Há alguns dias atrás, perguntei nos stories do Instagram dúvidas que as seguidoras poderiam ter a respeito dos cabelos. Eis que uma delas trouxe um assunto bem interessante, dizendo que muita gente diz que usar óleo de coco no cabelo não é bom e que pode até fazer mal para os fios.

Mas será que é isso mesmo? Será que, mesmo esse óleo sendo tão famoso para o tratamento capilar, pode acabar fazendo mal aos fios?

É isso que vamos entender nesse post, desmistificando alguns mitos e trazendo algumas verdades sobre o “bem” e o “mal” do óleo de coco nas madeixas.

Óleo de Coco faz mal para os cabelos?

Como esse óleo é super famoso entre as pessoas que criam conteúdo sobre cabelos, quando você usa e não dá muito certo para você, acaba dando a sensação de que você “usou errado”, não é mesmo?

Enfim, é claro que pode ser que você esteja “usando errado” mesmo, mas pode não ser também, rsrs. Calma que você já vai entender tudinho!

Óleo de Coco não funciona para todos os tipos de cabelo?

Há quem diga que o óleo de coco só “funciona” se o cabelo estiver todo detonado e ressecado, e que se o cabelo estiver mais saudável, ele não faz efeito. Ou ainda que pode deixar o cabelo pesado e com as cutículas tão fechadinhas que impedem até a hidratação de entrar nos fios.

O que digo sobre isso é o seguinte: o óleo de coco pode ser bom sim para o cabelo, tanto que ele faz parte da etapa de nutrição do cronograma capilar de muita gente que ama e, basicamente, só usa esse óleo para esse fim. Além do mais, todo cabelo precisa de um cronograma capilar para se manter na sua melhor saúde, mesmo os mais “saudáveis” ou balanceados, entende?

O ponto de atenção aqui é que, mesmo a nutrição com o óleo de coco sendo boa por trazer nutrientes aos fios, essa etapa não pode ser feita o tempo todo, pois aí sim pode pesar o cabelo, ou até mesmo dar efeito rebote!

A única etapa que o cabelo “aceita” mais vezes é a hidratação. Já a nutrição eu recomendo fazer 1 vez por semana, ou até de 10 em 10 dias se o cabelo pesar muito com essa quantidade de vezes.

Já se o cabelo estiver danificado, pode fazer 2 vezes por semana no máximo, pois também pode pesar e não ficar tão legal, ainda mais se você sempre usar o óleo puro e sem nenhuma misturinha com cremes e afins.

O óleo de coco não absorve bem no cabelo?

Outro ponto que pode fazer do óleo de coco algo não tão poderoso para o cabelo, é o que uma especialista me falou há um tempo atrás:

Ela disse que o fato do óleo de coco puro possuir moléculas muito grandes, dificulta bastante que os fios absorvam seus nutrientes. Por isso ela disse que é melhor usar o óleo de coco na sua forma industrializada, tais como as máscaras à base de óleo de coco, pois assim as moléculas estariam mais quebradas (leigamente e resumidamente falando) e isso facilitaria a absorção.

Na minha opinião, isso que ela disse faz muito sentido! Porém, eu ainda gosto bastante do óleo de coco puro e 100% vegetal.

Eu penso assim: se eu uso e, na quantidade certa, sempre deixa meus fios mais bonitos, algo eles pegam sim, né? rs.

É por essas e outras que sempre devemos observar como cada dica e novidade “bem falada” se comporta no nosso cabelo, pois a real mesmo é seu espelho que te dirá após o tratamento.

Agora vamos falar sobre usar o óleo de coco do jeito “certo ou errado”, bem como o que acontece quando temos a impressão de que é super difícil retirá-lo dos nossos fios.

Como passar o óleo de coco da forma correta?

Esse é um ponto que realmente pode influenciar bastante no resultado final, tanto se passar errado no cabelo, quanto se retirar errado após a umectação.

Bora ver alguns pontos:

Cuidado para não passar óleo demais

Isso é super comum de acontecer: quando exageramos na dose e passamos óleo demais no cabelo, deixando ele todo “emplastado”, sabe?

Isso pode deixar seu cabelo pesado e “saturado”, além de dificultar bastante a retirada depois.

Tente passar apenas uma fina película

Quando for passar, passe uma fina película ao longo de todos os fios. Isso geralmente já é o suficiente para nutrir os cabelos sem pesar.

Tente ficar mais tempo com o óleo no cabelo

Quando eu uso o óleo de coco no meu cabelo para umectar, eu gosto de deixá-lo durante uma noite inteira, a fim de que o cabelo não só absorva bem, como consequentemente, fique mais fácil a retirada enquanto ele absorve o máximo possível de nutrientes.

Só preste atenção na qualidade do seu óleo e garanta que ele seja 100% vegetal, tá bom? Do contrário, é melhor seguir a sugestão de ação presente no rótulo do produto.

Passe nas pontas

Se você acha que seu cabelo não está precisando tanto de óleo, mas as pontas então secas ou espigadas, vale a pena passar só nas pontinhas.

Aí você pode ir testando subir o óleo para o resto do cabelo e sempre observar como ele reage. Seguindo essas dicas de parte em parte e observando cada uma delas, fica muito mais fácil perceber a melhor forma de usar o óleo de coco no seu cabelo.

Como retirar o óleo de coco do cabelo?

Para retirar o óleo do cabelo, você pode passar o Yamasterol amarelo nos fios antes de lavá-los, como se fosse um pré-shampoo. Isso facilita que o produto saia durante a lavagem.

No meu cabelo eu apenas lavo direto, pois como deixo o óleo agindo por várias horas e sigo as dicas que dei nessa postagem, o cabelo meio que já absorveu quase tudo, e aí não sinto falta de retirar nenhum extra.

Também existe o famoso método UCPE para retirar os óleos dos fios. Inclusive, temos um post completo apenas sobre o que é o método UCPE e como fazer.

Dicas extras!

Se, depois de todas essas dicas o seu cabelo ainda não deu certo com o óleo de coco, ainda temos mais algumas cartas na manga:

1. Misturinha de óleos

Tente misturar o óleo de coco com algum outro óleo vegetal que você gosta, tal como por exemplo o óleo de coco com óleo de abacate. Aí você vê como fica no seu cabelo.

2. Misturinha com máscaras

Outra forma de misturinha é colocar 1 colher de café de óleo de coco dentro da quantidade de máscara (de hidratação ou nutrição) que você for usar no dia, dando uma “potencializada” na máscara.

Além de que, dessa forma, o óleo fica mais diluído e pode acabar agradando mais o seu cabelo.

E é isso! Espero que esse conteúdo tenha ficado claro para você! Se quiser ver mais detalhes sobre o assunto, é só dar o play abaixo:

Para mais conteúdos inéditos, acompanhe nas redes: Instagram – Youtube – Facebook.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.