Ser mãe ou pai de criança de cabelo cacheado nem sempre é uma tarefa fácil: a gente vê aquele mundo de cabelo e não sabe o que fazer, né? Algumas mães acabam até mesmo alisando o cabelo das filhas, pensando que esse “método” seria mais fácil, rápido e eficaz. Mas saiba que isso não é verdade, que cuidar dos cachinhos delas é muito mais fácil do que parece, basta ter real interesse em aprender. E claro, o resultado final fica lindo, isso eu garanto.
Vamos às “regrinhas” básicas de como cuidar do cabelo cacheado da sua filha ou filho:
Não lave o cabelo todos os dias
Nenhuma cacheada lava – nem deve lavar – os cabelos todos os dias. Isso faria perder grande parte da oleosidade natural, que já pouca, sem necessidade!
Então, o ideal é lavar o cabelo apenas entre 1 a 2 vezes na semana. Sendo que quanto mais fechadinho os cachos, menor a frequência de lavagens, ok?
Passe shampoo apenas na raiz dos cabelos
Como o cabelo cacheado é naturalmente mais seco que o liso, devido aos cachos que dificultam a oleosidade natural percorrer os fios, é recomendado passar o shampoo apenas na raiz.
Isso resseca bem menos os fios, sem contar que é essa área que “realmente suja” (cria caspa, mais sebo e afins). Sem contar que, ao enxaguar, “a água de shampoo” acabará “lavando de forma mais suave” o comprimento dos fios também.
Prefira também os shampoos hidratantes, pois esses ressecam menos que os shampoos tradicionais (além de a maioria deles serem específicos para cacheados), e não se esqueça de massagear bem todo o couro cabeludo. Inclusive porque cacheadas tendem a ter muitos resíduos nos fios (devido aos cremes de pentear e afins).
Lembre-se sempre que couro cabeludo limpo é sinônimo de saúde e crescimento capilar, hein?
Sempre faça uma hidratação durante a lavagem
Das etapas do cronograma capilar, a hidratação é a única que dá pra fazer “sempre”. Sendo assim, após o shampoo, passe o creme de hidratação e aproveite enquanto o creme faz efeito para desembaraçar os fios.
- Veja como fazer hidratação capilar no cabelo cacheado. Se quiser ir a fundo mesmo no cuidado com os cabelos cacheados, veja também as etapas de umectação e reconstrução.
Para não gastar muita água, faça isso com o chuveiro desligado. Ou a depender da idade da criança, se não der para desembaraçar durante o banho, umedeça bem o cabelo antes da lavagem e desembarace com creme de pentear. Depois, lave o cabelo normalmente, conforme as dicas dadas nessa postagem.
Se a criança já tiver idade para desembaraçar o cabelo sozinha, ou ao menos em grande parte, é melhor, visto que ninguém melhor do que ela para saber a forma que dói menos.
Inclusive,
Creme de pentear não pode faltar na rotina de nenhuma cacheada!
A pior coisa que tem para o cabelo ficar sem forma é lavar e não finalizar depois com um creme de pentear sem enxágue.
Use um bom creme de pentear, mas nunca passe na raiz, ok? Isso pode causar vários problemas, inclusive coceira e “caspa“. E tudo bem que alguns cremes podem ser passados na raiz, mas como você está lendo esse post, provavelmente é novata no assunto e é bom não arriscar.
Passe óleos 100% vegetais
Aqui o óleo de coco é o mais famoso. Então, não vou me alongar demais, até porque esse post é apenas um básico da sobrevivência e não conseguiria explicar TUDO sobre cabelos cacheados, cremes e produtos nessa única postagem. Daria um livro!
Enfim, vamos seguir a ideia do básico da sobrevivência para mamães e papais de cacheadas: passe o óleo de coco (veja a diferença do óleo de coco virgem e o extra virgem) mecha a mecha e deixe agir por, no mínimo, 5 horas. Eu até durmo com ele! Mas como se trata de uma criança, você pode pegar um final de semana ou um dia em que ela não for sair e passar logo pela manhã, fazendo a lavagem à tarde, por exemplo. Isso para evitar que ela fique muito agoniada, sabe? Pois até alguns adultos ficam.
E aí, lave como de costume, sabendo que você terá feito quase que a etapa da umectação do cronograma capilar.
Nunca pentear o cabelo cacheado quando estiver seco
Fora doer e machucar a criança (e o adulto cacheado também!), o risco de quebrar os fios é gigantesco. Sem contar que perde toda a definição dos cachos, ficando um cabelo totalmente sem forma.
Para você ter uma ideia, veja meu cabelo sendo cuidado e penteado da forma correta:
Ver essa foto no Instagram
E agora quando ele foi penteado no seco (no dia que fui fazer minhas mechas):
Ver essa foto no Instagram
Então como pentear um cabelo cacheado?
Penteie sempre das pontas até a raiz, jamais ao contrário. Isso faz com que machuque menos e também quebre menos os fios. Sem contar que fica mais fácil o desembaraço.
Inclusive, se você for lisa, recomendo que faça o mesmo com os seus fios. Você verá como fica mais fácil em todos os cabelos!
Por fim,
Ensine a criança a cuidar do próprio cabelo
Claro que é tudo sempre proporcional à idade dela. Porém, esse cuidado vai ajudá-la não só a cultivar a própria autoestima e independência, como também fará que, com o passar do tempo, ela mesma entenda sobre as necessidades e como tirar o melhor do cabelo dela.
E é isso, não se esqueça de seguir no canal do Youtube e no Instagram para mais dicas inéditas e aprofundadas (um passo por vez!). Ou se preferir e não tiver muito tempo para aprender tudo que ensino nas redes sociais, agende uma consultoria particular através do e-mail [email protected]
Até!
Deixe seu comentário ou dúvida: