Pratas podem durar uma vida inteira, porém, quando elas começam a escurecer e a “pretejar”, a gente acaba se perguntando: “ok, sei que tem como limpar, mas seria melhor usar alguma flanela mágica, ou um líquido limpa pratas para polir e tirar a oxidação dessa joia?”

Como uma pessoa que ama pratas e acredita inclusive no significado energético das mesmas, faço questão de, sempre que der, deixá-las bem limpas e até mesmo energizá-las no sol. Ok que esse papo de energizar no sol vai um pouco mais da crença de cada um, mas sobre tirar o aspecto escurecido e oxidado, todas nós desejamos, né?

Então, vou te contar sobre quando indico usar a flanela, quando indico usar o líquido e quando indico usar o combo com ambos, combinado?

Quando, como e qual é a melhor forma de usar a flanela mágica limpa pratas?

Sabemos que basta esfregar a flanela no acessório de forma rápida e precisa que já limpa, certo?

Certo e errado.

Certo porque se a superfície do brinco, colar, anel ou seja lá qual acessório for, tiver uma superfície mais plana, limpa perfeitamente bem mesmo! Desde que seja prata ou folheado de fato, claro.

Porém, se o seu acessório tiver muitas curvas, vincos e detalhes trabalhosos de essa flanela acessar, você provavelmente perceberá (se é que já não fez e percebeu) que ficam algumas áreas ainda escurecidas pela falta de acesso do “produto mágico” nelas, e é aí que indico mais o líquido limpa pratas.

Como usar o líquido limpa pratas?

É sempre legal ler o rótulo da marca do líquido que você comprou. Porém, em geral, é pedido que você mergulhe a joia no produto e deixe agir por alguns minutos. Depois enxágua e deixa secar.

Só que existem alguns poréns aí…

Apesar do líquido limpa pratas limpar bem melhor as partes mais difíceis de serem acessadas pela flanela, e ainda que muitos fabricantes não sugiram você esfregar com uma escovinha de dente extra macia (já usada apenas para isso, tá?), nem nada, eu indico sim que você faça isso (usar uma escova extra macia) quando a sujeira está mais intensa e profunda.

Digo isso porque apenas o líquido não costuma tirar 100% da parte escura da prata, caso você não dê uma ajudinha extra depois de já ter deixado alguns minutos de molho e ver que não foi o suficiente. Porém, se a “sujeira” não está tão intensa, pode ser que seja suficiente sim. Tem que testar para ver se precisará dar essa polida extra, ou não.

Quando usar o combo flanela mágica e depois o líquido para limpar pratas?

Eu pessoalmente acho sempre melhor usar ambos, visto que, na minha opinião, a flanela mágica costuma limpar melhor todas as áreas que ela consegue alcançar do que o líquido. Porém, como o líquido (por ser líquido) penetra melhor nas partes de mais difícil acesso, ele se torna muito importante para limpar joias como, por exemplo, esse meu colar de dragão:

Nessa foto ele nem estava limpo ainda, porém, percebe o quanto de detalhes ele tem e o quanto seria praticamente impossível uma flanela limpar tudo?

Nisso eu limparia ele com a flanela, depois com o líquido e depois ainda daria um acabamento extra com a flanela novamente.

Posso lavar a flanela mágica limpa pratas?

Não, você não pode lavar a flanela mágica, pois a mesma perderia o produto “mágico” que possibilita que ela limpe a prata. Então, eu pessoalmente gosto de, depois de já tê-la deixado escura em todas as suas áreas, comprar outra.

Se quiser ler mais sobre lavar ou não a flanela, já escrevi um post só sobre isso aqui pelo blog.

Posso reaproveitar o líquido limpa pratas?

Muitos dizem que sim, e tem gente que gosta inclusive de devolvê-lo ao pode original após usado.

Eu particularmente prefiro reaproveitar de outro jeito, que é tentando usar a quantidade exata, e aí o que sobra (geralmente bem pouco justamente por ter tido esse cuidado), eu uso para limpar tarraxas e objetos menores, até ele acabar naturalmente e não precisar devolver o líquido sujo para o líquido limpinho, sabe?

Você tem mais alguma dica ou preferência para limpar pratas? Deixe aqui nos comentários.

Para mais conteúdos interessantes e inéditos, acompanhe também nas redes sociais e no canal do youtube: Instagram – Youtube – Facebook.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.