A Umectação Caseira corresponde à etapa de Nutrição, que é segunda etapa do cronograma capilar. Se você chegou até aqui, é porque está buscando tratar o cabelo apenas com ingredientes de casa, não é? E já deve ter visto como fazer a Hidratação Caseira, que é a primeira etapa do cronograma.
- Se não viu, corre lá e veja as receitas de Hidratação Caseira!
Receitas Caseiras de Umectação Capilar
Essa etapa do cronograma não precisa ser feita tantas vezes quanto a hidratação, porém, ela é tão importante quanto. Se você fizer apenas hidratação e esquecer da Umectação, o cabelo fica desalinhado, com frizz e sem movimento, já que faltam nutrientes que a hidratação não repõe, entende? Inclusive, esse é um dos motivos que faz muita gente dizer que “hidrata e hidrata” o cabelo, mas ele vive com a aparência de ressecado.
Eu atualmente faço umectação uma vez na semana em meu cabelo cacheado, mas a depender da época, posso fazer um pouco mais ou um pouco menos. Vai de você sentir o que seu cabelo está precisando no momento, e claro, tomar cuidado pra não pesar demais, visto que umectação em excesso pode causar isso.
Umectação Caseira com Óleo 100% vegetal (coco, rícino ou o que você tiver)
Essa Umectação é a mais comum e também a que mais faço.
Ela utiliza qualquer óleo 100% vegetal que você tiver em casa, podendo ser óleo de coco, de rícino, de argan, de alecrim, etc.
O óleo vegetal repõe os lipídios que compõe parte da fibra capilar, alinhando os fios, controlando o frizz e ainda criando uma película protetora que ajuda a manter a hidratação dentro do fio.
- Se tiver interesse, veja os principais benefícios do óleo de coco e do óleo de rícino que já escrevi no blog.
Ingrediente
- Um óleo 100% vegetal de sua preferência.
Como fazer
A forma mais comum de umectar usando óleo vegetal é a seguinte: pingue algumas gotas na palma da mão e vá enluvando as mechas do cabelo seco (antes de lavar).
Passe por toda a extensão os fios, colocando mais óleo conforme necessário. Pode passar na raiz também, pois esses óleos fazem bem para a saúde do couro cabeludo e, dependendo do óleo, pode ajudar contra a caspa, melhorar o crescimento capilar, estimular a circulação sanguínea, etc. Só lembra que ele precisa ser 100% vegetal, tá?
Deixe agindo por no mínimo 2 horas (eu gosto de dormir com o óleo). Então, lave seu cabelo normalmente.
Como disse, essa é apenas a forma mais comum de umectar. Tem um post bem explicadinho com mais formas de umectar, caso queira ter mais ideias.
- Se tiver dificuldade em retirar o óleo dos cabelos na hora de lavar, veja como tirar o óleo da umectação utilizando o método UCPE.
Umectação Caseira com Azeite de Oliva
Esse aqui é quase impossível não ter na sua casa, não é? O azeite de oliva pode ser um poderoso aliado na etapa da Umectação, sendo ótimo para selar as cutículas dos fios, prevenir a queda, estimular o crescimento do cabelo e diminuir as pontas duplas.
Ingrediente
- Azeite de Oliva extra virgem.
Como fazer
Você fará exatamente igual às outras umectações, só que usando seu lindão extra virgem que você também coloca nas saladas. Depois é só lavar como de costume.
- Mais uma vez, se tiver dificuldade em retirar o azeite dos fios, utilize o método UCPE.
E é isso, com essas receitas caseiras de umectação, você consegue nutrir e umectar seu cabelo sem ficar atrás de nenhuma máscara ou creme umectante! Bom demais, né? Agora é só partir para a última etapa: a Reconstrução Caseira!
Para mais conteúdos legais, me segue nas redes: Instagram – Youtube – Facebook.
Deixe seu comentário ou dúvida: