Como ser mais fotogênica: dicas para sair bem nas fotos

Hoje em dia que todo mundo tem Instagram e Facebook, tirar boas fotos tem se tornado cada vez mais importante para termos um feed bonito e atraente. Então, se você procura atrair mais público para suas fotos, chegou a hora de aprender dicas para ser mais fotogênica e arrasar nas usas produções.

Encontre seu melhor lado

Já que nosso rosto não é simétrico, é normal que ele tenha um lado que sai melhor na foto. Então, tire algumas fotos com o seu rosto levemente virado para um dos lados. Vá se movimentando e manobrando a câmera enquanto tira as fotos.

Depois, é só analisar e descobrir o seu melhor lado pra nunca mais esquecer.

Dica: geralmente você faz ele automaticamente sempre que se olha no espelho para brincar de “fazer poses”, ou está fazendo uma selfie.

Maquiagem certa

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Costa (@pergunteaumamulher) em

A maquiagem pra foto normalmente é mais carregada do que as da vida real. Isso acontece porque na foto a maquiagem mais forte destaca bem mais os traços do rosto, a boca e o olhar.

Mas atenção: cuidado pra não exagerar e ficar parecendo uma palhacinha. A não ser que essa seja a intenção kkk.

A dica aqui é começar fazendo sua maquiagem preferida normalmente, e depois dar um “pouco” mais de peso nela (esfumando bem, SEMPRE!). Feito isso, tire a foto. Depois, pese mais um pouco e tire mais fotos se achar necessário.

Vá fazendo esse processo que logo você encontra o limite da maquiagem top pra foto sem exagerar.

Quase contraditoriamente ao que disse, eu também gosto de fazer uma “make sem nada”, caprichando apenas na pele, no rímel e no batom. Daí de sombra uso só um iluminador “perto das remelas dos olhos, parando quase no meio da pupila” e me sinto um arraso também. Até porque maquiagem boa pra foto é aquela que te faz se sentir bem, sem aquela cara esmilinguida, concorda? Aí você decide se quer uma mais leve ou não.

  • Ah, batons cremosos e blush funcionam bem, pois batons matte podem “craquelar” a boca (amo, mas sei do perigo!) e o blush  + contorno evidenciam a profundidade do rosto, que na foto pode parecer “chapado”.
  • Se você souber usar iluminador no rosto, é arraso também. Mas essa dica talvez seja complicada para um primeiro momento de quem não está acostumada a se maquiar, nem a tirar fotos. Posso fazer um vídeo ensinando isso, aí só me fala se achar que precisa.

Olhar fatal

O olhar é um dos pontos mais importantes de qualquer foto. Por isso, não economize máscara de cílios e uma boa maquiagem nos olhos (lembra do teste da maquiagem acima). Cílios postiços podem funcionar super bem também. Tudo isso faz com que seu olhar levante e cause mais impacto.

Eu pessoalmente não uso muito cílios fake, mas sim as dicas que dei nesse vídeo sobre como levantei meu olhar/minhas pálpebras caídas.

Outra dica é, se sentir o olhar um pouco cansado, feche os olhos e “aperte” (faça uma pequena força nas pálpebras). Depois, abra-os com vontade e relaxe. Isso dá uma bela “acordada” no olhar.

Poses clássicas

No início, posar para fotos é uma das partes mais difíceis pra todo mundo, ainda mais se você for tímida, não é?

Pra driblar esse problema, rola imitar as poses clássicas das celebridades. Por exemplo, a mais clichê delas, mas que sempre funciona (e ainda diminui a silhueta), é aquela em que você coloca as mãos no quadril e vira o tronco levemente para o lado, mantendo o rosto olhando para a foto.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Costa (@pergunteaumamulher) em

Dica: procure fotos na internet das celebridades no Oscar ou eventos, e aí veja as poses que elas fazem. Tentar imitar essas poses é um ótimo início para ser mais fotogênica.

Iluminação do ambiente

A luz é tão importante pra foto quanto a própria modelo, rsrs. Pois assim como se não tiver modelo, não tem foto, se não tiver luz decente, também não tem foto.

Prefira sempre a luz natural, aquela do Sol mesmo. Porém, tem algumas coisas que você tem que prestar atenção:

  • A luz do início da manhã e do final da tarde são as melhores. Nessas horas o Sol está mais distante e a luz dele bate de forma mais diluída, por assim dizer. Assim, não temos muitas sombras e a iluminação não incomoda o seu olhar. Então, pode ficar de frente para o Sol que é sucesso!
  • Evite o Sol forte, pois nesse caso você não vai conseguir ficar de frente pra ele (vai ficar fechando os olhos) e a luz forte causa “sombras duras”. Ou seja, sombras muito fortes que quebram a harmonia do seu corpo e ainda realçam alguns defeitos que às vezes você nem tem.
  • Caso só consiga tirar fotos nos horários de Sol forte, busque sempre lugares com sombra, que aí já dá uma boa aliviada. Ex: debaixo de árvores que geralmente diluem um pouco a luminosidade exagerada.

Se não puder usar a luz natural, a única saída é luz artificial. O problema é que luz artificial boa é cara. Então, vai de você querer investir nisso ou não.

PS: A luz de lâmpadas normais não é luz boa, caso você tenha pensado nisso kkkk. Se tiver duvidando, testa lá e me fala se deu bom.

como ser mas fotogênica e sair bem em fotos - ring light
Ring Light – ótima opção para iluminar rostos para fotos e vídeos.

Uma ring light é das melhores opções de luz artificial, conhece? Além de ser ótima para iluminar nosso rosto e proporcionar belas selfies, também deixa aquele aro luminoso dentro dos nossos olhos, sabe? Igual aquele vídeo da sua blogueira de maquiagem preferida, por exemplo, rsrs.

Ângulo de câmera

Um ângulo ruim pode deixar uma pessoa alta baixinha, pode engordar uma pessoa magra e até deformar algumas partes do corpo. Mas, o contrário também é verdadeiro. Ou seja, um bom ângulo pode te deixar mais alta, mais magra (sei que muitas querem isso) e valorizar seu corpo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Costa (@pergunteaumamulher) em

  • Se você quer alongar sua silhueta em uma foto de corpo inteiro, por exemplo, coloque a câmera na altura entre os seios e o umbigo, assim seu corpo sairá alongado e proporcional.
  • Colocando a câmera muito baixo, suas pernas ficarão gigantes e você terá que olhar pra baixo, causando “papada”.
  • Se colocar muito alto, suas pernas vão encolher e sua testa vai ficar enorme, rsrs. Porém, essa dica pode funcionar em uma foto de selfie, pois emagrece o rosto e valoriza o busto. Mas lembre-se de não colocar alto demais, apenas levemente mais alto que sua cabeça.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Costa (@pergunteaumamulher) em

Abaixo tem um vídeo que fiz com dicas para alongar a silhueta e parecer mais alta, pois é algo que sempre me pedem lá no Instagram:

Edição de foto

Uma foto bem tirada e com boa luz, já pode ser considerada finalizada. Mas, se você quiser causar ainda mais impacto, vale a pena dar uma editada nela.

Existe uma infinidade de aplicativos ótimos de edição de fotos, em que você consegue melhorar desde a luz e as cores, até trocar a maquiagem e tirar coisas do cenário!

Alguns apps que uso são o Facetune 2 e o Adobe Lightroom, então já pode começar a fuçar com eles. Com o tempo você vai descobrindo os que você mais gosta e aprendendo a usar vários outros.


Espero ter ajudado e, qualquer dúvida, pergunte!

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Como cuidar da pele no verão: Dicas para manter a pele saudável e sem ressecamento
Como ser mais fotogênica: dicas para sair bem nas fotos