Agua do mar no cabelo faz mal mesmo?

Verão chegando e você, como boa brasileira que é, já tá de viagem marcada para a praia, não é mesmo? Mas agora que você tem cuidado do seu cabelo direitinho, seguindo as dicas desse blog durante o ano todo, vai botar tudo a perder se jogando sem cuidado na água do mar, no sal e na areia? Rsrs.

Calma que depois desse post você vai poder curtir seu marzão de boa, mas com alguns cuidados para não detonar seus fios.

Antes de mais nada, saiba que a água do mar possui sim alguns benefícios para os cabelos:

Benefícios da Água do Mar para os cabelos

Diminui a oleosidade

A água do mar, devido ao sal e aos sulfatos que contém, consegue diminuir a oleosidade dos fios, quase como um shampoo natural. Eu particularmente senti inclusive meu couro cabeludo mais limpo depois desses dias de praia.

Esfoliante natural

Da mesma forma, por conter cristais de sal (e até areia, rsrs) ela pode ser um esfoliante natural, limpando resíduos e células mortas que possam estar entupindo os folículos capilares (prejudicando o crescimento dos fios), ainda mais se massagear suavemente, estimulando a circulação sanguínea da área.

Combate a caspa

Devido a ações anti-inflamatórias e antimicrobianas, a água do mar consegue dar uma bela ajuda contra o problema da caspa, que normalmente surge a partir de inflamações no couro cabeludo.

Apesar desses benefícios, a água do mar pode trazer bem mais problemas que soluções, então bora ver os malefícios que ela pode causar no nosso cabelo:

Malefícios da Água do Mar para os cabelos

Resseca o cabelo

Esse é o principal problema, pois a gente já aprendeu na escola que o sal “chupa” a umidade, não é? Então imagina o sal do mar “chupando” toda a umidade dos nossos fios. Ou seja, tirando toda a hidratação rsrs. Brabo!

Aí que o fio fica com as cutículas abertas, fica áspero, ressecado e cheio de frizz. Uma belezura, sqn!

Aumenta a quebra

A água do mar ajuda a dar aquela embaraçada a mais nos fios, fazendo com que eles fiquem bem mais propensos à quebra.

Danifica e enfraquece os fios

Como a água do mar tem cristais de sal e areia juntos, esses “grãozinhos” podem gerar atrito nos fios e acabam “arranhando” eles, mais do que “apenas uma esfoliação natural”, danificando e enfraquecendo-os.

Acelera o desbotamento dos cabelos tingidos

E já que as cutículas dos fios estão abertas, é um pulo para que o pigmento da sua tintura comece a ir para o ralo, ou melhor, ir para o mar, rsrs. Piadola top essa.

  • Já que estamos falando de mar, não podemos esquecer do Sol, que também pode piorar mais ainda a situação dos nosso fios. Por isso tenha sempre um protetor solar capilar em mãos para usar antes de pegar Sol, viu?

Cuidados a ter depois de molhar o cabelo com Água do Mar

Sempre que voltar da praia, tome uma ducha de água doce para retirar os resíduos de sal e areia dos cabelos.

Mantenha seu cronograma capilar em dia (hidratação, umectação e reconstrução), ainda mais agora que você está pegando Sol e tomando banho de mar. Assim seu cabelo se mantém com mais saúde e resiste melhor aos danos.

Tente usar sempre um leave-in ou creme sem enxágue após lavar os cabelos com água do mar, pois assim você ajuda a manter a hidratação dentro do fio e protege os cabelos dos agentes externos.

Evite usar secador, chapinha ou outro aparelho de calor, pois eles podem agredir mais ainda o seu fio. Se realmente precisa usar, passe um protetor térmico antes.

E pronto, tomando esses cuidados e entendendo como a água do mar age em seu cabelo, dá pra aproveitar legal com o menor dano possível!

Se quiser ver mais conteúdos inéditos, segue nas redes: Instagram – Youtube – Facebook

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comment
  • HIQUINHO
    dezembro 14, 2020

    Linda de cabelo molhado, uma SEREIA 😘😘/