Quando vamos tratar dos nossos cabelos, é super comum encontrarmos as famigeradas pontas duplas, que contribuem para a má saúde dos fios e prejudicam a aparência deles. Mas o que são elas? Como elas surgem? Como acabar com as pontas duplas de vez? Vem comigo que você entenderá tudo sobre o assunto e aprenderá como resolvê-lo da melhor forma possível.

O que são as Pontas Duplas?

Sabe quando você pega as pontas do seu cabelo e percebe que os fios parecem ter mais de uma ponta? Como se fosse uma bifurcação ou um “garfo”?

pontas duplas - o que são

Parece bizarro pensar num fio com mais de uma ponta, mas é assim mesmo que elas são, rsrs. Inclusive, um só fio pode acabar tendo várias pontas ao invés de só duas, parecendo uma “vassourinha”. Caso isso aconteça com você, não se preocupe que o tratamento é o mesmo das pontas duplas comuns, tá?

Como as Pontas Duplas surgem no cabelo?

As pontas duplas surgem devido a uma série de fatores, mas todos eles relacionados à falta de saúde do fio. São eles:

Ressecamento

Uma das principais causas das pontas duplas é o cabelo ressecado, que faz com que o fio perca água e nutrientes devido às cutículas estarem abertas.

As cutículas são como “escamas” que cobrem a parte mais externa do fio, que podem abrir e fechar, como se fossem “portinhas” que controlam a entrada e a saída de umidade e nutrientes do fio.

Quando o cabelo está ressecado, essas cutículas ficam muito abertas, fazendo com que os nutrientes escapem, deixando o fio fraco, poroso e áspero, causando, além de outros problemas, as pontas duplas.

Fontes de calor como secadores, chapinhas e afins

Usar secador, chapinha, babyliss ou qualquer outra coisa que traga calor ao cabelo, inclusive lavar na água quente e pegar muito Sol sem proteção, faz com que as cutículas dos fios se abram, estimulando o ressecamento. E, conforme vimos acima, cabelo ressecado é um ótimo estimulador de pontas duplas, caso você demore demais para reverter o problema.

Procedimentos químicos como descolorações, relaxamentos e alisamentos

Muitos procedimentos químicos, para dar o efeito que queremos, precisam alterar a estrutura do fio. Ou seja, a parte mais interna do fio que fica por baixo das cutículas.

É por isso que nosso cabelo fica tão fragilizado depois de fazer esse tipo de química, o que contribui bastante para o aparecimento das pontas duplas.

Eu por exemplo vivia com esse problema quando fazia relaxamento no meu cabelo =(

Falta de Hidratação e Umectação

Aqui eu poderia dizer até “falta de cuidados”, rsrs. Para mim, hidratação e umectação são tratamentos básicos que todo mundo deveria fazer de tempos em tempos. Porém, quando deixamos de hidratar (repor a umidade do fio) e umectar (repor a gordura e nutrientes), o cabelo tende a ficar esfarinhado, desalinhado e com pontas duplas.

Falta de Finalização

Este é um ponto que as cacheadas e crespas levam bem mais a sério do que as lisas e onduladas.

Entre outras coisas, a finalização é responsável por selar as cutículas, proteger e dar forma aos fios. Então, ficar sem finalizar o cabelo, ou seja, sem usar finalizador, creme de pentear, etc – pode fazer com que as pontas fiquem mais vulneráveis às agressões externas, deixando-as espigadas, secas e duplas.

Como acabar com as Pontas Duplas de vez?

Agora que já vimos as principais causas, bora ver como tratar o problema das pontas duplas da melhor forma:

Faça mais Umectação

A etapa de umectação é muito fácil de ser negligenciada, ainda mais quando envolve usar óleos vegetais, ficar com o cabelo “seboso” e depois ter que retirá-lo. Porém, considero um tratamento muito importante para tratar das pontas duplas, pois o óleo, além de nutrir, sela as cutículas e alinha o fio. Sem contar que ele também ajuda a manter a umidade (hidratação) dentro dos fios.

Falando nisso…

Hidrate o cabelo pelo menos uma vez na semana

Hidratação é uma etapa que quase todas nós já conhecemos, porém, nem todas fazemos na frequência correta.

Como água e umidade são coisas que o cabelo perde com mais facilidade, a hidratação deve ser feita com mais frequência, sendo de, no mínimo, uma vez por semana.

Como sou cacheada e lavo o cabelo (em média) duas vezes por semana, costumo hidratar todas as vezes em que lavo. Mas atenção, você que é lisa e lava o cabelo todo dia, não precisa hidratar todo dia não, viu? Nesse caso, faça dia sim, dia não, ok? Até porque, como dito anteriormente, você precisa investir em um cronograma capilar completo que é sucesso.

Use um Reparador de Pontas

Existem produtos no mercado que servem justamente para isso: reparar pontas danificadas.

Procure nas lojas de cosméticos por reparadores de pontas e crie o hábito de usá-los. Isso vai te ajudar bastante a recuperar suas pontas.

Bepantol

Sabe aquele Bepantol da farmácia? Pode ser até o genérico, já que o princípio ativo (pantenol) é o mesmo. Pode ser usado no comprimento e nas pontas dos fios. Ele tem alto poder hidratante, reestrutura e dá força aos fios.

Corte as pontas duplas fora

Claro, a última saída é o corte, que resolve na hora e não dá trabalho, rsrs. Mas como queremos nossos cabelos sempre maiores, deixe essa dica como última opção. Ou seja, se o seu cabelo estiver muito danificado e sem saída mesmo.

  • Agora que você já viu como acabar com elas, dá uma olhada em como evitar que as pontas duplas voltem a aparecer.

E é isso, cachudas e lisudas do coração. Se quiserem ver mais coisas legais, me segue nas redes: Instagram – Youtube – Facebook.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.