Como acabar com o frizz dos cabelos?

Quem é que nunca sofreu com aqueles cabelinhos arrepiados que desalinham nosso penteado e fazem parecer que nosso cabelo está todo bagunçado? Seja lisa, ondulada, cacheada ou crespa, o frizz aparece para todas nós. Neste post, vou te mostrar como acabar com o frizz, ou melhor, como diminuir o problema, visto que não existe cabelo zero frizz. E, tão importante quanto: prevenir para que ele incomode o mínimo possível no seu dia a dia.

O que é o frizz, afinal?

Nada mais é do que aqueles cabelinhos rebeldes que não acompanham a forma do resto do cabelo. Sabe aquele cabelo de quem parece que tomou um choque? Ou que acabou de acordar? Então, é ele!

Como surge o frizz?

As causas podem ser várias, inclusive podendo ser mais de uma ao mesmo tempo. As principais são:

  • Umidade do ar – essa é uma das mais comuns, pois quando estamos com o cabelo seco e o ar está úmido, os fios ficam com carga negativa e acabam um repelindo o outro, ficando “pra cima”;
  • Eletricidade estática – Além da umidade do ar, usar pentes ou escovas de plástico ou metal também carregam os fios com cargas negativas. O melhor é usar utensílios de madeira ou ainda emborrachados para não provocarem frizz;
  • Cabelos ressecados – os fios ressecados, além de possuírem as cutículas abertas, tendem a buscar a umidade do ar para se equilibrar, fazendo com que se arrepiem mais ainda;
  • Ar seco, Sol demais ou muito vento – desidratam e embaraçam os fios. E lembre-se, cabelo sem água (= desidratado) é uma das causas do problema.
  • Tratamentos químicos – as colorações e alisamentos, por exemplo, podem abrir as cutículas dos seus fios deixando-os com aspecto áspero e mais suscetíveis à quebra. Daí, o frizz aparecer é questão de pouco tempo.

Como acabar com o frizz dos cabelos

Hidratação

Como as principais causas do frizz vêm da falta de tratamento, uma das formas mais poderosas de combatê-lo é fazendo hidratação pelo menos uma vez por semana.

Também vale a pena fazer umectação para repor os óleos dos fios ajudar a manter a hidratação feita.

Lavar menos

Evite lavar o cabelo muitas vezes na semana. Por exemplo, se você for lisa ou ondulada, lave dia sim dia não, alternando com shampoos comuns e shampoos sem sulfato, pois o sulfato causa ressecamento se usado demais.

Já se for cacheada ou crespa, lave no máximo duas vezes por semana. De preferência intercalando com shampoos sem sulfato ou hidratantes, pois nossos cabelos já são mais ressecados por natureza.

Sempre que lavar, finalize com um condicionador ou tratamento condicionante para selar as cutículas dos fios. Mas isso vale para todo e qualquer tipo de cabelo. Inclusive para as lisas que não gostam muito dessa parte (com certeza porque não encontraram o condicionador ideal ainda).

Na dúvida, lembre-se que o shampoo limpa e abre as cutículas, enquanto o condicionador sela as cutículas. E cutícula bem selada é tudo de bom para um cabelo com menos frizz.

Temperatura da água

Evite lavar os cabelos com água quente, pois o calor abre as cutículas e retira a hidratação dos fios.

Umectação

Como dito anteriormente, umectar o cabelo ajuda muito a combater o frizz, pois fora ajudar a manter a hidratação feita, a umectação repõe os nutrientes, alinha e protege os fios.

Desembaraçar corretamente

Na hora de pentear e desembaraçar, se não fizermos da maneira certa, podemos quebrar os fios e arrepiá-los todinhos.

Para cabelos lisos e ondulados, só desembarace quando estiver com o cabelo seco, pois os fios molhados ficam inchados e o pente ou escova podem arrebentar os fios com o atrito das cerdas.

Para cabelos cacheados e crespos, desembarace com eles úmidos ou molhados, caso contrário eles ficam super armados e perdem a definição dos cachos.

Para todos os cabelos, use pentes ou escovas de madeira ou emborrachados, para evitar a eletricidade estática. De preferência com as cerdas largas, pra diminuir o atrito e não danificar os fios.

Secar corretamente

Sempre que for secar o cabelo, tire todo o excesso de água primeiro. A melhor forma é usando uma toalha de microfibra ou até uma camisa de algodão. Se for cacheada, isso inclusive faz parte da técnica plopping, que seca e define os cachos ao mesmo tempo.

Nunca esfregue a toalha ou o tecido nos fios, pois o atrito pode causar o frizz.

Se for secar com secador, use alguma proteção térmica para que seus cabelos não sejam danificados pelo calor. Existem vários protetores térmicos, como sérums, sprays, leave-ins etc. Escolha a textura que preferir.

Leave-ins e finalizadores

Esses são uma das maneiras mais práticas e rápidas para controlar o frizz, pois você pode passar no cabelo seco a qualquer momento do dia, dando aquela “acalmada” na rebeldia das madeixas.

Prefira finalizadores ou leave-ins com óleo de coco, argan ou ojon na composição.

Para crespas e cacheadas, pode usar óleo puro também. No meu caso, adoro usar óleo de ojon direto no cabelo, pois é um óleo super levinho e controla o frizz na hora.

Co-Wash

Lava os cabelos demais? Então, experimente intercalar as lavagens fazendo o uso da técnica Co-Wash. Isso ajudará os seus fios a não perderem tantos nutrientes, que claro, resultam em mais frizz.

Touca e fronha de seda ou cetim

As lisas que sofrem com o frizz deveriam aprender com a gente kkk

Na hora de dormir, pra evitar que o cabelo fique criando atrito, e por consequência gerando mais frizz, o ideal é protegê-lo com uma touca de seda ou cetim, ou ainda usar uma fronha de seda ou cetim no seu travesseiro. Isso ajuda muito a evitar o atrito dos fios.

E é isso, cachudas e lisudas do coração. Espero que esse post tenha sido útil e até a próxima!

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário/dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Como acabar com as pontas finas e ralas no cabelo?
Como acabar com o frizz dos cabelos?