Cabelos fracos, quebradiços e caindo: como fortalecer o cabelo e tratar esse problema

Você tem achado seu cabelo fraco, quebradiço ou até com queda? É meio assustador, não é mesmo? Mas relaxa que dá pra tratar esses problemas e fortalecer seus cabelos, deixando-os mais cheios e saudáveis!

O que faz o cabelo ficar fraco?

Antes de tudo, vale a pena saber as principais causas do enfraquecimento do fio. Assim a gente aprende a evitar que o problema volte quando tivermos com nossas madeixas fortes outra vez!

São várias as causas do enfraquecimento capilar, mas as mais comuns são:

  • Químicas como descoloração e alisamentos;
  • Excesso de calor nos fios;
  • Uso de produtos que não são adequados para seu tipo de cabelo;
  • Perda de nutrientes e massa do fio;
  • Predisposição genética;
  • Doenças específicas.

Como fortalecer o cabelo?

Pela lógica seria só fazer o contrário da lista acima, não é? Rsrs. Mas eu digo que não é tão simples assim, não, mas é super possível de conseguir.

Bora ver então como fortalecer os fios:

Cronograma capilar e a Reconstrução da massa do fio

Se você já acompanha esse site ou o canal do Youtube, sabe que sempre falo da importância de você ter um cronograma capilar.

O cronograma capilar vai te ajudar a recuperar a água (hidratação), lipídios (umectação) e a queratina (reconstrução) dos cabelos. Então, é essencial que você mantenha-o presente na sua vida sempre, até depois de recuperar a força deles.

Mas, para o caso específico de fortalecer o fio, a etapa da reconstrução é fundamental aqui. É ela que vai recuperar a fibra do cabelo, devolvendo a força e deixando os fios mais encorpados.

Você pode fazer em salão usando queratina líquida ou máscaras reconstrutoras. Porém, se for fazer em casa, é importante ter alguns cuidados para não “forçar” demais os fios. Por isso, leia o post completo sobre como fazer a reconstrução capilar em casa.

Secadores, escovas e chapinhas

Todos esses utensílios geram calor excessivo que agridem nossos fios, abrindo a cutículas, ressecando e retirando nutrientes. Então, recomendo fortemente que evite usá-los.

Porém, se precisa mesmo usar algum deles, use proteção térmica antes. Assim seu cabelo sofrerá menos com a agressão do calor, ok?

Dê um tempo nas químicas

Pois é, aqui não tem jeito, rsrs. Se quer recuperar seus fios, diga adeus às químicas, descolorações e alisamentos. Pelo menos por enquanto.

Esses procedimentos são os principais responsáveis por retirar a queratina dos fios, causando o enfraquecimento capilar. Então não faz sentido fazê-los se seu cabelo está fraco, não é mesmo?

Isso não quer dizer que você não poderá fazer nunca mais, mas espere até seu cabelo se recuperar. Aí você volta com esses procedimentos, mas dessa vez com muito mais cuidado (ou seja, fazendo menos vezes) e mantendo o cronograma capilar.

Toalha de banho, fronha e touca

Parece bobeira, mas usar toalha felpuda para enxugar os cabelos causa um atrito forte o suficiente para quebrar os cabelos mais fracos. Da mesma forma a fronha e a touca de cabelo.

O ideal é usar toalha de microfibra ou um tecido de algodão para tirar o excesso de água do cabelo, sem esfregar, e deixar secar naturalmente.

Quanto à fronha e a touca, prefira sempre as de seda, que diminuem bastante o atrito dos fios.

Como você se alimenta

Nossa alimentação influencia diretamente na saúde de todos os elementos do nosso corpo, e claro que com o cabelo não é diferente.

Aqui não tem muito segredo, o negócio é manter alimentação balanceada e saudável, de preferência com peixes, nozes, frutas, verduras e legumes.

Se tiver condições, vale super a pena procurar uma nutricionista ou uma nutróloga, para ver direitinho se seu corpo está com falta de algum nutriente em específico.

É isso gente, agora é só ter paciência e disciplina que seu cabelo vai recuperar a força e a saúde que ele merece!

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Cinta modeladora funciona mesmo para reduzir medidas?
Cabelos fracos, quebradiços e caindo: como fortalecer o cabelo e tratar esse problema