Qual a diferença entre Shampoo sem Sal e Shampoo sem Sulfato?

Por Posted on 3 min. de leitura 85 views

Lembra quando começaram a aparecer os shampoos escritos “Sem Sal” no rótulo e a gente ficava achando que eram as melhores opções para nossos cabelos?

Hoje em dia, com a popularização de produtos Low Poo e No Poo muita gente agora procura por shampoos sem sulfato na composição. Mas não era tudo a mesma coisa?

Bora comigo que você vai entender que, no fim, Shampoo sem Sal definitivamente não é a mesma coisa que Shampoo sem Sulfato.

O que são os Sulfatos dos Shampoos?

Sulfatos são basicamente os grandes responsáveis pela espuma do Shampoo.

Sabe aquela espuma consistente e gostosa de pegar? Que pra muita gente “é o que faz o cabelo ficar limpo”? Pois é, são os Sulfatos que fazem isso.

Só que que além de tirarem toda (ou quase toda) a oleosidade natural dos seus fios, eles também retiram boa parte da proteína do seu cabelo, tamanha a “força da limpeza”. E aí o resultado final nem sempre fica agradável a depender da qualidade do Shampoo (vamos entender isso até o final desse post).

Os Sulfatos mais usados na composição dos Shampoos são o Sodium Lauryl Sulfate (SLS) e o Sodium Laureth Sufate (SLES). Então procure por eles quando estiver lendo o rótulo.

Shampoo sem Sulfato não faz espuma?

Shampoos sem Sulfato fazem pouca ou nenhuma espuma, mas isso não quer dizer que não limpam. Muito pelo contrário, existem produtos excelentes no mercado (querem um post indicando meus favoritos?) – até porque, no fim, a espuma acaba sendo muito mais uma representação visual e psicológica pra gente meio que “enxergar” que está limpando, do que uma grande santa milagreira da limpeza de fato.

Mas e os Shampoos sem Sal? Devo evitar?

O Sal a que os Shampoos escrito “sem sal” se referem é o famoso sal de cozinha. O Cloreto de Sódio (NaCl) que aprendemos nas aulas de química, lembra?

Na prática, o Sal no Shampoo serve apenas como emulsificante, deixando ele com um aspecto mais viscoso, mais espesso.

Porém, existe sim casos em que o uso de Shampoos com Sal deve ser evitado – que são os cabelos quimicamente tratados. Ou seja, com a fibra capilar já danificada.

Quanto aos cabelos virgens, dificilmente algum teria problema com o uso do Shampoo com Sal.

Shampoo Sem Sulfato ou Shampoo Sem Sal?

Como vimos, Sulfato e Sal são duas coisas completamente diferentes, sendo possível encontrar Shampoos tanto com Sal e com Sulfato no mesmo produto, quanto também sem Sal e sem Sulfato. Por isso temos sempre que conferir o rótulo.

No fim, muita gente opta por Shampoos sem Sulfato, pois não agridem nossos fios e limpam tão bem quanto os com Sulfato. Já os sem Sal devem ser preferidos apenas para quem tem o cabelo “quimicado”, como dito anteriormente.

Eu, Luiza, veto alguma dessas opções em minha vida?

Mesmo tendo o cabelo pintado, eu não pratico nenhuma técnica e uso ambas as opções. O que eu tento sempre fazer é manter meu cronograma capilar em dia e meus fios bem cuidados. Até porque um cabelo bonito e saudável precisa de um cuidado como um todo, não necessariamente pegando apenas pontos específicos.

Lembrando também que existem Shampoos Hidratantes e com benefícios que acabam ajudando a equilibrar o fato de terem sal ou sulfato, por exemplo.

É isso, gostaram das dicas? Mandem para as amigas que se interessem pelo assunto e até logo mais lá no Instagram com dicas inéditas.

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário/dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments
  • Déborah Pivatto
    abril 7, 2019

    Alguém notou aumento na queda de cabelo após aderir ao low poo?

    • Camila
      abril 7, 2019

      Olha os shampoos low por serem mais suaves é bom dar uma atenção maior na massagem pra limpar, essa queda é bomver com um dermatologista, mas as técnicas tem um tempo de adaptação, o médico é importante pra ver se os seus poros não estão entupidos… Pode fazer uma receita detox tbm com argila ou co-wash com anfotero, dps dá uma olhada no diário de Mille é excelente pra quem segue as técnicas!

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
O que é hidratação, como e quando fazer? – Cronograma Capilar para iniciantes – parte 1
Qual a diferença entre Shampoo sem Sal e Shampoo sem Sulfato?