CO-WASH: o que é e como fazer

Sabe quando a gente lava nosso cabelo com todo aquele ritual majestoso, mas logo depois se lembra que amanhã é dia de suar na academia? Dá uma vontade gigante de desistir, não é? kkkk. Pois bem, esse é um exemplo de uma situação ideal para se fazer o Co-wash!

Ficou curiosa de como funciona isso? Vem comigo que você vai aprender tudo sobre essa técnica:

O que é Co-wash, afinal?

Podemos dizer que Co-wash é o ato de lavar os cabelos usando o condicionador – ou produto específico – no lugar do shampoo. Quem pratica as técnicas Low e No Poo com certeza já conhece bem.

Porém, apesar da resposta simples, existem alguns detalhes que devemos prestar atenção, por exemplo:

Com quais produtos posso fazer?

Apesar de termos dito que basta lavar com condicionador no lugar do shampoo, não é qualquer condicionador não! Precisa ser necessariamente um condicionador sem parafina, petrolatos e silicones insolúveis, pois esses elementos se agarram nos fios de uma forma que apenas o sulfato dos shampoos consegue tirar, aí perderia todo o sentido fazer o co-wash.

Para esse fim, eu gosto muito de usar o Yamasterol amarelo e o Condicionador de Limpeza Botica Cachos Perfeitos, da Bio Extratus. Inclusive, esse último possui uma textura até mais de shampoo do que de condicionador propriamente dito. Apesar de também condicionar.

Então, fica a dica pra quem não gosta da textura em creme do Yamasterol e outros produtos. Só lembra que ambos servem bem para esse fim. A diferença seria mais no gosto pessoal e textura nesse caso mesmo.

Melhores Produtos para Co-wash

Mas Lu, condicionador limpa o cabelo?

A resposta é: sim! Muitos condicionadores também possuem elementos de limpeza, com a diferença de serem bem menos agressivos e de manterem a oleosidade natural dos fios, mantendo o cabelo hidratado.

Quando eu devo fazer o Co-wash?

Primeiramente, se você faz Low e/ou No Poo, você provavelmente já faz, ou faz e não sabia que faz kkkk.

Depois, se você não faz Low/No Poo, o Co-wash é ideal para situações em que você precisa lavar o cabelo de forma mais rápida ou fora da rotina comum de lavagem, tal como depois de um dia quente ou que você tenha feito exercícios físicos (tem gente que se exercita todo dia, por exemplo). Tudo isso afim de evitar um pouco o uso excessivo do shampoo.

A ideia é você limpar os fios e o couro cabeludo sem precisar passar por todo o seu ritual de lavagem (shampoo, máscara, condicionador, etc) e, principalmente, evitar a agressão que o uso mais frequente de um shampoo pode causar, como ressecamento e enfraquecimentos dos fios.

Tem gente faz o Co-wash entre as lavagens. Por exemplo: a pessoa lava o cabelo com todo o ritual de limpeza e tratamento uma vez por semana, mas entre uma lavagem e outra, faz um Co-wash pra não chegar na outra semana com o cabelo muito sujo, entende?

Como fazer o Co-wash?

Basta usar o produto como se fosse um shampoo convencional. Ou seja, passando na raiz (por isso não pode ser qualquer condicionador ou creme), massageando bem o couro cabeludo e enluvando o comprimento dos fios. Depois, é só enxaguar!

E você, já fez ou tem vontade fazer? Me conta nos comentários abaixo!

Beijos!
signature

Compartilhe

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário/dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.