Eis que você está no mercado ou numa loja de cosméticos e quando começa a olhar as marcas de shampoos, condicionadores e máscaras, você percebe que vários deles vêm escrito “liberado” logo na parte da frente do rótulo. Aposto que você já viu em algum lugar, não é?

Mas afinal, o que são esses produtos liberados? Vale a pena usar ou não têm nada de mais? Fica comigo que você vai entender tudo o que você precisa saber para escolher seus próximos produtos para cabelo, liberados ou não 🙂

O que são Produtos Liberados?

Produtos liberados são aqueles que não contém sulfatos, parabenos, silicones e petrolatos.

Por exemplo, o sulfato, que é o principal componente limpante dos shampoos comuns, limpa o cabelo e o couro cabeludo com tanta “força” que acaba por retirar a oleosidade natural e nutrientes dos fios, além de abrir as cutículas dos mesmos. Isso faz com que o cabelo seco fique mais ressecado ainda, e o oleoso fique ainda mais oleoso devido ao efeito rebote (por tirar toda a oleosidade disponível, o couro cabeludo acaba por produzir mais óleo para compensar).

Já os outros componentes “proibidos” (silicones, parabenos e petrolatos) devem ser evitados, pois após usar algum produto com eles, esses componentes ficam tão grudados nos fios que apenas o sulfato dos shampoos comuns consegue retirar. Uma coisa leva a outra, entende?

Ok, hoje em dia existem no mercado alguns shampoos sem sulfato que conseguem remover os silicones dos fios (desde que contenham o Tensoativo Anfótero em sua composição), porém, isso fica valendo apenas para silicones, e não para os parabenos e petrolatos.

Enfim, nesse momento você deve estar se perguntando:

O que acontece se usar produtos com silicones, parabenos e petrolatos, mas não usar shampoo com sulfato?

Acontece que os cabelos e o couro cabeludo ficam “entupidos” com essas substâncias, prejudicando o crescimento e a saúde dos fios, além de impedirem que a hidratação e os nutrientes entrem nos fios.

É por isso que, principalmente cacheadas e crespas, usam os produtos liberados e aderem às técnicas de Low Poo ou No poo, que resumidamente funcionam assim:

Low Poo (pouco shampoo) – aqui se usa produtos sem os componentes proibidos. Porém, ainda é permitido usar shampoo, desde que sem sulfatos. Nesse caso, o shampoo liberado para Low Poo possui outros agentes surfactantes (agentes limpantes) que fazem o trabalho de limpeza agredindo bem menos.

No Poo (nenhum shampoo) – nesse caso não é permitido nenhum produto com os componentes proibidos, nem nenhum tipo de shampoo. A limpeza do cabelo aqui é feita usando um produto de co-wash, que é um condicionador de limpeza ou higienizador.

Por que usar produtos liberados no cabelo?

O principal motivo de usar produtos liberados no cabelo é o de manter a melhor saúde dos fios durante as lavagens, evitando o ressecamento e demais danos causados pelos produtos proibidos.

Se, além de usar produtos liberados, você também fizer um cronograma capilar, aí sim você vai ver como seu cabelo pode ser mais forte, bonito e saudável do que ele era antes.

Espero que esse conteúdo tenha sido útil e, qualquer dúvida, manda aqui nos comentários abaixo. Para ver mais dicas inéditas, segue nas redes: Instagram – Youtube – Facebook.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.