Por que meu cabelo não cresce? – Dicas para crescimento capilar

Por Posted on 5 min. de leitura 51 views

E aí que você tá toda bonitona na transição capilar (ou não), prontinha pra começar a arrasar com vários cremes e penteados que estão só esperando a hora certa e… o cabelo tá há décadas na altura do queixo! Não dá uma raiva quando parece que o cabelo não cresce nunca?

Não se aflija que vou tentar te ajudar com os possíveis motivos disso. Daí a gente combina assim: eu faço a minha parte ao compartilhar, você a sua ao seguir as dicas e, daqui a alguns meses, a gente se encontra com um cabelão, ok?

PS: Apenas pra lembrar que nada do que eu disser aqui é uma regra absoluta. Cada cabelo reage diferente a um determinado procedimento, sendo que uma dica milagrosa para mim, pode não ser tão milagrosa para você, e vice-versa. Então, bora testar e achar o que funciona melhor para nossos cabelos, ok?

Antes de tudo, é válido saber que o cabelo cresce cerca de 1 cm a 1,5 cm por mês, então, se seu cabelo cresce mais ou menos isso por mês, relaxa que tá tudo certo e você só é impaciente kkkk.

Outra coisa que é óbvia, mas vale a pena falar, é que cabelos cacheados e/ou crespos parecem crescer muito mais devagar, pois o fio cresce fazendo cachinhos ou curvas. Então, pra ver melhor, é bom com usar o cabelo molhado ou esticar os fios na hora de medir pra saber se está crescendo dentro da normalidade ou não.

Dito isso, vamos aos principais motivos para seu cabelo não crescer:

Fazer apenas Hidratação

Já recebi muitas perguntas de seguidoras falando exatamente assim: “Lu, estou sempre cuidando do meu cabelo,  faço hidratação direto, mas mesmo assim ele nunca cresce!”

De fato, a etapa da Hidratação no Cronograma Capilar é a etapa que nosso cabelo mais precisa, mas não podemos esquecer das outras duas etapas, que são a Umectação e a Reconstrução, que são super importantes para manter o cabelo saudável.

Pensa assim: imagine que seu cabelo é como uma planta. Essa planta consegue se manter saudável por bastante tempo apenas sendo regada com água? A resposta é claro que não, pois tão importante quanto a água, é a qualidade da terra em que ela está plantada, já que ela extrai os nutrientes que precisa dessa terra (por isso existe o adubo), além de também precisar da luz do Sol para fazer a fotossíntese. Ou seja, tanto nossos cabelos quanto a plantinha precisam de algumas coisas essenciais para serem saudáveis e fortes, não apenas uma ou outra em isolado.

Então já sabe, bora fazer a Umectação e a Reconstrução também, viu?

Problema Nutricional ou de Saúde

Aqui já envolve nossa saúde e alimentação. Sabemos que a forma que nos alimentamos influencia diretamente na saúde do nosso corpo, inclusive dos cabelos.

Nesse caso, é bom procurar um nutrólogo, um nutricionista, ou ainda um dermatologista (eu prefiro sempre ter a opinião de vários profissionais, de preferência dessas 3 áreas) para te ajudar a saber se você tem algum problema que está prejudicando seus fios a se desenvolverem ou não. Por exemplo, o nutrólogo pode indicar exames que mostrem se está faltando alguma vitamina ou nutriente que está te prejudicando nesse aspecto, e o dermatologista pode ver se o couro cabeludo está ok e se os folículos não estão com problema. E por aí vai.

Ah, e outra coisa super importante: beba muita água! Além de hidratar e ajudar no funcionamento do corpo, também ajuda os fios e o couro cabeludo.

Lembre-se que quando o corpo não está bem, os primeiros a sofrerem são os cabelos e as unhas, pois como dizia meu professor de biologia, “não precisamos tanto deles, então o corpo, inteligente como sempre foi, acaba colocando-os no prejuízo antes de outros órgãos vitais”.

Química no cabelo aliado à falta de cuidado

Esse é um fator extremamente comum entre as mulheres que possuem química no cabelo, devido ao fato de que o cabelo quimicamente tratado precisa de muito mais cuidados do que um cabelo virgem, por exemplo. E se a mulher der a louca e fazer várias químicas, aí que lascou mesmo!

A química junto à falta de cuidado apropriado faz seu cabelo ficar fraco, sem brilho, com uma enorme facilidade em quebrar e, em casos mais extremos, pode causar até corte químico.

O ideal é fazer um preparo antes da química, inclusive fazendo uma reconstrução, e não deixar pra fazer só após o procedimento químico.

Fiz um vídeo onde explico melhor como cuidar e salvar um cabelo pré e pós-química:

Poros do Couro Cabeludo Entupidos

Se tem uma coisa que as cacheadas e crespas amam é um bom creme, não é mesmo? Porém, pode acontecer de sobrar resíduos de creme de pentear, manteiga, condicionador e afins no couro cabeludo. Daí com o tempo, esses resíduos vão obstruindo os poros dos fios atrapalhando o crescimento e a “respiração” dos mesmos.

Por isso, sempre insisto que devemos enxaguar muito bem os cabelos depois de passar algum creme, máscara etc. Na dúvida: leia o rótulo e o modo de usar cada produto.

Uma coisa que ajuda muito nisso é a Esfoliação Capilar, que serve justamente para limpar mais a fundo os resíduos impregnados no couro cabeludo e nos fios, pois sabemos que por mais que a gente enxague e cuide bem, mais cedo ou mais tarde algo acaba acumulando, né?

Tenho um caso interessante sobre isso: conheço uma pessoa que sofria com problemas de crescimento capilar e, após começar a usar um esfoliante capilar regularmente, o cabelo dela cresceu mais rápido do que nunca, mostrando o quão importante é manter os poros e fios limpos.

Também fiz um vídeo sobre o assunto desse post:

Me diga nos comentários se você sofre com esses problemas ou se já solucionou de alguma forma, pra gente trocar umas ideias, tá bom?

Até a próxima!

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário/dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Azeite de Oliva no Cabelo – Qual a Diferença entre o Virgem e o Extra Virgem?
Por que meu cabelo não cresce? – Dicas para crescimento capilar