Óleo de Rícino no Cabelo: 5 formas de usar esse aliado do Crescimento Capilar

Que usar o Óleo de Rícino no cabelo é ótimo para o crescimento capilar você já sabe, né? Mas sabia que dá pra usar esse óleo de várias maneiras e buscando outros objetivos? Fica comigo que você vai ver que o Óleo de Rícino pode ser usado tanto na hidratação, como até para proteger o cabelo do calor 😱

Por que usar Óleo de Rícino no cabelo

Além de ajudar muito no crescimento capilar, o óleo de rícino é cheio de benefícios para nosso cabelo. Por exemplo, ele consegue fortalecer os fios, reduzir o frizz, combater a caspa e evitar a queda de cabelo. E isso são apenas alguns dos benefícios, rsrs.

Tem um post aqui no blog em que explico os principais benefícios do óleo de rícino para o cabelo e como foi minha experiência usando ele

  • Ah, e não esquece de sempre conferir se seu Óleo de Rícino é 100% vegetal; Ou seja, se é o óleo puro sem misturas, tá? Isso faz bastante diferença, então fique atenta 😉

Cuidado!

Eita, do nada! Como assim cuidado, Lu?

Rsrs, calma, já te explico: apesar de tudo de bom que o óleo de rícino proporciona, ele também é um poderoso laxante natural.

Mas vou usar no cabelo e não tomar, então qual o problema disso?“, você pergunta.

Pois bem, o que acontece é que o couro cabeludo absorve um pouco do óleo, podendo absorver também as propriedades laxativas. O que quero dizer é que, a depender da sua sensibilidade, você pode, ou não, sentir uma vontadinha de ir ao banheiro depois de usar, rsrs. Nada tão forte como se tivesse tomado um laxante via oral, mas vai que você sente algo, né?

Comigo sempre foi tranquilo e sem problemas, até porque nunca abusei demais na quantidade, mas vale a pena deixar o aviso 🙂

Outro ponto de atenção, e esse sim é coisa séria, é quando envolve mulheres grávidas ou lactantes. Nesse caso, é melhor não usar de jeito nenhum, pois existe o risco de causar aborto espontâneo ou parto prematuro. Na dúvida, converse com o seu médico.

Como usar o Óleo de Rícino no cabelo

Agora é a hora de botar a mão na massa. A seguir te conto 5 formas de usar o Óleo de Rícino no cabelo para, desde melhorar a saúde interna dos fios, até reparar as pontas danificadas.

Bora ver isso tudo:

Potencializando a Hidratação

Se você quer dar aquela turbinada na sua hidratação, potencializando os efeitos e ainda ajudando a manter essa hidratação dentro dos fios por mais tempo, então essa é pra você.

Simplesmente separe a quantidade de máscara ou creme de hidratação que você usaria e pingue umas 4 gotinhas do Óleo de Rícino.

Misture bem, e pronto! Agora é só usar como você sempre usa na hora de hidratar.

Umectando

Aqui você usa o Óleo de Rícino para fazer a umectação. Ou seja, a segunda etapa do cronograma capilar.

Com os cabelos secos ou sujos, passe o óleo por todo o comprimento dos fios.

Deixe agindo por umas 2 horas, e então lave.

Quando eu faço a umectação, eu gosto de deixar o óleo no cabelo agindo de um dia para o outro, então eu passo de noite, durmo com ele no cabelo, e no dia seguinte eu lavo. Você pode fazer assim também se não se incomodar em ficar tanto tempo com o cabelo ensebado.

Para não brincar com o poder laxante dele, você pode misturar com óleo de coco. Sem contar que, ao menos para mim, fica mais fácil de passar, visto que óleo de rícino é mais espesso.

  • Se tiver dificuldade para tirar o óleo do cabelo quando lavar, use o método UCPE.

Como Protetor Térmico

Essa é top, hein! O Óleo de Rícino pode ser usado como protetor térmico capilar, protegendo os fios dos danos causados pelo calor do secador, escova, chapinha, babyliss e afins.

Passe algumas gotinhas do óleo no comprimento e nas pontas, e tá feito. Pode usar seu utensílio de calor preferido.

  • Lembrando que, mesmo se você não usar o Óleo de Rícino para essa proteção, sempre use algum protetor térmico antes de qualquer procedimento de calor.

Para Crescimento Capilar e Anti-Caspa

Essa é a principal razão da fama desse óleo: fazer o cabelo crescer mais rápido. Porém, pouca gente sabe que ele é um poderoso anti-caspa também.

Para usar o Óleo de Rícino como estimulante do crescimento capilar e combater a caspa ao mesmo tempo, é só passá-lo direto no couro cabeludo e na raiz dos cabelos.

Enquanto espalha o óleo, massageie bem o couro cabeludo, para que assim o óleo penetre melhor nos folículos pilosos (onde nascem os fios) e faça a sua mágica. Sem contar que essa massagem ainda estimula a circulação sanguínea da região, fazendo com que os folículos “trabalhem” com mais afinco.

Deixe agindo por umas 2 horas e lave.

Faça esse procedimento no máximo duas vezes por semana, tá? Se fizer demais, pode dar efeito contrário e acabar entupindo os folículos de óleo.

Como Reparador de pontas

Tá sofrendo com pontas duplas, fracas ou quebradiças? Pingue umas 2 gotinhas de Óleo de Rícino nas mãos e passe em todas as pontas que você quer reparar.


E aí, curtiu? Espero que sim 🙂 e se quiser ver mais conteúdos legais, segue nas redes: InstagramYoutubeFacebook.

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Como cuidar do cabelo branco ou grisalho: 5 dicas para mais brilho e maciez
Óleo de Rícino no Cabelo: 5 formas de usar esse aliado do Crescimento Capilar