Qual a diferença entre Nutrição e Umectação?

Quando começamos a tratar de verdade dos nossos cabelos, nos deparamos com processos como hidratação, nutrição, umectação, reconstrução etc. Cada qual com a sua finalidade. Porém, dois desses tratamentos aparecem sempre juntos, chegando até a se confundirem um com o outro, o que acaba gerando aquela dúvida se existe diferença entre Nutrição e Umectação.

Qual a diferença entre Nutrição e Umectação?

Tanto a Nutrição como a Umectação são responsáveis pela reposição lipídica dos cabelos e ambas fazem parte da segunda etapa do cronograma capilar.

Então, por estarem presentes na mesma etapa e terem praticamente a mesma função nos fios, é comum a gente associar esses dois tratamentos como sendo uma coisa só. O que não está totalmente errado, inclusive eu mesma costumo me referir à eles como uma coisa só, rsrs.

Porém, existem sim diferenças, principalmente no tipo de produto a usar e na forma de se fazer. Fica comigo que você vai entender tudinho a seguir:

Nutrição

A Nutrição é geralmente feita utilizando produtos com função nutritiva, normalmente com óleos e manteigas em sua composição, sendo a máscara de nutrição o produto mais conhecido; mas também existem shampoos feitos para essa finalidade.

Na forma de usar, a gente usaria a máscara nutritiva nos cabelos molhados, durante a lavagem e após o shampoo. Da mesma forma que fazemos com a hidratação, entende?

Aí, como as cutículas dos fios estão mais abertas devido ao shampoo que usamos antes, as propriedades da máscara nutritiva conseguem penetrar melhor nos fios.

Ah, e normalmente é necessário utilizar uma touca térmica enquanto o creme faz efeito, mas aí é só fazer como diz o rótulo do seu produto e obedecer o tempo de ação pedido por cada um.

Outro ponto a se considerar é que algumas máscaras, por serem muito carregadas em óleos, manteigas e afins, costumam pesar o cabelo no dia da lavagem. É por isso mesmo que, se tal como eu você amar um volumão, não faça essa etapa no dia que desejar sair, mas sim um dia antes. A não ser que você queira o efeito contrário: diminuir o volume do cabelo, aí sim seria uma ótima ideia considerar e testar como ficaria no seu cabelo.

Existem máscaras nutritivas que também não pesam muito os fios (depende dos óleos que elas usam), mas eu prefiro generalizar para não correr o risco de pagar pra ver e sair com o cabelo baixinho demais, rs.

Umectação

Uma coisa que pouca gente sabe é que a Umectação é uma forma de Nutrição. Ou seja, existem jeitos de nutrir os fios e a Umectação é um deles. Interessante, né?

Na Umectação a gente não usa produtos prontos com carga de óleos como na Nutrição, mas sim usamos os óleos 100% vegetais (ou manteigas) puros direto no cabelo! Pode ser óleo de coco, óleo de rícino, óleo de abacate, de alecrim, até azeite de oliva, lembrando sempre de ser 100% vegetal.

Normalmente fazemos a Umectação com o cabelo seco e sujo, ou seja, antes de lavar. Aí a gente passa o óleo que você escolheu em todo o comprimento dos fios, mecha a mecha.

Pode passar óleo 100% vegetal na raiz dos cabelos, Lu?

Alguns óleos como o de coco e o de rícino podem ser passados no couro cabeludo também, até porque estimulam o crescimento capilar. Mas se estiver na dúvida sobre poder passar ou não, melhor não arriscar.

Passado o óleo, a gente deixa no cabelo por no mínimo 2 horas (ou pode deixar de um dia para o outro, como eu faço) e então é só lavar normalmente.

No dia da lavagem, retirado o óleo e finalizado como de costume, o cabelo fica pronto pra ser “usado”.

  • Se achar difícil tirar o óleo do cabelo, utilize o método UCPE.

Quem deve fazer a Nutrição ou a Umectação

Todos mundo, rsrs!

Sério, todos os cabelos se beneficiam desses tratamentos, “porém todavia entretanto”, a Umectação é recomendada principalmente para os cabelos crespos e cacheados, ou ainda cabelos com aspecto mais ressecado, mais poroso ou mais danificado.

A Nutrição pode ser feita por qualquer um também, inclusive, existem cabelos que reagem melhor a ela do que à Umectação. Então, vale super a pena você testar os dois tratamentos e ver qual é o mais legal para o seu cabelo.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo e agora você já sabe que, apesar de tratarem o mesmo problema, são duas formas de resolvê-lo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Costa (@pergunteaumamulher) em

Tá cheio de conteúdo diferente nas redes sociais também, vem ver – InstagramYoutubeFacebook.

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Como encorpar as pontas finas do cabelo: 4 dicas
Qual a diferença entre Nutrição e Umectação?