O que é Low Poo e No Poo?

Se você gosta de experimentar produtos para cabelo, você já deve ter visto vários em que no rótulo está escrito Low Poo, No Poo, produto liberado, e afins, não é mesmo? Mas o que significa Low Poo e No Poo de fato?

Low Poo e No Poo significam, literalmente, pouco (low) shampoo e nenhum (no) shampoo, respectivamente.

Mas como assim pouco ou nenhum shampoo? Que história é essa de lavar o cabelo sem shampoo?

Calma que tudo já vai fazer sentido kkk. Antes de mais nada, é importante entendermos como funciona o shampoo convencional.

Low Poo – shampoo e os sulfatos

Na fórmula da maioria dos shampoos tradicionais, encontramos vários ingredientes, mas os que mais nos interessam agora são os sulfatos, que são os detergentes responsáveis pela espuma e pela limpeza profunda dos fios.

Não confunda sulfato com sal, pois são substâncias completamente diferentes. Para entender mais, leia qual a diferença de shampoo sem sal e shampoo sem sulfato.

Já usou algum shampoo e percebeu que ele faz pouca ou nenhuma espuma? Então, provavelmente ele é livre de sulfatos.

  • Atenção: o fato de um shampoo fazer ou não espuma não tem nada a ver com a capacidade de limpeza dele!

Qual o problema dos sulfatos?

Os sulfatos promovem uma limpeza tão profunda, que acabam retirando a oleosidade natural dos fios, além de alguns nutrientes que essa oleosidade carrega, causando um ressecamento do cabelo e deixando-o mais fraco.

Para nós, cacheadas e crespas, que já temos o cabelo mais seco naturalmente, os sulfatos pioram ainda mais a situação. Por isso é tão comum usarmos as técnicas Low Poo e No Poo.

Então não devo mais usar shampoo?

Se estiver fazendo a técnica Low Poo, pode sim, desde que ele seja sem sulfatos.

Como disse antes, a falta de sulfato também traz a falta de espuma, mas não se preocupe, pois esse mesmo shampoo sem sulfato tende a possuir outros ingredientes que são capazes de limpar agredindo muito menos – os chamados agentes surfactantes – mantendo a oleosidade natural dos fios.

Sempre olhe no rótulo e confira se ele é sem sulfato ou é permitido para low poo, ok?

  • Os principais sulfatos que você deve evitar são: Sodium lauryl ether sulfate, Sodium laureth sulfate, Ammonium Lauryl Ether Sulfate, Ammonium lauryl sulfate, Sodium laurilsulfate e Sodium Trideceth.
  • Os principais agentes surfactantes que são liberados para low poo são: Cocamidopropyl Betaine, Lauryl Sulfoacetate, Sodium Lauroyl Sarcosinate e Sodium Cocoyl (ou Lauryl/Lauroyl) Sarcosinate.

No Poo – sem shampoo

Aqui, sim, é abolido o shampoo por completo.

Mas Lu, como lava o cabelo sem shampoo? Tem como?

Tem sim, mulher, usando os condicionadores de limpeza leve – os chamados higienizadores – que aqui trazem o conceito de co-wash (lavagem com condicionador).

Um ponto muito importante na técnica No-Poo é prestar atenção aos outros elementos proibidos; elementos estes que aderem à superfície dos fios e só conseguem ser removidos usando os sulfatos dos shampoos.

Elementos Proibidos para No-Poo

Como já vimos, além dos sulfatos, estão proibidos também produtos que contenham silicones, parabenos e petrolatos.

Os silicones e os petrolatos são responsáveis por criar uma película ao redor dos fios, que cria uma ilusão de cabelo saudável e brilhoso, mas esconde a real saúde dos fios. É a famosa maquiagem para o cabelo: melhora na hora, mas não trata os fios, entende?

Então, se não utilizarmos os sulfatos para retirá-los durante a lavagem, essa película impede que o cabelo absorva os nutrientes e fique ainda mais fraco.

Já os parabenos são responsáveis por evitar a proliferação de micro-organismos, com o objetivo de aumentar a vida útil do produto. O problema aqui é que eles aumentam a chance de problemas de saúde com o uso prolongado, sendo o principal deles o câncer!

Porém, é importante também ressaltar que existem controvérsias sobre esse assunto, alguns dizendo ser mito ou não suficientemente comprovado, outros dizendo que é verdade. Para polemizar ainda mais, até as especialistas que conversei a respeito também possuem opiniões diferentes sobre isso. Enfim, você pode dar sua opinião nos comentários.

Agora você já sabe: vai fazer No-Poo? Olhe sempre os rótulos para ver se não encontra nenhum desses elementos proibidos.

Alguns produtos já facilitam nossa vida com um aviso bem fácil de ver no rótulo, normalmente escrito “próprio para No-Poo”, “livre de parabenos, sulfatos, silicone e petrolatos”, ou ainda “produto liberadão”. Mas sempre dê aquela conferida nos ingredientes, porque vai que rola uma enganadinha, né?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Low Poo e No Poo, não esqueça de manter sempre um cronograma capilar que logo você vai ver como seu cabelo pode ficar maravilhoso apenas com alguns cuidados, mesmo se você não praticar nenhuma dessas técnicas.

Eu mesma não as pratico e estou feliz com meu cabelo durante 5 dias na semana. Nos outros 2 nem tanto, porque às vezes ele teima comigo kkk

E você?

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário/dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
10 motivos para amar a Água de Uva Caudalie – a água vegetal super hidratante
O que é Low Poo e No Poo?