Como diminuir o frizz do cabelo: 7 Dicas práticas

Para começar esse post de dicas práticas de como diminuir o frizz de uma maneira bem didática e acessível, poderia dizer que o frizz nada mais é do que aquele cabelinho que fica mais leve, sabe? Subindo como se tivesse acabado de levar um choque.

Esse frizz pode ocorrer por alguns motivos:

  • Estava ressecado demais (sem água e nutrientes por dentro);
  • É um baby hair/cabelo novo (naturalmente mais leve, mas não necessariamente um frizz, ainda que possa ter mais facilidade em causar a aparência);
  • Cabelo quebrado devido aos maus cuidados, choques químicos e afins;
  • E várias outras possibilidades que podem resultar nessa mesma forma, por assim dizer.

Como diminuir o frizz do cabelo, então?

1. Manter a hidratação e a umectação em dia ajuda muito! Assim como ter um cronograma capilar

Como a gente sabe que o cabelo ressecado tende a ficar naturalmente mais leve por não ter umidade e demais nutrientes, o ideal é que você reponha essa umidade (hidratação) e coloque uma camada de proteção (óleo vegetal da umectação) para que essa hidratação se retenha por mais tempo.

  • E se quiser levar a sério os cuidados com seu cabelo, trate de fazer um cronograma capilar, ok?

Pode perceber, se você fizer fizer as etapas da hidratação e umectação com carinho, já verá seu cabelo com muito menos frizz.

2. Touca de banho SEMPRE!

Vamos começar com seu primeiro lindo banho, depois de um dia de baita dedicação ao seu cabelo. Pode reparar (e eu reparo bem, porque vivo me esquecendo kkk): se você não usar touca – no meu caso, sacola, porque é a única coisa que cabe na minha cabeça – saiba que aquele calor + umidade do banho vão te alvoroçar o frizz de um jeito, que se tu precisar do cabelo para uma ocasião especial, se arrependerá de não ter tomado essa precaução.

Claro que não é algo tipo ÓÓÓÓ meu Deus. Mas que piora o frizz e você terá que fazer um acabamentozinho depois para baixá-los (falaremos mais sobre isso até o final desse post), isso terá.

A não ser que você não ligue para eles, claro. Mas aí não estaria nesse post.

3. Os benefícios de deixar o cabelo secar naturalmente

Secador, difusor, até secar com a peneira, podem, sim, ajudar no aperto para que seu cabelo seque mais rapidamente e até definir mais os seus cachos, a depender da técnica. Porém, a gente sabe que não só essas, mas todas as fontes de calor tendem a causar mais frizz no cabelo, justamente por estimularem o “ressecamento” ao abrir as cutículas dos fios.

4. Proteção térmica e proteção solar

Sim, existem essas formas para proteger seu cabelo do calor, o que ajuda muito quando precisa usar o secador ou chapinha no dia. Porém, secar naturalmente ainda traz o melhor resultado nessa questão.

Na dúvida, tire fotos do seu cabelo no dia que foi secado naturalmente, e no dia que você meteu um calorzão nele!

5. Pente garfo e demais acessórios de madeira

Vai dar mais volume e usar demais técnicas que acabam gerando mais frizz, justamente por causa da fricção? Amenize usando pente garfo e demais acessórios de madeira.

Isso ajudará a diminuir a eletricidade estática (que causa mais frizz) nos fios, já que os de plástico ou de metal geram essa eletricidade e acabam arrepiando todos os nossos cabelinhos, rsrs.

Porém, hora do banho é bom evitar, porque madeira apodrece com a umidade. No mais, está liberado, e depois é só deixar o acessório (já limpo) secar em um ambiente seco e arejado.

6. Fronhas e toucas de cetim

Essas ajudam a manter a hidratação e causam menos atrito (gerando menos frizz) em qualquer tipo de cabelo. Sem contar que também são ótimas para a pele (no caso da fronha), justamente por não sugar tanta umidade como um tecido de algodão, por exemplo.

Por fim,

7. Tenha sempre um óleo vegetal ou leave-in dentro da bolsa

Ainda mais se eles tiverem proteção térmica e solar!

Meu favorito da vida foi um Óleo de Ojon, que infelizmente já não tenho mais, mas você pode levar seu óleo favorito na bolsa e passar apenas uma gotinha nas mãos, esfregar bem na área com frizz, e tá feito! Aqui vale qualquer óleo vegetal levinho.

Se abusar e usar demais, seu cabelo poderá pesar e ficar ensebado, e não é o que a gente quer, né?

Abaixo tem um vídeo com mais detalhes sobre essas dicas para diminuir o frizz:

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Como cuidar do cabelo cacheado da sua filha ou filho – 8 Dicas práticas para mães e pais
Como diminuir o frizz do cabelo: 7 Dicas práticas