Chapinha ou Escova na Transição Capilar prejudica os Cachos?

Por Posted on 3 min. de leitura 103 views

A maioria das mulheres que resolve passar pela Transição Capilar enfrenta o seguinte dilema: “Enquanto meu cabelo não fica completamente cacheado, posso alisá-lo com escova ou chapinha para amenizar a diferença de textura entre os fios, ou pode acontecer de estragar os cachos de vez?”

Eis que resolvi pesquisar junto a uma especialista no assunto (beijos, Dani Nascimento) e agregando a minha experiencia pessoal + a de outros cabeleireiros/profissionais, cheguei na seguinte resposta:

Depende!

“Mas como assim, Luizaaaaa??!!  Sempre ouvi falar, principalmente nas comunidades de cacheadas, que estraga SIMMM😱

Juro que você vai entender tudo direitinho até o final desse post e, qualquer dúvida, escreva nos comentários que irei responder todo mundo.

Primeiro de tudo, independente de estar ou não na transição capilar, você precisa de um bom:

Protetor Térmico

Um dos principais fatores que danifica os fios durante uma escova ou prancha é o calor sem a proteção térmica adequada (quando for sair no sol use a proteção solar também! Mas isso fica para outro post)!

Sendo assim, não economize em um bom protetor térmico.

Também vale muito a pena usar finalizadores que já vêm com proteção térmica no produto, inclusive alguns Leave Ins também têm essa proteção. Então, sempre leia os rótulos caso você goste de economizar com um produto que também possua (mais) esse benefício.

É claro que o ideal é sempre zero % de calor intenso em qualquer tipo de fio, mas né? Impossível, ainda mais se você quer recorrer a esses processos manuais.

Dito isso, chegamos a um outro fator muito importante na hora de não danificar as madeixas:

Qual Temperatura ideal devo usar na Escova/Chapinha?

A temperatura recomendada é de no máximo 180º. Mais do que isso corre o risco do calor alterar a textura do fio e perder toda ou parte da definição que você tanto lutou para conquistar.

“Mas Lu, se já fiz química no cabelo antes, o calor pode ativar a química e trazer o alisamento de volta?”

Nesse caso, o ideal é você perguntar ao seu cabeleireiro qual é a química exata que você fez. Existem tantos tipos de química no mercado que sim, algumas podem ativar mais com o calor e outras bem menos. Ou até mesmo nada. É o tipo de coisa que só a pessoa que cuida de você poderá te responder de fato.

Se fosse comigo, perguntaria ao profissional mais ou menos assim:

Estou em transição capilar e quero muito ir até o fim. Porém, não aguento mais esse cabelo meio liso, meio cacheado. Por isso, quero alisá-lo manualmente com escova/chapinha (até porque não pode mais passar química nenhuma, lembra?), o que você me recomenda?

Ouça atentamente ao que ele disser e conclua por si mesma se, no seu caso específico, vale a pena ou não fazer esses processos.

Por fim, uma coisa que sempre é esquecida, mas que faz milagres na transição capilar é o:

Cronograma Capilar

Fazer as etapas do cronograma capilar direitinho, sendo elas a Hidratação, Nutrição e Reconstrução, ajuda a manter seu cabelo saudável (inclusive com mais força para aguentar certas agressões) e na melhor forma possível. Independente dele estar com dupla textura ou não.

E quando você sair completamente da transição, verá que um bom cronograma capilar define mais ainda os cachos inclusive de quem já saiu da transição capilar há anos, mas não se cuidava nessa parte (pra gente ver a diferença que faz, né?).

Sendo assim, vale a pena já ir criando esse hábito e mantê-lo para sempre.

Aqui você pode ver um vídeo que fiz sobre o assunto com alguns detalhes a mais:

Como foi a transição capilar de vocês? Comentem aqui embaixo pra gente trocar umas ideias!

Não se esqueça também que fora os vídeos do Pergunte a Uma Mulher, em breve postarei no Luiza Costa Cachuda.

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário/dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Como saber o tipo de curvatura do meu cabelo?
Chapinha ou Escova na Transição Capilar prejudica os Cachos?