Receita caseira para pele oleosa e poros dilatados

Por Posted on

Se você me acompanha há algum tempo, já sabe que eu sempre tive problema com pele oleosa e poros dilatados. Porém, ainda não tinha escrito sobre a receita caseira que eu tenho usado e que ajudou muito minha pele com esses problemas. Antes tarde do que nunca, né, rsrs. Bora ver como funciona:

Pele oleosa e poros dilatados – o combo

Já reparou que é quase impossível a pessoa ter só a pele oleosa, ou só os poros dilatados? Mas por que será que esses dois problemas estão sempre juntos, hein?

Já tive essa dúvida e a resposta é bem simples: a principal causa dos poros dilatados é o excesso de oleosidade da pele. Existem, sim, outras causas para os poros dilatarem, mas é raríssimo não envolver a oleosidade.

E é por isso que uma das formas mais eficazes de tratar a pele é controlando essa oleosidade e fazendo uma limpeza profunda.

Mas cuidado, pois se você não tratar a pele do jeito certo, e apenas limpar e tirar a oleosidade de qualquer jeito, pode acontecer o famigerado:

Efeito Rebote

Note que eu falei acima que devemos “controlar” a oleosidade, não “tirá-la por completo”. Porque se formos sempre tirar toda a oleosidade, a pele gerará um esforço tremendo para repor esse óleo. Afinal, ele também serve de proteção para ela. Esse esforço todo acaba trazendo mais oleosidade ainda, entende? Isso é o que chamamos de efeito rebote.

Então, ao controlarmos essa oleosidade, conseguimos restaurar o viço e a saúde da pele, sem que ela fique com aquela sensação de pele “repuxada” de quando fazemos do jeito errado (pele “repuxada” é praticamente uma pele ressecada, o que pode acelerar a aparição de linhas de expressão e rugas!).

Mas pele oleosa não tende e envelhecer mais devagar?

Sim, e esse é um dos pontos positivos da nossa pele, mas lembra que, se você sempre tirar esse óleo inteiro e de formas muito intensas, ele não estará mais de forma suficiente a ponto de manter seu equilíbrio por lá.

Como fazer limpeza profunda em pele oleosa então?

Quanto à limpeza profunda, dá pra fazer de forma super suave e sem agredir. Assim os poros ficam limpos e diminuem naturalmente.

Bom, chega de papo e bora pra receita que é pra isso que você veio, rsrs.

Receita Caseira contra Pele Oleosa e Poros Dilatados

Abaixo você encontra os ingredientes e alguns dos benefícios deles para nossa pele:

Ingredientes

  • Vinagre de Maçã, de preferência o orgânico: função adstringente, controla oleosidade, clareia manchas, estimula a regeneração celular e a produção de colágeno;
  • Soro Fisiológico gelado: limpa a pele profundamente sem agredir nem ressecar, diminui poros dilatados, suaviza olheiras.
  • Algodão em formato de disco: para molhar e passar na pele, sem absorver muito da solução.

Por que é melhor o vinagre de maçã orgânico? E o vinagre comum de mercado, posso usar?

O Vinagre de Maçã orgânico é melhor porque ele não tem agrotóxicos e conserva bem mais nutrientes e fibras do que o Vinagre de Maçã de mercado, já que esse último passa por processos de filtragem, perdendo bastante das suas propriedades.

E respondendo à segunda pergunta, se não tiver o vinagre orgânico, pode usar o de mercado sim. Vai ter um efeito reduzido, mas ainda vai ter efeito, ok?

Como fazer

Recomendo fazer depois do banho e à noite, certo?

Primeiro, derrame uma quantidade generosa de Soro Fisiológico gelado no algodão (o suficiente para não pingar).

Depois, derrame uma pequena quantidade de Vinagre de Maçã (ou seja, praticamente “um fio” de vinagre, igual quando medimos a quantidade do azeite, rsrs) no mesmo algodão por inteiro, ocasionando uma “mistura” automática.

Receita caseira para pele oleosa e poros dilatados - soro + vinagre
Primeiro, molhei o algodão com o soro, e depois pinguei um “fio” de vinagre de maçã.

Aí é só passar o algodão molhado com a misturinha pelo rosto todo, principalmente na zona T (testa, nariz e maçãs do rosto). Passe no pescoço, no colo e mãos pra estender o cuidado para essas áreas também.

Como um dos benefícios dessa receita é clarear e iluminar a pele, passe onde você tiver áreas escurecidas ou pequenas manchas. Mas mais uma vez: isso durante a noite. Enxague quando acordar.

Mas Lu, e o cheiro de vinagre que fica? Aí é brabo, hein?

É nada, é bem tranquilo, rsrs. Mas falando sério, esse cheiro de vinagre sai rapidinho, depois de uns 5 minutos você já não sente mais nada.

Outra coisa boa dessa receitinha é que funciona para tirar a maquiagem também! Testa e me conta depois 😉

Passado o algodão, é só esperar secar no rosto mesmo e pronto!

Em quanto tempo vejo resultado?

Comigo foi muito rápido, em dois dias já consegui perceber a pele bem mais limpa.

Mas o resultado que faz bastante diferença aparece normalmente entre 20 dias a 1 mês.  Me conta como acontece com vocês 🙂

Dica Extra

Pra você que ainda está aqui, tenho uma diquinha extra pra dar uma “turbinada” no tratamento da sua pele, além da receitinha que dei acima: a Babosa.

Receita caseira para pele oleosa e poros dilatados - babosa

Por que Babosa? Alguns dos motivos são:

  • Hidrata a pele sem dar oleosidade;
  • Tem propriedades anti-idade;
  • Ação anti-inflamatória e cicatrizante.

Esses são apenas alguns dos benefícios, mas se quiser ver por que a Babosa é tão top para a pele, cabelos e saúde, veja os maiores benefícios da Babosa.

Então, se quiser incrementar a receita, após a pele secar, pegue uma folha de Babosa e retire a aloína.

Depois, corte fora os espinhos para não machucar e abra a folha com a faca, para retirar a parte transparente dela, o gel da Babosa.

Passe esse gel no rosto, e dê leves “esfregadas” na pele, para que o gel penetre bem.

Aí é só deixar secar e enxaguar no dia seguinte, ao acordar.


Fiz um vídeo em que mostro como fazer essa receitinha + a dica extra passo a passo, dá o play abaixo:

E é isso! Testa e me conta como ficou a sua pele. Ah, também tenho outros conteúdos nas redes sociais: InstagramYoutubeFacebook.

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Testei o Divino Potão da Skala: É bom mesmo? – Resenha
Receita caseira para pele oleosa e poros dilatados