Método UCPE para retirar óleo da umectação – o que é e como fazer?

Como tirar o óleo da umectação?

Com o aumento da popularidade da Umectação, etapa do Cronograma Capilar que nutre o cabelo e controla o frizz utilizando principalmente os óleos vegetais, algumas pessoas começaram a perceber um problema: a dificuldade de retirar completamente o óleo do cabelo umectado sem ter que apelar para o shampoo.

Apesar da Umectação ser super importante para a saúde dos fios, muita gente acabava aproveitando menos os benefícios dela, justamente por serem obrigadas a usar shampoo para a retirada do óleo após umectar.

E a gente já sabe que o shampoo, por ter alto poder limpante, retira umidade e nutrientes além do óleo e da sujeira. O que, para cabelos mais cacheados e crespos (que são naturalmente mais secos), se tornava um grande problema, pois era como se o shampoo “anulasse” boa parte do trabalho da umectação.

É aí que entra o método UCPE, que veio para solucionar esse problema de uma vez por todas:

O que é UCPE?

UCPE é uma sigla que corresponde a Umectar, Condicionar, Pausar e Enxaguar.

Essa técnica tem o objetivo de facilitar a retirada do óleo que fica no cabelo após a umectação, mas sem precisar do shampoo – principalmente quando queremos umectar e enxaguar no mesmo dia, já que na umectação noturna e reversa não temos tanta dificuldade assim.

Como fazer o método UCPE

Parece óbvio quando aprendemos o que significa a sigla UCPE, mas é bom se atentar a alguns pontos. Então, vamos ver como fazer a técnica direitinho:

Passo 1 – Umectar

Primeiro de tudo é quando fazemos a umectação em si. Pode ser feita usando óleos 100% vegetais, como óleo de coco, óleo de rícino, óleo de argan, entre outros.

Passo 2 – Condicionar

Depois de deixar o tempo necessário para o óleo agir, normalmente você enxaguaria, não é mesmo? Pois agora você vai é condicionar. Ou seja, com o cabelo cheio de óleo ainda, passe o seu condicionador preferido.

Dê preferência a um condicionador liberado para No Poo, para manter a nutrição do óleo e hidratar mais ainda, sem poluir seu cabelo com petrolatos ou silicones.

Passe mecha a mecha, sem economizar, pois nesse caso o condicionador em pouca quantidade tem menos eficiência.

Passo 3 – Pausar

Pausar significa esperar o condicionador agir nos fios e no óleo. O tempo recomendado é esperar de 20 a 30 minutos.

Passo 4 – Enxaguar

Agora enxague bem, para retirar todo o condicionador junto com o óleo.

Nessa hora você perceberá a diferença de enxaguar utilizando esse método, pois o condicionador ajudou a “desgrudar” o excesso de óleo, saindo com muito mais facilidade.

Pronto! Agora é só secar e aproveitar todo o poder da sua umectação 😉

Espero que tenha curtido e até mais!

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Principais causas que fazem suas pontas ficarem finas e ralas
Método UCPE para retirar óleo da umectação – o que é e como fazer?