Como acabar com a celulite? Tem como? 7 Dicas práticas

Já aviso que não aprendi tudo sobre como acabar com a celulite, até porque não acredito que tem como eliminá-las por completo, mas sim acredito em como diminuir as celulites. Aí sim dá pra fazer!

Enfim, já testei muitas receitas caseiras. E ok, também já testei e ainda estou testando cápsulas e afins. Mas nesse post, quero focar apenas em 7 dicas que você pode fazer em casa para “acabar” com elas. E aí, com o tempo, vou fazendo novas postagens com esse tema, afim de que não fique conteúdo demais e vocês acabem se perdendo.

Antes de tudo…

O que é a celulite?

Eu poderia passar esse post inteiro explicando que ela é uma inflação cujo nome científico é lipodistrofia ginoide, que as causas podem ser hereditárias, bem como alimentares, hormonais e de estilo de vida. Porém, fora esse conteúdo mais técnico estar reservado para outra postagem aqui do site, creio que 90% das mulheres que pararam aqui já sabem todas as causas da celulite de “cor e salteado” e, assim como eu, precisam mais é de dicas práticas para diminuir esse aspecto de casca de laranja na pele que, em maior ou menor grau e mesmo não sendo considerado uma doença, todas nós mulheres queremos nos livrar, concorda?

Quero dizer aqui também que não sou médica, nem dermatologista, mas sim uma pessoa que também sofre com o problema e que, depois de muitas tentativas, posso compartilhar algumas experiências que funcionaram em maior ou menor grau para mim.

Bora lá?

Como acabar com a celulite e o aspecto de casca de laranja na pele?

Como dito, nunca consegui acabar 100% com nada na minha vida, mas como, entre outros fatores, a celulite está muito associada a problemas de circulação, eu reparei que de fato tudo que melhora nossa circulação consequentemente diminui as celulites.

Vamos por partes:

Massagens e drenagens linfáticas

Elas realmente funcionam justamente por estimularem a circulação sanguínea e, assim, muitas toxinas do seu organismo são eliminadas também. Porém, o meu “contra” aqui é que você tem que, não só ter dinheiro para estar sempre pagando uma massagista (nem que seja para ir até a sua casa), como também não pode parar de fazer, senão a celulite volta tudo, rsrs.

Um outro contra que notei nas massagens é que, com o tempo, elas também deixam a pele com a impressão de estar mais flácida, sabe?

Me lembro até que minha massagista na época falou que é justamente “de tanto amassar pão” que fica assim. No fim, notei uma redução nas medidas, no inchaço, bem como nas celulites. Porém, me senti mais flácida também.

Apesar disso, super amo uma massagem e super faria de novo. Mas se você só tá afim de escolher a opção mais eficiente desse post, bem como não está afim de gastar dinheiro, com certeza essa primeira opção não será a sua favorita (mas isso você me conta depois que ler até o final).

Esfoliação caseira de pele com Bucha Vegetal

Já tem até um post completinho sobre os benefícios da bucha vegetal aqui no blog e, sinceramente? Ela é uma opção muito boa e econômica para quem não está afim de fazer as massagens.

O ruim é que ela não pega o corpo inteiro, até porque suas mãos nem alcançariam (talvez as do seu maridão, humm), mas né? Estamos falando aqui sobre como acabar com as celulites. Então, é só você dar uma caprichada a mais nas áreas que mais te incomodam que é sucesso, e você com certeza conseguirá fazer sozinha.

Sem contar que, tal como toda esfoliação, a bucha acaba removendo boa parte das células mortas e causando uma melhoria no aspecto geral da pele.

E outra, sabe aquelas partes da pele que ficam mais escuras? Tipo entre as pernas, nas axilas e afins? A bucha também ajuda muito nisso. Então, super recomendo que depois você leia direitinho o post sobre como usá-la.

Só não se esqueça de passar um bom creme hidratante depois, tá? Pois toda esfoliação é um pouco agressiva, enquanto tem o ponto positivo de preparar melhor a pele para receber melhor os nutrientes presentes nos cremes que você usará depois. Então, aproveite essa parte!

Falando em hidratação,

Hidratar a pele e beber muita água ajuda a acabar com as celulites?

Sim, mas não, rsrs.

Sim, porque a gente sabe que nosso corpo é composto basicamente por água, e que a água limpa as toxinas (que são super amigas das celulites). Sem contar que a água também deixa a pele com o aspecto mais viçoso e com menos cara de “maracujá”. No nosso caso, casca de laranja, rs.

Só que, no meu caso, beber água e ir ao banheiro é uma das coisas que mais faço na minha vida e, mesmo assim, as celulites estavam sempre ali. Só falhei um pouco na parte dos cremes hidratantes, principalmente os com cafeína na parte externa da pele. E esse será nosso próximo tópico:

Creme com cafeína diminui as celulites?

Olha, não faz milagre. Na verdade, nada em isolado que tenha experimentado até hoje fez milagre. Porém, faz diferença sim. Principalmente se for sérum (a pele absorve mais rápido) e daqueles quem deixam a pele vermelhinha, que ativam a circulação de uma forma que você já vê na hora e a olho nu, sabe?

Se passar o creme e for fazer seus exercícios físicos então, melhor ainda!

Qual é o melhor exercício físico para diminuir as celulites?

Agora a gente chega na parte que mais me decepcionou, mas também a que mais me ajudou: a dos melhores exercícios para acabar com as celulites.

Já adianto que tudo depende de onde você mais tem celulites. É na bunda? Nas pernas? Nas coxas?

Depois de me dar essa resposta, é lá que você terá que caprichar na musculação. E quanto mais localizada, melhor!

Mas Lu, exercício aeróbico não diminui a celulite não?

Cada um é cada um, mas na minha experiência pessoal, eu vi uma melhoria sim no sentido da circulação sanguínea, na oxigenação do corpo e dos meus tecidos como um todo. Sem contar que aeróbicos são uma beleza para diminuir estresse e ansiedade, e a gente sabe que eles também são super amigos da celulite, né? Não só por alterarem a fisiologia do nosso corpo, como também porque fazem a gente comer horrores, principalmente carboidratos e açúcares. Outros grandes amigos das celulites.

Porém e para mim…

A musculação é o melhor exercício contra celulite

Como disse acima, principalmente os exercícios intensos e localizados.

É claro que uma coisa não anula a outra e os aeróbicos são muito importantes pelos motivos já citados acima. Sem contar que eles também ajudam no emagrecimento que, apesar da gente saber que obesidade não é necessariamente causa de celulite, visto que muitas mulheres magras possuem bastante celulite, a gente sabe que, quando diminuímos nosso tecido adiposo, ou seja, nossa gordura corporal (nem que seja a localizada na área da celulite), as celulites e o aspecto de pele irregular diminuem drasticamente.

Sendo assim, estar acima do peso pode sim contribuir para o aumento das celulites, então aqui os exercícios aeróbicos devem entrar com tudo. Isso tudo sem contar a dieta saudável para todas nós e independente do peso ou dos nossos objetivos na vida.

Enfim, voltando para a musculação, no meu caso, o local que tenho mais celulite é logo abaixo do bumbum. Logo…

Subir escadas ajuda a acabar com as celulites!

No meu caso, eu subia e descia 3 a 4 vezes os 13 andares aqui do prédio (conheça meu treino completo da época) e meu Deus, que milagre!! Ainda tenho um monte, ok, massss, que milagre!

E foi maravilhoso porque, ao mesmo tempo em que subia as escadas e sentia a pressão localizada justamente no meu posterior de coxas e glúteos, cansava pra caramba, suava horrores e ainda me servia como aeróbico!

E ó, suar também é ótimo para liberar as toxinas, hein? Só não se esqueça de repor toda essa água perdida bebendo água durante e depois.

Treino de glúteos com elásticos

Hoje em dia, continuo treinando em casa depois de anos de academia tradicional. Porém, agora faço exercícios localizados com elásticos. Principalmente agachamentos, pulinhos com agachamentos (que também cansam horrores e são ótimos aeróbicos) e localizados de glúteos com esses mesmos elásticos.

Tudo bem que o ângulo ajudou, mas olha essa foto do meu instagram aqui (aproveite e já segue que posto muitas dicas inéditas por lá):

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Costa (@pergunteaumamulher) em

Mesmo eu não sendo nenhuma musa fitness, já dá pra ver que deu boa uma definição, né? E nessa época só fazia as escadas.

E é isso, espero que esse post tenha te ajudado de alguma forma, e que depois você volte aqui para me contar o quanto suas celulites melhoraram, pois tenho certeza que melhorarão.

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Reconstrução Caseira: 2 Receitas para reconstruir o cabelo só com o que você tem em casa
Como acabar com a celulite? Tem como? 7 Dicas práticas