Principais causas que fazem suas pontas ficarem finas e ralas

Se tem uma coisa que atinge todas nós de forma parecida, é o problema das pontas finas e ralas no nosso cabelo, né não? Porém, antes de aprendermos como acabar com as pontas minguadas de vez, é importante sabermos quais as principais causas, para que assim a gente consiga evitar que elas voltem, ou ao menos retarde o aparecimento delas.

Vamos ver como isso tudo acontece?

Excesso de calor

Quem adora um secador, uma escova ou uma chapinha aí?

Se você curte, saiba que suas pontas não curtem, não. O excesso de calor retira umidade dos fios, dando aquela ressecadinha básica, sabe? E cabelos mais ressecados ficam mais frágeis, facilitando a quebra.

Porém, se você faz realmente questão de continuar usando essas fontes de calor, não esqueça de usar o protetor térmico!

Perda de massa

Com o passar do tempo, é normal nossos fios perderem umidade, nutrientes e massa (queratina). Por isso é tão importante ter um cronograma capilar, que ajuda a repor tudo que o cabelo perde, mantendo ele sempre forte e saudável.

Essa massa perdida pelo cabelo faz com que ele fique mais fino, pois é como se o fio “emagrecesse”, rsrs. Para recuperar os fios, é recomendado fazer a reconstrução capilar, que é o processo do cronograma que repõe a queratina perdida.

Atrito e tensão

Quando puxamos, prendemos, penteamos ou escovamos o cabelo, geramos atrito e tensão nos fios, o que pode causar quebra nas pontas, principalmente se seu cabelo estiver enfraquecido (lembra que falei que é bom ter um cronograma capilar?)

Outras coisas que geram bastante atrito, causando frizz e bagunçando as pontas, são: enxugar o cabelo molhado com toalha felpuda, e dormir em fronha de algodão. Parece inofensivo, mas o cabelo sofre um atrito muito grande e desnecessário quando fazemos essas coisas.

Por isso, na hora de enxugar o cabelo, use toalha de microfibra ou um tecido de algodão (pode ser uma camisa velha) apenas para retirar o excesso da água, sem esfregar. E para dormir, use fronhas de seda ou cetim. Você vai ver a diferença que vai dar! Se tiver uma touca de cetim então, perfeito. Eu, por exemplo, uso as duas para garantir.

Alisamentos e descolorações

Por fim, dá pra dizer que as químicas como alisamentos e descolorações são as principais causas do cabelo danificado, e como as pontas são mais sensíveis, elas são as que mais sofrem!

As químicas, além de abrirem as cutículas dos fios causando perda de umidade e nutrientes, deixando-os fracos e ressecados, também alteram a estrutura do fio, causando a perda de fibra capilar (perda de massa). Ou seja, quanto menos fibra, menos “corpo” o fio tem, e, por consequência, as pontas ficam finas e minguadas. Ah, e as pontas duplas também fazem a festa aqui, rsrs.

Como acabar com as pontas finas e ralas

Agora que você já sabe as principais causas das pontas finas e ralas, bora aprender como acabar com elas da maneira certa?

No link abaixo você vai ver tudo o que aprendi sobre como tratar as pontas da forma mais eficiente, então bora lá porque não precisamos duplicar esse post, não é mesmo?

Também fiz um vídeo sobre isso, é só dar o play, abaixo:

É isso, espero que esse post tenha sido útil pra você e fique de olho nas redes sociais para mais dicas inéditas.

Beijos!
signature

Compartilhe

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.