Pré-poo, também conhecido como pré-shampoo, é algo que definitivamente está ficando cada vez mais famoso entre celebridades e não celebridades, né? Porém, eu pessoalmente não faço. Bem, ao menos não da forma que “deveria”.

No nosso papo de hoje, explicarei meus motivos para, quem sabe, você tomar suas próprias decisões a partir dos seus gostos e interesses pessoais.

O que é pré-poo (pré-shampoo)?

Como o próprio nome já sugere, é uma técnica que você faz antes de passar o seu shampoo com o intuito de, basicamente, proteger os seus fios das agressões que o shampoo causa, devido aos seus agentes limpantes.

Quem é recomendado fazer pré-poo?

Esse processo seria indicado principalmente para cacheadas, crespas, quimicamente tratadas e pessoas com o cabelo ressecado em geral.

Como fazer pré-poo?

Como a ideia seria basicamente criar uma película protetora nos fios, o pré-poo seria feito principalmente com o uso de produtos hidratantes e/ou umectantes antes da lavagem com o shampoo.

O tempo de ação varia a depender do rótulo ou da receita caseira, mas muita gente deixa coisa de 20 minutinhos algum óleo umectante ou algum creme específico para pré-poo no cabelo, e depois lava normalmente.

Isso em um resumo bem básico do básico para iniciarmos o assunto de hoje. Se você quiser ver tudo sobre pré-shampoo, bem como explicações mais aprofundadas, tem um post só sobre o pré-shampoo e seus tipos.

Por que não faço pré-shampoo?

Ou pelo menos, não faço na ideia de super levar a sério e seguir à risca essa técnica. A seguir te conto os meus motivos:

Apesar de agredir os fios, acho o uso do shampoo importante no cuidado com meus cabelos

Você pode fazer no-poo e demais técnicas sem o uso do shampoo e mesmo assim manter seus fios limpos e saudáveis?

Até pode, porém, fora ter que estudar bastante sobre a técnica a fim de usar apenas os produtos específicos e não fazer uma lambança no seus fios, na minha opinião pessoal, também teria que caprichar bem no processo manual/físico de limpeza.

Não que com o shampoo não tenha, mas como ele já tem um processo de limpeza “mais profundo/agressivo”, ele já meio que lava mais naturalmente, entende? E até o polêmico sulfato tão usado em muitos shampoos teria seus pontos positivos (apesar dos vários negativos) que já conhecemos.

Sem contar que… Existem vários tipos de shampoos! E aí, você pode escolher um que agrida menos seus fios, mas que também faça o processo de limpeza, sabe?

Por exemplo, ter também um shampoo hidratante em sua rotina, mas que claro, continuaria sendo um shampoo, mas tenderia a agredir menos.

Outra coisa que faço muito é essa técnica de salão que também acaba por diminuir a intensidade da agressão causada pelos shampoos:

Então sim, shampoo é shampoo e por mais que você ame algum de alguma marca em específico (hidratante ou não), sempre agredirá o cabelo, mas entende o que disse acima?

Não precisa usar shampoo todo dia quando você ver que seu couro cabeludo já está limpo!

Sem contar que você também pode usar o Yamasterol amarelinho no lugar do shampoo como um Co-Wash às vezes, conforme citei junto a outras dicas no vídeo abaixo e que atualmente gosto de fazer principalmente quando já sinto meu couro cabeludo limpo e/ou já estou lavando meu cabelo demais (todos os dias após a academia, por ex) e afins.

Eu já faço pré shampoo sem saber!

Por exemplo, sempre que faço minha umectação capilar (prefiro sempre fazer com óleos 100% vegetais), eu já estou fazendo uma espécie de pré-shampoo com óleos, sabe? Até porque deixo agir (gosto de dormir com os óleos vegetais) e já lavo no outro dia. Indo ao banho já com essa película protetora da própria umectação, percebe?

Por fim:

Não é aconselhado fazer pré-poo sempre!

O motivo disso é que, fora o cabelo limpo ajudar os fios a reter melhor os nutrientes, já pensou você sempre ficar enfiando óleo, produto de Co-wash (para quem faz no poo, por exemplo) e afins? Ainda mais se você nem entender super bem sobre a técnica que você está fazendo e, assim, acabar não conseguindo manter seus fios limpos como deveria?

Pode dar um efeito inclusive oposto ao que você gostaria ao aumentar consideravelmente as chances do seu cabelo ficar mais cheio de resíduos e opaco, do que limpo, com brilho e hidratado, por exemplo.

É basicamente isso que penso, e você? Como pensa?

Se quiser ver ainda mais conteúdos inéditos, acompanhe também nas redes: Instagram – Youtube – Facebook.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.