Os maiores Benefícios do Vinagre de Maçã para a pele

O Vinagre de maçã é cheio de benefícios para nosso corpo, tanto para a saúde – quando ingerimos na alimentação – quanto para a pele e para o cabelo.

No post de hoje, vamos focar nos principais benefícios desse vinagre para a nossa pele; já que ele é usado como um poderoso produto de beleza há mais de 2 mil anos!

Lu, precisa ser obrigatoriamente o vinagre de maçã? Não pode ser um vinagre qualquer?

Olha, os outros vinagres até podem ser usados sim, mas o problema é que eles além de serem mais ácidos (o que pode irritar sua pele), não possuem todos os nutrientes que a maçã traz, entende? Sendo assim e na minha humilde opinião, não pode não.

Vinagre de Maçã orgânico ou de mercado?

Outro ponto a se considerar é o tipo do vinagre de maçã: orgânico ou padrão de mercado.

O melhor com certeza é o vinagre de maçã orgânico, pois além de não conter agrotóxicos, ele possui muito mais fibras e nutrientes que o de mercado. Isso acontece porque a indústria faz um processo de filtragem nele, que acaba retirando boa parte dessas propriedades a mais – por isso o vinagre de mercado é mais transparente que o orgânico.

Ah, e prefira também aquele que tiver a acidez de 4%, tá bom?

Então, se puder escolher, vá sempre de orgânico. O único problema é que o preço é mais salgado, mas sinceramente? Para mim vale muito a pena!! Até porque, mesmo sendo “caro”, ainda assim é muito mais barato do que muitos cosméticos que compramos por aí, e que nem sempre são tão bons assim.

Onde encontrar vinagre de maçã orgânico?

Você pode encontrá-lo em lojas de produtos naturais e até mesmo fazê-lo em casa. Existem várias receitas na Internet.

Só atenção que, se você fizer com maçãs não orgânicas, seu vinagre não será orgânico só porque você fez em casa, tá? Meio óbvio para muita gente, mas preciso falar kkk.

Bora ver então por que o vinagre de maçã é tão badalado na hora de cuidar da pele do nosso rosto:

Benefícios do Vinagre de Maçã para a pele

Reduz oleosidade e tem ação adstringente

O vinagre age como um adstringente natural, limpando os poros e reduzindo a oleosidade da pele. A acidez equilibra o pH e devolve o viço da pele.

Graças a isso, ele pode ser usado como um substituto do tônico facial! Eu pessoalmente acho ele um pouco mais fraco nesse quesito, mas ainda assim serve muito bem para mim.

“Fecha” os poros dilatados

Essa é das minhas partes favoritas!!!

Já que ele controla a oleosidade e limpa os poros da pele, aqueles famigerados poros dilatados diminuem bastante também, pois uma das principais causas dos poros dilatarem é o acúmulo de substâncias e impurezas que o vinagre consegue limpar, por isso eles diminuem. Top, né?

Combate a acne

E claro, depois de controlar a oleosidade e limpar os poros, o vinagre combate a acne como consequência.

Ou seja, antes de apelar para remédios fortes como o Roacutan, não custa tentar o vinagre, né?

Inclusive, insira também o vinagre de maçã na sua alimentação. Tempere a salada com ele e, assim, também faça parte do tratamento de dentro pra fora.

Clareia manchas

Parece mentira, mas é verdade, rsrs. O vinagre de maçã funciona muito bem para clarear áreas escurecidas da pele, inclusive as axilas.

Falando em axilas…

Diminui odores

Também pode ser usado como desodorante! O vinagre consegue diminuir os odores tanto das axilas quanto dos pés (o famoso chulezinho).

Sei que tem gente que fala que fica “fedendo a vinagre”, mas eu garanto, esse cheiro passa em menos de 5 minutos! Palavra de quem usa horrores essa maravilha para vários fins.

Só que, no caso de cheiro de asa, eu ainda prefiro usar o bicarbonato de sódio puro na área, mas aí fica para outro post, caso vocês queiram.

Estimula a renovação celular

Ele contém várias vitaminas, como a A, complexo B, C, E e vários minerais. Então, graças à alta concentração de vitaminas C e E, elas estimulam a renovação celular, combatendo o envelhecimento, estimulando o colágeno e melhorando a cicatrização de ferimentos.

É um rejuvenescedor caseiro e natural 😉

Anti-inflamatório

E além de tudo o que foi dito, ele ainda tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, podendo ser usado diretamente sobre inflamações da pele.

Só não vá usar em inflamações ou feridas muito grandes ou complexas, pois nesses casos pode não funcionar e elas piorarem. Aí vá ao médico que é melhor!

Como usar o Vinagre de Maçã para a pele

Devido à sua acidez, o vinagre puro pode causar alguma alergia ou irritação, por isso é recomendado diluir o vinagre em água; ou melhor ainda, no soro fisiológico, na proporção de metade vinagre para metade soro (ou água, se não tiver o soro em casa).

Eu não faço exatamente assim, mas misturo os dois no olhômetro mesmo, conforme ensinado nesse vídeo com receita caseira contra poros dilatados:

Passe essa misturinha suavemente na sua pele. Pode passar no rosto todo, principalmente na zona T. Também gosto de passar no pescoço, colo e inclusive nas mãos, quando me lembro. É muito bom também!

Se for usar nas axilas ou nos pés, aí pode usar o vinagre puro para controlar odores. Porém, faça um teste antes, passando um pouquinho de vinagre na pele do braço para ver se sua pele vai aceitar bem, pois algumas ficam bem vermelhas e irritadas.

  • Atenção: evite usar o vinagre durante o dia, pois o contato com o Sol pode causar manchas (da mesma forma que acontece com o limão). Prefira usar sempre à noite para enxaguar quando acordar que é sucesso!

Então fico por aqui! Qualquer coisa comente abaixo que eu te respondo!

Até mais!

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Pele oleosa e poros dilatados: 5 mandamentos para cuidar bem da pele
Os maiores Benefícios do Vinagre de Maçã para a pele