Como fazer reconstrução em casa? – Cabelos mais fortes e encorpados!

A gente já sabe que, para termos o cabelo lindo e bem cuidado, precisamos fazer nosso cronograma capilar todo certinho e bonitinho, né? Também sabemos que o cronograma é divido em Hidratação, Umectação e Reconstrução. Então, no post de hoje, vou falar sobre como fazer a reconstrução em casa, sem precisar de salão nem nada.

Vem comigo que, mesmo que você já saiba fazer, com certeza algum detalhe a mais você vai aprender!

Resumidamente, reconstrução é o procedimento de recuperar a queratina dos fios, devolvendo sua massa e força.

Para esse post, vou ensinar como fazer a reconstrução usando queratina líquida; tipo aquelas que estão à venda nas lojas de cosméticos, sabe? Também existe queratina em pasta, creme e outros formatos, mas vou focar na forma líquida que é a que mais tenho usado atualmente e serve para qualquer tipo de cabelo, desde crespos a lisos.

Quando for comprar, prefira sempre as que vêm em embalagem spray, OU compre um spray/borrifador que vende nas casas de embalagens. Daí é só colocar a queratina líquida nele e pronto, você acaba de ter um spray de queratina!

Reconstrução em casa
A que eu uso atualmente é essa da Sfera Profissional, da Nazca. Mas qualquer uma líquida pode ser colocada nesses borrifadores (limpos!) também.

Quem deve fazer reconstrução?

Todo mundo, gente! Todo cabelo, virgem ou não, independente da cor, textura ou curvatura, perde queratina com o passar do tempo. Se fizer química, aí que a queratina vai embora rápido mesmo.

Então não tem desculpa pra não fazer, tá? Lembra que a queratina é a maior parte da composição do cabelo, então temos que fazer, sim!

Quantas vezes devo fazer essa reconstrução?

Eu recomendo fazer uma vez por mês.

Há quem diga que, se o cabelo estiver muito danificado, pode ser feito a cada 15 dias. Esse é um ponto de muita atenção, pois como a reconstrução é um procedimento forte, se o seu cabelo estiver fraco e quebradiço demais, ele pode acabar arrebentando mais ainda!

Nesse caso, é necessário fazer hidratação e umectação até sentir que os fios estão ficando um pouco mais “saudáveis/maleáveis”, para aí sim fazer a reconstrução.

Na verdade, se você for perfeccionista como eu, é sempre bom manter o cronograma capilar em dia, inclusive antes de receber todo e qualquer procedimento químico. Assim você garante mais preparo tanto para o cabelo absorver, quanto para manter os processos feitos – seja no salão, ou em casa.

Reconstrução com queratina líquida pura

Primeiro de tudo, lave o cabelo normalmente. Eu gosto de, sempre antes da reconstrução, fazer uma hidratação durante a lavagem. Mesmo estando com o cronograma capilar em dia.

Depois de lavado, não passe nenhum tipo de finalizador ainda, pois não queremos resíduos de nenhuma espécie nos fios que vão receber a queratina líquida.

Com os cabelos úmidos, borrife o spray de queratina líquida por todo o cabelo, pegando toda a extensão dele. Ainda que passe tudo uniformemente, gosto de caprichar nas pontas, já que costumam ser mais esquecidas e danificadas.

Reconstrução em casa
Borrifando a queratina no cabelo.
  • PS: Evite passar a queratina com o cabelo encharcado, pois a água dos fios vai escorrer e levar a queratina embora junto. Tire o excesso de água com uma camisa de algodão ou toalha de micro fibra. Só não esfregue a toalha no cabelo pra não embaraçar e criar frizz.

Depois de passar no cabelo todo, é só finalizar como de costume: usando seu finalizador ou creme de pentear.

Eu prefiro esperar secar naturalmente, mas pode ser usado o difusor (ou secador, se for lisa), já que o calor ajuda a selar a queratina nos fios. Só não esqueça do protetor térmico caso prefira essa opção.

Seu cabelo fica pesado no dia que foi reconstruído?

Uma coisa que acontece quando faço a reconstrução é que o cabelo fica um pouco pesado devido à queratina. Então, fica mais difícil fazer o volumão que eu adoro. Nisso acabo preferindo fazer no dia que for ficar em casa, ou não for fazer nada de especial para bater cabelão por aí. Mas se você prefere menos volume, então tá ótimo kkk.

Reconstrução com máscara de tratamento batizada com queratina

Outra forma de reconstruir, é batizando seu creme ou máscara de tratamento. Não é tão eficaz quanto a outra, pois a quantidade de queratina é menor, é diluída, e você ainda enxágua no final.

Ainda assim, ela útil para quando você acha que seu cabelo não precisa de uma reconstrução completa, mas apenas uma força a mais.

Você pode usar aquelas queratinas que vêm em ampolas ou potinhos, daquelas que vendem em farmácia mesmo, sabe? Aí você separa uma quantidade do seu creme ou máscara de tratamento (só aquilo que você vai usar) e batiza ela com o líquido dessa ampolinha. Já pode usar uma ampola inteira, visto que elas costumam vir em pequenas dosagens mesmo.

Depois, é só passar a máscara ou creme batizado no seu cabelo durante a lavagem como você sempre usou, com a diferença de que ele estará enriquecido com essa queratina.

E lembre-se, mesmo com ele saudável, nunca exagere na reconstrução do seu cabelo, tá? Do contrário, ele pode acabar ficando rígido e não tão bonito quanto você gostaria.

Para ver o passo a passo em mais detalhes, assista o vídeo abaixo.

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário/dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Como acabar com o frizz dos cabelos?
Como fazer reconstrução em casa? – Cabelos mais fortes e encorpados!