Umectação Caseira: 2 Receitas para nutrir e umectar o cabelo só com o que você tem em casa

A Umectação Caseira corresponde à etapa de Nutrição, que é segunda etapa do cronograma capilar. Se você chegou até aqui, é porque está buscando tratar o cabelo apenas com ingredientes de casa, não é? E já deve ter visto como fazer a Hidratação Caseira, que é a primeira etapa do cronograma.

Receitas Caseiras de Umectação Capilar

Essa etapa do cronograma não precisa ser feita tantas vezes quanto a hidratação, porém, ela é tão importante quanto. Se você fizer apenas hidratação e esquecer da Umectação, o cabelo fica desalinhado, com frizz e sem movimento, já que faltam nutrientes que a hidratação não repõe, entende? Inclusive, esse é um dos motivos que faz muita gente dizer que “hidrata e hidrata” o cabelo, mas ele vive com a aparência de ressecado.

Eu atualmente faço umectação uma vez na semana em meu cabelo cacheado, mas a depender da época, posso fazer um pouco mais ou um pouco menos. Vai de você sentir o que seu cabelo está precisando no momento, e claro, tomar cuidado pra não pesar demais, visto que umectação em excesso pode causar isso.

Umectação Caseira com Óleo 100% vegetal (coco, rícino ou o que você tiver)

umectação caseira com óleo de coco

Essa Umectação é a mais comum e também a que mais faço.

Ela utiliza qualquer óleo 100% vegetal que você tiver em casa, podendo ser óleo de coco, de rícino, de argan, de alecrim, etc.

O óleo vegetal repõe os lipídios que compõe parte da fibra capilar, alinhando os fios, controlando o frizz e ainda criando uma película protetora que ajuda a manter a hidratação dentro do fio.

Ingrediente

  • Um óleo 100% vegetal de sua preferência.

Como fazer

A forma mais comum de umectar usando óleo vegetal é a seguinte: pingue algumas gotas na palma da mão e vá enluvando as mechas do cabelo seco (antes de lavar).

Passe por toda a extensão os fios, colocando mais óleo conforme necessário. Pode passar na raiz também, pois esses óleos fazem bem para a saúde do couro cabeludo e, dependendo do óleo, pode ajudar contra a caspa, melhorar o crescimento capilar, estimular a circulação sanguínea, etc. Só lembra que ele precisa ser 100% vegetal, tá?

Deixe agindo por no mínimo 2 horas (eu gosto de dormir com o óleo). Então, lave seu cabelo normalmente.

Como disse, essa é apenas a forma mais comum de umectar. Tem um post bem explicadinho com mais formas de umectar, caso queira ter mais ideias.

Umectação Caseira com Azeite de Oliva

umectação caseira com azeite de oliva

Esse aqui é quase impossível não ter na sua casa, não é? O azeite de oliva pode ser um poderoso aliado na etapa da Umectação, sendo ótimo para selar as cutículas dos fios, prevenir a queda, estimular o crescimento do cabelo e diminuir as pontas duplas.

Ingrediente

  • Azeite de Oliva extra virgem.

Como fazer

Você fará exatamente igual às outras umectações, só que usando seu lindão extra virgem que você também coloca nas saladas. Depois é só lavar como de costume.

  • Mais uma vez, se tiver dificuldade em retirar o azeite dos fios, utilize o método UCPE.

E é isso, com essas receitas caseiras de umectação, você consegue nutrir e umectar seu cabelo sem ficar atrás de nenhuma máscara ou creme umectante! Bom demais, né? Agora é só partir para a última etapa: a Reconstrução Caseira!

Para mais conteúdos legais, me segue nas redes: InstagramYoutubeFacebook.

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Hidratação Caseira: 2 Receitas para hidratar o cabelo com o que você já tem em casa
Umectação Caseira: 2 Receitas para nutrir e umectar o cabelo só com o que você tem em casa