Nós de Fada: O que são, como evitar e como remover

Conforme pedido pelas seguidoras na enquete que fiz lá no Instagram, o tema de hoje é: o que são, como evitar e como remover os famigerados Nós de Fada, que de fada não têm nada, pois dão uma dor de cabeça danada, rsrs.

Nós de Fada: O que são, onde vivem, como se reproduzem

Os nós de fada são aqueles nozinhos minúsculos que aparecem em nossos cabelos “do nada” (por isso o nome nós de fada) e que, na nossa cabeça, não faz sentido algum eles surgirem ali.

Alguns são tão pequenos que são difíceis de enxergar, mas super fáceis de sentir quando passamos a mão.

nó de fada
Imagem ampliada de um nó de fada.

Como surgem os Nós de Fada

Eles surgem quando um fio de cabelo se enrola no fio ao lado, ou até mesmo nele próprio. Mas o que faz com que eles realmente formem os nós, são alguns maus hábitos que você vai aprender a corrigir a seguir:

Como evitar os Nós de Fada

Como os nós podem surgir devido a várias causas, separei cada uma delas para que você perceba onde está errando nos cuidados com os seus cabelos e como evitar que os nozinhos apareçam para te incomodar.

Cuidado ao pentear ou desembaraçar

Você já deve ter ouvido falar que o melhor é sempre pentear o cabelo de baixo para cima, para ir desembaraçando os fios nas pontas primeiro, evitando piorar a situação se penteasse de cima para baixo.

Porém, uma coisa que nem todo mundo sabe, é que o melhor momento de fazer isso é com o cabelo molhado, de preferência quando estiver esperando a máscara de tratamento ou o condicionador agir, porque aí a maleabilidade dos fios vai estar bem mais alta, facilitando demais o processo.

Ah, e prefira sempre pentes ou escovas de dentes largos, para evitar maiores danos. Eu gosto muito de usar uma uma escova de borracha para pentear e desembaraçar. Pela minha experiência, essa foi a melhor escova que já usei, pois desembaraça fácil e não quebra os fios.

Desembarace com frequência

Não que você precise desembaraçar todo dia, até porque isso pode ferrar nosso cabelo, rsrs. O que rola fazer é desembaraçar toda vez que lavar o cabelo, sabe?

Por exemplo, no meu caso que sou cacheada, eu lavo o cabelo duas vezes por semana, então eu desembaraço toda vez durante o banho. Se você for lisa, talvez precise desembaraçar mais vezes, tem que ver o que o seu cabelo pede nesse caso.

Umectação

Fazer a umectação no seu cabelo toda semana ou a cada 15 dias ajuda muito a evitar os nós de fada, pois os óleos que usamos para esse tratamento nutrem os fios, alinhando, fechando as cutículas, controlando o frizz e ainda por cima criando uma película protetora ao redor do fio.

Isso faz com que, quando os fios resolverem se embolarem um no outro, eles “deslizem” com mais facilidade e não se prendam, além de não enrolarem em si mesmos também.

Hidratação e Reconstrução

Eu já podia ter dito que o ideal é ter um cronograma capilar completo rsrs. Porém, pra separar bonitinho, preferi dizer primeiro o porquê da umectação acima, para agora falar sobre a hidratação e a reconstrução.

Uma coisa é fato: o cabelo forte e saudável é o menos propenso a dar nós. E como ter um cabelo sempre forte e saudável? Fazendo uma rotina de hidratação, nutrição (umectação) e reconstrução. Ou seja, um cronograma capilar!

Assim seus fios se mantém com a saúde necessária para evitar esse e vários outros problemas. Top, né, rsrs?

Use toalha de micro fibra ou tecido de algodão após lavar o cabelo

Como vimos, uma das causas dos nós de fada é o atrito entre os fios. Então, quando você enxuga os cabelos com aquela toalha felpuda que você adora, dando aquela esfregada para tirar o excesso de água, os fios sofrem um atrito gigantesco entre eles, causando além dos nós de fada, um frizz desnecessário.

Usando a toalha de micro fibra ou um tecido de algodão (pode ser aquela camisa velha), lembrando de nunca esfregar no cabelo, mas sim apenas “apertar” o cabelo com ela, você retira o excesso de água e não dá todo aquele atrito aos fios.

Fronha ou touca de cetim

Da mesma forma funciona a fronha ou touca de cetim. Como as fronhas dos travesseiros normalmente são de algodão, elas estimulam o atrito dos fios durante a sua noite de sono.

Troque a fronha por uma de cetim, ou use uma touca de cetim (se o seu cabelo couber, rsrs), que aí você elimina mais um problema.

Use protetor térmico

O calor é um dos maiores vilões para a saúde dos nossos fios, pois ele abre as cutículas e retira grande parte da umidade e oleosidade deles. Aí o cabelo pode ficar ressecado, áspero e propenso a dar nós e frizz.

Por isso, se você realmente precisa usar secador, chapinha, ou qualquer coisa que esquente, use um protetor térmico antes, tá? Sério, não esquece.

Como remover os Nós de Fada

A verdade dói, mas é necessária, rs. Não tem muito o que fazer pra remover esses nós… Porém, você pode tentar a dica abaixo e ver o que acontece:

Usar agulha

Se conseguir enfiar uma agulha dentro do nó, você pode acabar desatando ele. O problema é que, às vezes, o nó é tão fechadinho que nem a agulha entra. Mas não custa tentar!

Agora, se não der certo, tente passar um pouquinho de óleo para o fio ficar “mais escorregadio” e abrir melhor. Se também não for o suficiente para desatar o nó, aí só resta:

Cortar fora

Tá aí uma coisa que resolve na hora, sem falhas, rsrs.

A vantagem de cortar os nós de fada, é que normalmente eles estão nas pontas. Então, acaba sendo um favor ao seu cabelo, já que é sempre bom cortar as pontas a cada 3 ou 4 meses.

Outro ponto é que, se você conseguir desatar o nó com a agulha como dito acima, é grande a chance do seu fio estar danificado na área do nó, dando aquela aparência de fio quebrado e pendurado, sabe?

Então, o melhor a se fazer é evitar ao máximo a formação dos nós (não diga, rsrs), para não termos essa dor de cabeça de tempos em tempos.

Espero ter ajudado e não se esqueça de acompanhar também o canal do youtube e principalmente os stories do Instagram para mais dicas inéditas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Costa (@pergunteaumamulher) em

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Óleo de Rícino no Cabelo: 5 formas de usar esse aliado do Crescimento Capilar
Nós de Fada: O que são, como evitar e como remover