Reconstrução Caseira: 2 Receitas para reconstruir o cabelo só com o que você tem em casa

Eis que chegamos à terceira etapa do nosso cronograma capilar 100% caseiro: a Reconstrução Caseira com ingredientes que você tem em casa. Se ainda não viu as outras duas etapas do cronograma, corre lá dar uma olhada na Hidratação Caseira e na Umectação Caseira (ou Nutrição Caseira) para montar seu cronograma capilar caseiro completinho!

Receitas Caseiras de Reconstrução Capilar

Lembrando que a Reconstrução é responsável por repor a queratina, que compõe quase 90% do nosso fio. Então, por esse motivo não existe uma Reconstrução Caseira muito eficiente sem o uso da queratina ou de uma máscara reconstrutora (que contenha queratina ou semelhantes).

“Mas então não tem como reconstruir o cabelo com ingredientes caseiros, Lu?”

Tem sim! Só que com um pouco menos eficiência. Mas mesmo assim dão uma bela recuperada nos fios. Inclusive, essas receitas são ótimas para usar “entre reconstruções com queratina”. Ou seja, quando não estiver afim ou com grana para comprar produtos reconstrutores ou queratina, pode ir fazendo essas receitas até achar que tá na hora de jogar a queratina no cabelo, entende?

Só não esquece que a Reconstrução é a etapa que menos fazemos no cronograma capilar, pois é a mais “forte” delas. Então, faça 1 vez por mês apenas, ou no máximo 2 vezes no primeiro mês.

Outro ponto bom de reconstruir o cabelo em casa é que, justamente pelo fato dos ingredientes caseiros que serão dados aqui não serem tão agressivos/potentes, você também poderá fazer sem medo.

Não entende por que a reconstrução pode fazer mal para o seu cabelo se feita em demasia? Então leia o post sobre reconstrução.

Reconstrução Caseira com Leite e Mel

reconstrução caseira com leite e mel

Essa Reconstrução usa o leite, que além de ser uma ótima fonte de proteínas e vitaminas – principalmente a vitamina B, que é responsável por ajudar na integridade da fibra capilar – também traz bastante maciez para os fios.

E o mel está cheio de nutrientes e aminoácidos, que ajudam demais o cabelo fraco e poroso a recuperar a força. Ah, e é um ótimo esfoliante natural.

Como dito, eles não são 100% reconstrutores, mas dão uma bela diferença. Pode acreditar!

Ingredientes

  • 1/4 de copo de leite;
  • 3 colheres de sopa de mel.

Como fazer

Misture bem o leite com o mel, até ficar com uma textura mais firme e pastosa.

Passe a mistura nos cabelos secos e deixe agindo por 30 minutos.

Agora é só enxaguar e lavar o cabelo normalmente.

Reconstrução Caseira com Vinagre de Maçã e Gelatina

reconstrução caseira com gelatina e vinagre de maçã

O vinagre de maçã, além de ser gostoso e saudável, também pode ser usado para tratar os cabelos.

Ele consegue selar as cutículas dos fios, recuperar cabelos porosos e, quando usado no couro cabeludo, combate a caspa e controla a oleosidade sem ressecar. Sua acidez ainda equilibra o pH do cabelo e devolve o brilho.

A gelatina possui colágeno, que ajuda muito na recuperação da elasticidade natural, força e maciez dos fios. Também tem o açúcar contido nela, que é outro ativo ótimo para alinhar os fios, proteger do ambiente externo e dar mais brilho ainda.

Ingredientes

  • 150 ml de água;
  • 2 colheres de sopa de gelatina incolor;
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã (de preferência orgânico).

Como fazer

Misture todos os ingredientes em um recipiente.

Depois de lavar o cabelo com shampoo, retire o excesso de água. Então, passe a mistura por todo o comprimento dos fios. Pode usar um borrifador para facilitar se quiser, mas tenha certeza de borrifar no cabelo todo.

Deixe agindo por uns 20 minutos. Aí é só enxaguar e terminar sua lavagem como de costume.

E essas foram as 2 receitas caseiras de reconstrução capilar pra te ajudar a repor a fibra do cabelo apenas com ingredientes caseiros. Testa e me conta aqui depois!

Se quiser ver mais conteúdos legais, me segue nas redes: InstagramYoutubeFacebook.

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Umectação Caseira: 2 Receitas para nutrir e umectar o cabelo só com o que você tem em casa
Reconstrução Caseira: 2 Receitas para reconstruir o cabelo só com o que você tem em casa