Você que tem o cabelo seco já deve ter reparado que, por muitas vezes, o shampoo acaba por deixar ele ainda mais ressecado, né? Mas e aí, qual será o melhor shampoo para cabelos secos que, como a gente já sabe, nem sempre são apenas os cacheados e crespos, mas muitos lisos e quimicamente tratados também?

Shampoos Hidratantes são excelentes opções para cabelos ressecados

Não sei se você já reparou nisso quando olha shampoos na farmácia ou no supermercado: bem no rótulo de alguns produtos, está escrito as palavras “Shampoo Hidratante”.

Mas o que significa um Shampoo ser Hidratante?

Literalmente o que está escrito no rótulo mesmo. Porém, é importante entender que mesmo assim ele não deixa de ser um shampoo. Ou seja, jamais hidratará como o seu condicionador ou máscara favorita. Porém, possui componentes hidratantes que balanceiam melhor o ressecamento que, por melhor que o shampoo seja, acaba acontecendo justamente pelo fato do shampoo não deixar de ser uma espécie de “detergente de cabelo”, né?

Sei que parece meio pesadão falar assim, mas é isso mesmo, rsrs.

Não use Shampoo todos os dias, use também um Co-Wash

Caso você precise lavar o cabelo todos os dias, ou muitas vezes seguidas que seja, você já deve ter reparado que não faz bem, ainda mais se você lotar o seu cabelo de shampoo e ressecar ele inteiro.

Quando preciso lavar meu cabelo por vários dias seguidos, gosto muito de usar um Co-Wash. Ou seja, um produto que limpa, mas não é um shampoo. Muitas pessoas inclusive usam alguns condicionadores ou até mesmo cremes de pentear como Co-Wash.

  • Mas atenção: não pode ser qualquer condicionador, nem qualquer creme. Na dúvida, já compre um produto que esteja especificando no rótulo que é um Co-Wash e que explique direitinho o módulo de uso, tá? Ou leia o post completo sobre o que é Co-Wash e como fazer.

Qual é o jeito certo de usar shampoo?

O shampoo deve ser usado apenas no couro cabeludo. Massageando bem, ajudando assim no processo mecânico de limpeza, visto que, ainda que o shampoo possa ressecar bastante os fios, ele também tem uma função importante: a de limpar principalmente o seu couro cabeludo, evitando assim problemas como poros entupidos, “caspa” (leia a diferença entre caspa e a falsa caspa), entre vários outros problemas que prejudicam a beleza desse seu cabelão aí.

“Mas e as pontas, Lu?”

A água “suja de shampoo” escorre naturalmente até elas, fazendo com que não fiquem mais ressecadas do que ficariam caso você já passasse um shampoo diretão na área. Sem contar que, tal como você já deve ter percebido, não são elas que super lotam de oleosidade e sujeira, certo?

Pré-Shampoo

Sabe quando você prepara seu cabelo para usar o shampoo?… Não sabe?

Fique sabendo que existe um produto exatamente para esse fim, e ele se chama Pré-Shampoo. Mais uma vez, existem produtos no mercado que especificam claramente que servem para essa função. Porém, sabe um pré-shampoo muito famoso e que eu particularmente adoro?

O óleo de coco 100% vegetal!! (Veja a diferença entre o óleo de coco virgem e o extra virgem nos cabelos).

Eu gosto de usá-lo inclusive como uma umectação mesmo. Ou seja, passo da raiz até as pontas, fico o máximo de horas possível com ele (por isso também é tão importante ser 100% vegetal) e depois lavo meu cabelo normalmente com o shampoo.

Ao usar o óleo de coco como pré-shampoo, ele forma uma fina película nos seus fios que, fora protegê-los da agressividade do shampoo, também ajuda para que o cabelo não resseque tanto, justamente por essa proteção.

Só não recomendo fazer isso sempre, pois o cabelo também precisa de uma limpeza mais profunda às vezes, e aí, se a gente proteger sempre com cremes e óleos, pode acabar dando um efeito rebote. Ao menos eu sinto isso no meu cabelo.

A não ser que você siga à risca a técnica No Poo. Ou seja, não usar shampoo nunca. Mas aí tem que estudar bastante sobre as fórmulas, pois só abolir o shampoo sem saber direito como limpar no lugar, pode acabar sendo muito pior do que quando você usava shampoo e ressecava um pouco os fios.

E é isso! Não deixe de acompanhar também no Instagram – Youtube – Facebook para mais dicas inéditas.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.