Eis que você tem um cãozinho muito sapeca, que quando você percebe, ele está todo sujo de lama de tanto rolar na terra num dia chuvoso. Além disso, ele está todo feliz querendo subir no seu sofá, rsrs. É nessa hora que você olha pro cachorro, olha pro teu banheiro, e pensa: será que pode usar shampoo de cabelo em cachorro?

Pode usar shampoo de cabelo em cachorro?

Infelizmente, não, rsrs. O problema aqui é que os shampoos feitos para nossos cabelos e nosso couro cabeludo possuem propriedades específicas que agem de forma completamente diferente nos pelos e na pele dos cachorros. Diferenças essas que podem causar problemas bem sérios para a saúde deles, entende?

Para entender por que não devemos usar shampoo de cabelo em cachorros, precisamos saber qual a diferença entre a pele deles e a nossa:

Pele de cachorro versus pele de humano

Antes de mais anda, é importante saber que tanto a nossa pele quanto a dos cachorros possuem uma “película protetora” (chamada de manto ácido), que impede fungos e bactérias de proliferarem.

Quando usamos shampoos ou sabonetes durante o nosso banho, essa “película protetora” da nossa pele acaba se desfazendo devido ao fator limpante deles. Porém, esses produtos possuem propriedades que hidratam e protegem a pele humana enquanto essa película se forma outra vez.

O problema em usar shampoo de cabelo em cachorros é que o shampoo retira essa “película protetora” da pele deles; e devido ao pH da pele dos cachorros ser diferente da nossa (além da pele deles ser mais sensível), essa película de proteção fica alterada, deixando a pele sem proteção, podendo ficar ressecada e vulnerável a fungos e bactérias.

Principais problemas que podem surgir

O uso de shampoo de cabelo em cachorros pode ocasionar vários problemas, como por exemplo:

  • Vermelhidão;
  • Pele seca e escamosa;
  • Infecções;
  • Erupções cutâneas.

E quanto aos gatos, pode usar shampoo de cabelo neles?

A resposta é a mesma: não, rsrs.

Primeiro que o gato já se “lava” sozinho, e segundo que a pele do gato possui algumas diferenças em relação à dos cães, mas os efeitos do shampoo e do sabonete seguem a mesma lógica devido à diferença de pH.

Então o gato também pode ter sérios problemas de saúde se usar shampoo de cabelo neles, ok?

O que usar então para lavar meu cachorro?

Shampoos próprios para cães, ora bolas! rsrs (se for gato, shampoo próprio para gatos).

Eles são mais caros, mas são a única opção se você precisa lavar seu animalzinho.

Em uma emergência, posso usar o shampoo de gente em cachorro?

Se, por uma infelicidade do acaso, seu cachorro resolveu se esfregar na lama num dia de feriado e você não tem como arrumar shampoo próprio pra cachorro, dá pra usar shampoo de cabelo sim. Porém, prefira usar um que tenha aloe vera (babosa), óleo de melaleuca ou aveia coloidal.

E é isso, espero que tenha curtido esse conteúdo. Se quiser ver mais dicas de cabelo, cachos e autoestima, segue nas redes: InstagramFacebookYoutube.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments
  • Pastor Edemerval Lacerda de Aguiar Sobrinho
    agosto 26, 2020

    Isso é besteira, generalizar como se tudo fosse uma coisa só. É igual ao absurdo de dizer que todo negro precisa de cota para entrar em universidade, ou que todo branco é privilegiado. Que todo homem é opressor e que toda mulher é oprimida. Generalizar é o primeiro passo para segregar e discriminar.

    Tenho DUAS Bulldogs, uma inglesa e uma francesa. Dou banho nas duas com sabão de coco (1º enxague), tiro muito bem o sabão, depois aplico um Shampoo comum e barato na B. Francesa (Darling) e na B. Inglesa um de criança (bebês).

    Não é por economia, as duas sempre tiveram problema de pele (comum em Bulldogs), tomavam banho em Pet Shop, usavam produtos balanceados específicos de cachorro e eu gastava um bom dinheiro com antialérgicos. Minha vida era um inferno.

    Até que um dia eu CHUTEI O BALDE … arrisquei e liguei o foda-se … Comecei com os banhos usando sabão de coco e fui testando shampoos e mais shampoos.

    Até que descobri o ideal para cada uma. Elas NUNCA MAIS tiveram problema de pele. tirando uma “frieira” que tem entre os dedos das patas ocasionalmente e que eu trato com álcool iodado e acaba o sofrimento delas.

    • Luiza Costa
      agosto 26, 2020

      Não é genérico, é só estudar que você chegará as mesmas conclusões.
      Acho também que você misturou muito assunto e fez confusão, até assunto de cota em post de cachorro, muita viagem, homem kkkk
      No mais, tente ver depois o que tinha em comum com esses shampoos que elas finalmente gostaram e não tiveram alergia, deve ter algo. O intuito aqui é sempre ajudar e obrigada pelo comentário.