Como saber o tipo de curvatura do meu cabelo?

Por Posted on 2 min. de leitura 39 views

Você já percebeu que, ao dizer que seu cabelo é cacheado, ondulado, liso ou crespo, quando você se compara com outras pessoas que teriam o mesmo tipo de cabelo que o seu, nunca é tão parecido assim? Por exemplo, um cabelo cacheado com cachos largos e outro cabelo cacheado com cachos fechadinhos.

Mas e como é que vamos diferenciar essas nuances entre os cabelos, então?

É aí que entra a classificação dos tipos de fios abaixo, que abrangem desde os cabelos extremamente lisos aos crespos!

Cabelos Lisos – Tipo 1

Os famosos “cabelos escorridos”, que por não terem curvatura nenhuma, facilitam a oleosidade a se propagar pelos fios. Então, tendem a ser oleosos.

1A

PinitTipos de Cabelo - 1a

São finos e de pouco volume. São tão retos que têm dificuldade de segurar grampos e penteados.

 

2B

PinitTipos de Cabelo - 1b

Aqui os fios já são um pouco mais grossos e conseguem segurar um pouco mais.

 

1C

PinitTipos de Cabelo - 1c

 

Esses são mais grossos que os anteriores, sendo mais pesados, inclusive. Devido ao peso também são difíceis de segurar um penteado.

 


 

Cabelos Ondulados – Tipo 2

Aqui começam as ondas nos cabelos, que vão aumentando em quantidade e diminuindo de tamanho de acordo com a letra, mas sempre com as raízes lisas.

2A

PinitTipos de Cabelo - 2a

Possui leves ondulações e com oleosidade mais focada na raiz.

 

2B

PinitTipos de Cabelo - 2b

Cabelos com ondas mais predominantes e em formato de S mais definido.

 

2C

PinitTipos de Cabelo - 2c

 

Aqui as ondas são mais fechadas e constantes, que podem até a formar alguns cachos. Devido a isso, já começam a ser mais volumosos.

 


 

Capelos Cacheados – Tipo 3

Como esses cabelos já possuem cachos quase que no comprimento todo dos fios, a oleosidade não consegue andar muito, resultando em cabelos um pouco mais ressecados. Por isso, aqui já começam a ter várias usuárias de cremes e máscaras pra trazer o brilho e a definição que tanto amamos nos cachos.

3A

PinitTipos de Cabelo - 3a

Cachos mais abertos, com raiz ondulada ou quase lisa.

 

3B

PinitTipos de Cabelo - 3b

Cachos um pouco mais fechados, que já começam desde a raiz (que também pode ser mais “lisa”. Ou melhor, “ondulada”). É nessa categoria que eu entro arrasiany.

 

3C

PinitTipos de Cabelo - 3c

 

Cachos menores e mais fechadinhos. É só comparar com as fotos anteriores que dá pra ver bem.

 


 

Cabelos Crespos – Tipo 4

São geralmente os cabelos mais volumosos e a curvatura dos fios ajuda muito nesse quesito. Devido a isso, também são os mais ressecados. Não é à toa que, constantemente, as donas desses fios são verdadeiras adoradoras dos mais diversos tipos de óleos.

4A

PinitTipos de Cabelo - 4a

Esse tipo de cabelo se diferencia do 3C principalmente depois de molhar, pois enquanto o anterior ainda consegue “esticar” com o peso da água, o 4A mantém os cachinhos até quando molhado.

 

4B

PinitTipos de Cabelo - 4b

Aqui os cachos já perdem um pouco a forma e viram mais um formato “ziguezague”. A partir daqui já é possível fazer os penteados Black Power com bem mais facilidade.

 

4C

PinitTipos de Cabelo - 4c

 

Devido à curvatura dos fios estar tão próxima uma da outra, o formato do fio acaba perdendo a definição. É o tipo de cabelo que mais sofre com fator encolhimento.

 


 

Também fiz um vídeo sobre o assunto. Então, se quiser assistir pra ver mais detalhes é só dar o play abaixo:

E aí, já identificou o seu tipo de cabelo? Me diga logo abaixo nos comentários e compartilhe com as amigas que vivem na dúvida sobre qual tipo de cabelo é o delas ❤️

Ah, não se preocupe se você achar que seu cabelo tem mais de um tipo, é extremamente comum. Por exemplo o meu, que às vezes tem a raiz 3A e as pontinhas 3C, a depender do dia, de como finalizei, de como dormi com ele, etc. E claro, você também pode notar que dificilmente um cabelo não muda em nada “ao longo dos fios e desde a raiz”. Basta olhar qualquer foto desse post!

Um beijo que agora eu vou mesmo kkk

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário/dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
O que é Transição Capilar?
Como saber o tipo de curvatura do meu cabelo?