Como tirar a Aloína (toxina) da Babosa?

Que a folha da Babosa – também conhecida como Aloe Vera – é maravilhosa tanto para a pele, quanto para o cabelo e corpo a gente já sabe, né? Porém, você sabia que essa mesma folha também contém a aloína, toxina que se ingerida ou passada na pele e cabelo podem te trazer alguns problemas?

Pois é!

É por isso que, para aproveitar os milhares de benefícios da Babosa é super importante saber como tirar a aloína das folhas.

O que é a Aloína?

Aloína é o nome daquele líquido amarelado – ou esverdeado, dependendo da forma que você vê – que escorre da folha assim que cortamos ela do pé. Possui um cheiro bem forte e gosto bem amargo (não vá por na boca, rsrs).

Qual é o problema da Aloína?

Usar Babosa com Aloína pode causar alguns desconfortos, como por exemplo, se passar na pele, pode causar irritação e coceiras. O mesmo para o couro cabeludo se passar no cabelo. Ainda mais se você for alérgico.

Ou ainda pode dar diarreia, náuseas e, nos piores casos, até desidratação quando ingerida no suco de Babosa (a aloína é também um laxante poderoso, sabia?).

Apesar de tudo, existem formas de usar a Aloína que são medicinais e curativas. Mas aí são os especialistas que fazem, não a gente com nossa folha de Babosa do quintal, rsrs.

Como retirar a Aloína da Babosa

Vamos ao que interessa para poder aproveitar todos os benefícios da Babosa com o máximo de segurança possível:

  • Logo após retirar a folha do pé de Babosa, você vai reparar que a Aloína começará a escorrer.
  • O que você deve fazer é simplesmente colocar suas folhas de Babosa em uma pia ou papel toalha, e deixar elas inclinadas, para que a Aloína vá escorrendo para fora das folhas.
  • Deixe escorrer por umas 2 a 3 horas. Daí é só lavar bem as folhas.

Pronto, já pode usar a Babosa livre dessa substância e é simples assim! E claro, se você conhecer alguma outra forma de retirá-la, me conte.

Vou deixar também a resenha do Creme de Pentear Soul Power Babosa para quem prefere comprar produtos já prontos a base da planta.

Vou deixar também a resenha do Sérum de Babosa que testei! Só que esse é para a pele, tá?

Para mais conteúdos inéditos, acompanhe também no Instagram – Youtube – Facebook  – Tik Tok

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comments
  • Vanessa
    dezembro 5, 2020

    Não só isso! Apesar da grande quantidade de aloína estar presente na parte verde, ela entra em contato com o gel então, para remover a aloína do gel, é preciso deixa-lo de molho por 3 horas e trocar a água a cada 1 hora.

    • Luiza Costa
      dezembro 5, 2020

      Nunca tive reação fazendo como ensinei, nem senti a Aloína. Mas acho sua dica muito válida para quem sentir que deve, muito obg!

    • Tânia
      janeiro 8, 2022

      Porque tirar a aloína da babosa? Há medicamentos feitos com aloína! Estamos sendo enganados todos os dias pelas pessoas mais preparadas que estudaram para nos curar, até por alguns médicos! Pois é amiga, são coisas à se pesquisar né? Veja o que é aloína? Aloína é uma substância com efeito laxante isolado do extrato da Aloe ferox, utilizada há milênios pelos chineses no tratamento da constipação intestinal (intestino preso) e como fortificante das funções estomacais. Pois é né? Porque será que chamam esta substância de toxina para o povo e como remédio para constipação para venda nas farmácias?

      • Luiza Costa
        janeiro 27, 2022

        O segredo está na dose (coisa que não sabemos). Não recomendo que tome Aloína e pesquise mais sobre a substância, ok? Um beijão da Lu!