Benefícios do Ômega 3: vale a pena tomar?

Lembra quando só se falava em Ômega 3? Quando ele era considerado um das melhores coisas para se ingerir e ter uma saúde ferro? Pois então, bora ver se é isso tudo mesmo, quais os benefícios e se vale a pena você se dedicar a consumi-lo.

O que é Ômega 3

Ômega 3 é um acido graxo considerado uma “gordura do bem”, mas que nosso corpo não produz. Então por isso precisamos consumir alimentos ou suplementos que tragam esse nutriente.

Ele pode ser encontrado principalmente nos peixes, mas também existe em algumas algas, sementes, oleaginosas e demais formas que explicarei ao longo desse post.

Benefícios do Ômega 3

A principal característica que fez o ômega 3 ficar tão popular é a capacidade anti-inflamatória dele, que de tão poderosa, consegue prevenir várias doenças crônicas que decorrem de inflamações.

Ele também é muito recomendado para quem quer diminuir o nível de triglicerídios no sangue. Inclusive, meu gatinho está tomando esse suplemento nesse exato momento por recomendação da veterinária ao ver que essa taxa estava alta no exame dele.

“Mas e cadê todos aqueles benefícios milagrosos como cuidar da saúde do coração, do cérebro, dos olhos e da mente? Além de ser anti-câncer!”

Calma pessoinha, rsrs. Realmente teve uma época em que se acreditava que o ômega 3 era esse elixir mágico mesmo. Porém todavia entretanto, os estudos mais recentes mostraram que não, ele não tem essa miraculosidade, não. Pode ajudar? Sim! Mas milagroso? Não.

“Então pra que serve, afinal? Quais os benefícios reais dele?”

Apesar de ele não tratar nem reduzir doenças do coração ou AVC, e não prevenir doenças circulatórias, o ômega 3 pode ser bom na prevenção de alguns casos de doenças cardiovasculares.

Ah, e ele não consegue prevenir nem tratar o câncer, infelizmente. Ao menos não com provas científicas suficientes.

Vale a pena tomar Ômega 3?

Olha, depende… Se você já possui uma alimentação balanceada, come peixe e demais alimentos ricos nesse nutriente com certa frequência, então você não teria vantagens em tomar o suplemento de Ômega 3, não. A não ser que, tal como dito, você não consuma de forma suficiente e/ou possua alguma defasagem, mas aí nesse caso, só os exames médicos poderão te dizer.

Dessa forma, se você tem uma alimentação deficiente em peixes e oleaginosas, aí você precisa tomar sim essa suplementação. Pois mesmo que não faça todos os milagres que muita gente diz por aí, ele ainda é muito benéfico para a saúde e te ajuda a manter seu corpo com os nutrientes em dia.

Como ingerir Ômega 3 naturalmente

Fora a alimentação através dos peixes (os mais famosos por aqui são atum, sardinha e salmão), também existe ômega 3 de origem vegetal, tais como o presente em folhas verdes como couve, brócolis e vários outros vegetais de cor verde escura. No óleo de linhaça e no óleo de Canola você também poderá encontrar ômega 3 em boa quantidade.

Qual quantidade tomar de Ômega 3 por dia?

Ainda não existe um consenso sobre isso. Nesse caso, o ideal mesmo é conversar com seu médico, nutrólogo ou nutricionista sobre seu caso, necessidades e objetivos em específico.

Espero ter ajudado e não se esqueça de acompanhar nas redes sociais para conteúdos inéditos.

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário/dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Como limpar e higienizar objetos, sapatos, roupas, eletrônicos e alimentos para evitar o Coronavírus (COVID-19)
Benefícios do Ômega 3: vale a pena tomar?