Como fazer o cabelo crescer mais rápido? Dicas para um bom crescimento capilar!

Tá aí um tema que todas nós nos interessamos muito, né não? Nesse post resolvi trazer tudo que sei sobre esse assunto, com dicas que funcionam para acelerar o crescimento capilar e fazer o cabelo crescer mais rápido ainda.

Sabemos que o o cabelo cresce normalmente entre 0,5 a 1,5 cm por mês, porém, é possível fazer com que esse crescimento chegue a até 2 cm! Tente praticar as dicas a seguir e me conte como ficou seu cabelo.

Já aviso também que terei que começar por algumas dicas óbvias e clichês para algumas, mas que para outras são realmente importantes para iniciar, tá?

Tenha uma boa alimentação

Tá e mais uma vez: eu sei que é clichê e parece bobo, mas faz diferença sim, viu? Principalmente sabendo que o cabelo cresce de acordo com a saúde do nosso organismo.

Então você já imagina que eu vou dizer que o ideal é ter alimentação balanceada e blá blá blá. Mas, para ficar mais fácil, tente sempre incluir alguma verdura, legume e proteínas nas suas refeições. Ah, e não esqueça das frutas durante o dia. Assim você já consegue balancear legal junto com nosso arroz e feijão de cada dia, sem ficar se preocupando demais com o que vai comer.

Sem contar a água, muita água! Ela é fundamental para equilibrar muita coisa, e a gente sabe que corpo desregulado, quase que de regra, conta com cabelos e unhas quebradiças, né?

Acho que hoje em dia todo mundo sabe o que é comer bem. Porém, se mesmo assim você acha que não sabe ou não consegue cortar alguns itens que você sabe que só te fazem mal, procure um nutrólogo/nutricionista para te dar uma força a mais nessa parte.

Inclusive, fazer teste de nutrientes para ver se algo falta no seu organismo é uma atitude simplesmente genial para quem quer não só ter cabelão de Rapunzel, como saúde, melhor disposição e mais mil outras coisas que são inclusive mais importantes que nosso cabelo.

Massageie o couro cabeludo sempre que lavar o cabelo

Quem diria que uma atitude pequena dessas pudesse ser tão boa para ajudar no crescimento das nossas madeixas, não é mesmo?

É simples assim: sempre que lavar a cabeça, massageie bastante o couro cabeludo com as pontas dos dedos (nunca com as unhas, pois pode machucar!). Isso estimula a circulação sanguínea da região, irrigando os folículos capilares com sangue e dando uma “acordada” neles.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Costa (@pergunteaumamulher) em

Mantenha o couro cabeludo (bem) limpo

Essa parte é uma das mais importantes, pois quando temos resíduos, sujeira e oleosidade demais no couro cabeludo, acontece de os folículos capilares (lugarzinhos onde nascem os fios) ficarem entupidos. Aí eles têm muito mais dificuldade em fazer os cabelos crescerem.

Isso é tão verdade que tem gente que percebe a diferença no crescimento logo no primeiro mês após a limpeza (falaremos mais sobre isso mais adiante)!

A seguir te conto as melhores formas pra limpar legal o couro cabeludo e estimular o crescimento do cabelo:

Evite cremes, máscaras e condicionadores na raiz

Primeiro de tudo, vem a prevenção, concorda? Então a partir de hoje você não vai mais passar nenhum creme, condicionador ou finalizador (principalmente os sem enxágue) na raiz do cabelo, combinado? A não ser, claro, que sejam produtos específicos ou liberados para esse fim.

Nisso você evitará o entupimento dos folículos com os resíduos de produtos que se acumulam lá sem permissão, por assim dizer.

Shampoo antirresíduos ou shampoo detox

Agora vamos limpar a caca da cabeça, rsrs. Shampoos antirresíduos e shampoos detox podem ajudar nessa parte, pois possuem uma ação limpante que consegue extrair a sujeira com mais eficiência do que os shampoos comuns.

Porém, eles têm o efeito colateral de abrir as cutículas dos fios, podendo causar ressecamento. Por isso, é bom usar só de vez em quando, no máximo uma vez a cada 15 dias, antes da sua hidratação.

Logo abaixo tem o link para um post com tudo o que você precisa saber para usar cada um deles da melhor forma possível:

Esfoliação capilar

Esse é um assunto pouco falado, mas super importante principalmente para quem quer mais crescimento do cabelo!

Esfoliação capilar é praticamente a mesma coisa que a esfoliação de pele, mas feita no couro cabeludo e nos fios. O que faz ela ser tão importante é que ela consegue limpar a fundo os resíduos dos produtos do cabelo e ainda por cima estimula a circulação sanguínea da área, o que é ótimo, como vimos no tópico da massagem do couro cabeludo.

Assim como no caso dos shampoos antirresíduos e detox, ela também não pode ser feita o tempo todo, muito menos se você estiver com o couro cabeludo irritado ou machucado, já que o atrito do esfoliante pode agravar a situação.

Tenha um cronograma capilar

Cronograma capilar é como se fosse nossa agenda de cuidados e tratamentos do cabelo. Ou seja, um cronograma com as etapas de hidratação, umectação e reconstrução.

Por abranger praticamente todos os cuidados que nosso cabelo precisa para se manter bonito, forte e saudável, favorece o crescimento capilar, já que cabelo saudável cresce saudável (dãã, kkkk).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Costa (@pergunteaumamulher) em

Óleo de rícino

Esse é um dos óleos que mais gosto quando o assunto é crescimento capilar. Ele é tão bom, que também pode ser passado nas sobrancelhas e nos cílios, para crescerem mais ainda!

Como usar

Pingue algumas gotinhas nas mãos e espalhe pelo couro cabeludo todo, massageando bem. Passe também no comprimento dos fios, já que ele é umectante, nutrindo os cabelos. Você pode esperar 1 hora e enxaguar, ou deixar a noite inteira, como eu faço, rsrs.

Mas atenção, para dormir assim e para melhores efeitos, só com o óleo 100% vegetal, tá?

Café

O café é super famoso, tanto que se você prestar atenção, vai ver que vários produtos do mercado focados em crescimento capilar utilizam café na sua composição.

O que acontece é que o café também serve como um estimulante para os folículos capilares, fazendo com que eles recebam maior irrigação de sangue e “trabalhem com mais afinco”, por assim dizer. Além de ser também um poderoso antiqueda.

Como usar

Você pode usar o café em pó novo, ou a borra. A diferença é mais na questão da cor, já que o café novo pode “pintar” seus cabelos se eles forem claros. Mas nada que algumas lavagens não tirem, de acordo com algumas seguidoras de cabelo claro.

Coloque umas duas ou 3 colheres de café na cabeça, e massageie o couro cabeludo. Você pode misturar com algum óleo vegetal, como o óleo de coco, para ficar mais suave de aplicar e ainda nutrir os cabelos. Massageie bem por uns 2 minutos e enxague.

Nesse caso, essa aplicação serve também como esfoliação, já que o pó do café vai gerar atrito com a pele do couro cabeludo, então aqui também cabem os mesmos cuidados que você teria com a esfoliação, tá bom?

Evite calor, principalmente na raiz

Não parece, mas o calor agride bastante nossos cabelos. Principalmente o calor do secador, da escova ou da chapinha. Ah, a água quente no banho também é vilã aqui!

O calor abre as cutículas dos fios, retirando umidade e nutrientes, e faz com que o couro cabeludo produza muito mais oleosidade do que o normal, podendo entupir os folículos capilares.

Se precisa mesmo usar alguma dessas fontes de calor (exceto a água quente, que não tem desculpa, rsrs) passe um protetor térmico antes, e evite sempre passar calor na raiz.

Produtos específicos para crescimento

É sempre válido, caso você tenha condições, comprar produtos focados em crescimento capilar.

Existem desde shampoos a máscaras que são especializados nessa função. Mas leia sempre o rótulo e veja a maneira recomendada de usar, já que a variedade deles é gigante.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Costa (@pergunteaumamulher) em

Vitaminas para crescimento

Existem algumas vitaminas que ajudam no crescimento do cabelo, já que conseguem agir exatamente nessa área do organismo. E como nossa alimentação nem sempre nos traz a quantidade necessária delas que precisamos, vale a pena tomar um suplemento vitamínico, de preferência que contenha as seguintes vitaminas:

  • Vitamina A: por atuar na renovação celular, ajuda a manter a força dos fios, evitando que fiquem ressecados e fracos.
  • Vitaminas do complexo B: apesar de todas as vitaminas do tipo B serem boas, a principal aqui é a Biotina (vitamina B7), que trabalha na formação da queratina, proteína que compõe a fibra capilar. Evita a queda dos fios, fortalece e ajuda no crescimento do cabelo.
  • Vitamina C: famosa por ser antioxidante, é ótima para rejuvenescimento da pele e dos cabelos, atuando contra a formação de fios brancos. Também ajuda na circulação sanguínea e controla o excesso de oleosidade do couro cabeludo.
  • Vitamina E: funciona parecido com a vitamina C, estimulando rejuvenescimento e circulação sanguínea, mas com foco em evitar a queda, mantendo os folículos capilares sempre ativos.

Cuidado na hora de prender o cabelo

Evite puxar demais os cabelos quando for prender, pois pode acontecer de os fios arrebentarem.

Dê preferência também para xuxinhas de cetim. Elas diminuem o frizz, conservam melhor a hidratação e são mais difíceis de enroscar/quebrar o cabelo.

Evite usar chapéus e bonés por muito tempo

Chapéus e bonés, principalmente no calor, criam uma estufa na sua cabeça, que além do calor que gera, ainda tem a umidade do suor. Ou seja, ambiente quente e úmido, perfeito para proliferação de fungos e bactérias que podem interferir na saúde dos folículos capilares. Ah, pode inclusive criar caspa, viu?

Corte as pontas

Essa é a pior parte, super triste para muita gente, eu sei, mas necessária. O que acontece é que cortando as pontinhas ralas, pontas duplas etc, faz com que os fios cresçam com a densidade correta, pois as pontas irregulares modificam o peso e a estrutura dos fios.

Não precisa cortar muito, não; corte apenas as pontinhas, e só a cada 3 ou 4 meses. E se tiver mais dúvidas, assista a esse vídeo aqui sobre o que funcionou para mim:


Para mais conteúdos inéditos, acompanhe também no Instagram – Youtube – Facebook  – Tik Tok

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.