Glicerina no cabelo: quais os benefícios e como usar

Com certeza você já viu que a glicerina está presente em vários produtos que temos em casa, né? Principalmente os cosméticos, como batons, shampoos, pomadas e até nos sabonetes e cremes hidratantes. Mas você sabia que ela é super poderosa para recuperar a saúde dos cabelos? Fica comigo que vou te mostrar os benefícios e como usar a glicerina no cabelo.

O que é Glicerina, afinal?

A glicerina é o nome comercial que se dá ao glicerol, que é tipo um álcool de açúcar, que pode ser extraído dos óleos e gorduras tanto vegetais quanto de origem animal; além de também poder ser produzido sinteticamente a partir do petróleo.

Se você já procurou a glicerina pelas lojas e farmácias, deve ter visto que existe algumas com nome de glicerina bi-destilada, enquanto outras apenas glicerina ou glicerina líquida.

Qual a diferença entre glicerina e glicerina bi-destilada?

Apesar de, na prática, elas serem a mesma coisa e terem as mesmas propriedades, a diferença se encontra na forma como são extraídas:

  • Glicerina: na maioria das vezes é extraída de óleos vegetais (como óleo de coco, por exemplo). Pode vir com nome de glicerina pura ou glicerina líquida;
  • Glicerina bi-destilada: aqui, na maioria das vezes é extraída da gordura animal. Seria um subproduto da fabricação de sabão a partir da banha de porco (ou outros animais como boi e vaca), por exemplo. Já o nome bi-destilada refere-se ao fato de ela passar por duas destilações antes do produto final.

Você viu que em nenhum momento eu disse que uma é 100% de origem vegetal enquanto a outra é 100% de origem animal. O que acontece é que é impossível ter certeza da origem de cada uma delas, já que a glicerina comum pode, sim, também vir de origem animal, enquanto a bi-destilada também pode ser de origem vegetal. Apenas a probabilidade de uma ser vegetal é maior que a outra e vice-versa.

A única forma de ter certeza seria comprando glicerina de um fabricante vegano, ou se a glicerina tiver escrito no rótulo que é 100% vegetal, que aí sim não restaria dúvidas.

Benefícios da Glicerina para o cabelo

  • Altamente hidratante, a glicerina traz a umidade de fora para dentro dos cabelos, proporcionando uma poderosa hidratação.
  • Também é altamente umectante, criando uma proteção que mantém essa umidade por mais tempo, trazendo mais maciez, controlando o frizz e alinhando os fios.
  • Pra quem é cacheada como eu, ela também ajuda na definição dos cachos 😉

Como a glicerina age no cabelo

Antes de mais nada, é importante entender que ela age “puxando” a umidade externa (do ar, por exemplo) para dentro do cabelo, fazendo uma “reposição hídrica”, que nada mais é que repor a água perdida pelos fios.

Resumidamente, ela busca “balancear” a umidade externa com a interna.

Então, não espere que ela vá tratar o seu cabelo, já que tratamento envolve outros nutrientes (vitaminas, lipídios, etc) que a glicerina não tem.

Cuidados e perigos ao usar a Glicerina

Agora que você entendeu como ela age, é aqui que mora o perigo: da mesma forma que ela consegue puxar a umidade de fora, caso o ambiente externo esteja seco demais, ela vai fazer o efeito contrário, puxando a umidade do cabelo e jogando para fora, deixando seu cabelo mais ressecado ainda!

Por esse motivo é recomendado que você nunca use a glicerina pura no cabelo, mas sim diluída, para que ela tenha um ambiente úmido (a solução que você diluiu) para pegar a umidade.

Touca de cabelo como aliada

Como não somos especialistas em clima, não temos muito como saber se a umidade do ar estará alta ou baixa no dia que usaremos a glicerina.

Então, para garantir o melhor resultado, vale a pena sempre usar uma touca no cabelo enquanto você espera o produto agir, pois assim você mantém o ambiente “abafado” e não corre o risco da glicerina retirar a umidade do cabelo no caso do dia estar seco.

Evite secadores, chapinhas ou escovas

Não use secador nem nada que produza calor depois de usar a glicerina, tá? Pois o calor deles é capaz de retirar toda a umidade que você conseguiu, além de poder piorar a situação por conta da glicerina presente nos fios.

Como usar a Glicerina no cabelo

Depois de vermos todos os cuidados, finalmente chegou a hora de aproveitar o uso da glicerina! Dá pra usar ela de várias formas, mas as mais legais que conheço são:

Potencializando a máscara ou creme de hidratação

Há quem diga que essa é a melhor forma de usar, pois além de hidratar profundamente, também trata o cabelo com as propriedades do creme.

Coloque uma tampinha cheia de glicerina na quantidade que você usa de creme de hidratação e misture bem. Aí é só usar o creme normalmente na hora de fazer sua hidratação.

Deixe agir pelo tempo normal que o rótulo do seu creme pede e enxágue.

Diluída em água

Se você quer usá-la sem cremes ou máscaras, então o ideal é misturar uma tampinha de glicerina com 2 tampinhas de água. Aí é só passar nos cabelos e couro cabeludo.

Se tiver cabelo demais ou muito volume, pode aumentar a quantidade seguindo a proporção de 1 tampinha de glicerina pra cada 2 de água, tá?

Deixe agir por uns 20 minutos e enxágue.

Quantas vezes usar a Glicerina no cabelo

Aqui não existe muita regra, mas o ideal é que você use no dia em que for fazer a hidratação no seu cabelo, então, dependendo da pessoa, seria entre 1 a 3 vezes por semana. Mas eu não usaria em TODAS essas vezes, porque gosto de variar os nutrientes que uso e/ou adiciono na máscara.

Quanto custa a Glicerina

Uma grande vantagem de usar glicerina é que ela é super baratinha, sendo possível encontrá-la pelo preço de até 2 reais apenas! Mas também pode achar por 3o, rsrs. Então pesquise bem!


Espero que tenha gostado desse post, e se quiser ver mais conteúdos legais, vem nas redes sociais: InstagramYoutubeFacebook.

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Como tirar o frizz depois de fazer chapinha?
Glicerina no cabelo: quais os benefícios e como usar