cabelo crescer mais rápido, viu?).

Benefícios da Esfoliação Capilar

Além da sensação refrescante que a gente sente depois de esfoliar (é sério, dá uma sensação de cabeça limpa e fresca sem igual! Testa e me fala aqui se não é verdade), esse procedimento traz vários benefícios, tanto para o couro cabeludo, quanto para nossos fios:

  • Estimula maior circulação sanguínea na área, facilitando a absorção dos nutrientes;
  • Limpa profundamente o couro cabeludo e os fios. Inclusive, pode ajudar a eliminar nem que seja uma pequena parte de algumas químicas e alisamentos. Ou seja, ótimo pra quem está na transição capilar;
  • Ao desobstruir os folículos capilares, estimula o crescimento dos fios, fazendo os cabelos crescerem mais rápido e mais fortes. Isso é tão verdade que uma pessoa da minha família que sofria com queda e cabelo que não crescia, quando começou a esfoliar, o cabelo dela disparou no crescimento, deixando ela própria impressionada;
  • Controla a oleosidade excessiva. Ótimo para cabelos oleosos.
  • Evita a caspa, já que mantém a cabeça bem higienizada. Se você sofre com caspa, leia como tratar a caspa e evitar que ela volte.

Como fazer Esfoliação Capilar

A esfoliação pode ser feita tanto em salão, como em casa mesmo. Eu sempre prefiro fazer em casa, rsrs.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Costa (@pergunteaumamulher) em

Podemos esfoliar usando produtos prontos, como shampoos e máscaras de tratamento com propriedades esfoliantes. Também podemos usar produtos esfoliantes naturais, como o café e o açúcar, por exemplo.

  • Atenção: se você tem o couro cabeludo irritado ou machucado, não faça a esfoliação, pois o atrito pode agravar mais ainda o seu problema! Consulte um dermatologista antes de qualquer coisa, tá? E claro, enxágue sempre muitíssimo bem para não sobrar nenhum resíduo.

O ideal na minha opinião é ter pelo menos uma máscara esfoliante (se for cacheada ou crespa), ou um shampoo esfoliante (caso tenha cabelo liso). Aí, se quiser fazer esfoliação com produtos naturais, dá pra alternar entre o produto e a receita caseira, fazendo com que nosso cabelo receba vários nutrientes diferentes cada vez que esfoliamos.

Esfoliação com Shampoo ou Máscara Esfoliante

Basta você lavar seu cabelo normalmente, substituindo o shampoo comum pelo shampoo esfoliante ou a máscara de tratamento pela máscara esfoliante. No caso da máscara, essa deve ser passada na raiz, sim, viu? Afinal, é para isso que ela existe em seu ponto mais forte. Ao menos na minha opinião.

Lembre-se sempre de massagear bem o couro cabeludo enquanto o produto age, pois essa é uma parte extremamente importante. Afinal de contas, sem esse processo manual/mecânico, como você iria esfoliar de forma satisfatória?

O produto ou a receitinha caseira pensada para isso ajudam muito em sua composição, mas não se esqueça dessa parte.

Depois enxague bem, dê aquela selada com um condicionador e finalize normalmente.

Esfoliação com receitas caseiras

Existem várias receitas caseiras de esfoliação capilar. Então, vou deixar aqui 3 receitinhas caseiras bem rápidas e práticas pra você já fazer no próximo banho. Ah, e todas também podem ser usadas para esfoliar a pele do seu rosto, tá? É só aproveitar a sobrinha e ser feliz 😉

1. Iogurte natural e açúcar

Misture uma colher de açúcar com uma colher de iogurte natural. A depender do volume do seu cabelo, se achar que ficou pouca misturinha, adicione mais uma colher de cada ingrediente.

Aplique a misturinha no couro cabeludo e massageie suavemente, mas com certa firmeza, para estimular o atrito do esfoliante.

Após massagear por uns 2 a 3 minutos, enxague e lave seu cabelo como de costume.

2. Azeite de oliva extra virgem e açúcar

Aqui a esfoliação é idêntica à de cima, apenas trocando o iogurte por azeite de oliva extra virgem.

Essa receitinha é recomendada para cabelos mais fracos ou danificados, já que o azeite ajuda a recuperar a força dos fios.

3. Óleo de coco e café

Que o óleo de coco é maravilhoso para os cabelos a gente já sabe né, então nada mais justo do que usá-lo na esfoliação também, ainda mais que ele é um antifúngico e higienizador natural.

Ah, e o café é famoso por ajudar no crescimento capilar, hein! Top demais.

Então, da mesma forma que as receitas anteriores, misture uma colher de óleo de coco e uma colher de café. Eu uso a borra mesmo.

Aplique no couro cabeludo, massageie por uns 2 a 3 minutinhos e enxague. Depois é só lavar normalmente.

Se quiser, veja o vídeo em que fiz essa receitinha e, além de usar no cabelo, usei no rosto também:

Quando fazer a Esfoliação Capilar?

Eu recomendo fazer uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês. Assim como na pele, é bom não exagerar para não começar a agredir demais ao invés de ajudar. Até porque, limpezas profundas em geral podem acabar tirando até as coisas boas quando feitas em demasia.

Eu faço uma vez por mês ou de 40 ou 40 dias, em média. Se você for lisa, talvez valha a pena testar em intervalos menores do que esse.

E é isso! Espero que tenham gostado desse conteúdo e até a próxima!

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Como acabar com a caspa e evitar que ela volte
Esfoliação Capilar: o que é e como fazer esse tratamento de limpeza e crescimento