Como tirar o frizz depois de fazer chapinha?

Lisas ou cacheadas, não importa: depois de fazer a famosa chapinha, é comum que o cabelo fique com um pouco de frizz, certo? Mas e aí, deixa por isso mesmo? Claro que não, rsrs! Fica comigo que a gente vai ver como tirar o frizz depois de fazer chapinha.

Então, ainda que não exista cabelo no mundo sem frizz algum (é sempre bom lembrar disso), vamos aos cuidados básicos para tentar diminui-lo ao máximo: sendo eles antes e depois da chapinha, e que valem independente do seu tipo de fio.

Cuidados a tomar antes de fazer a chapinha

De todas as etapas do cronograma capilar, a mais importante para que seu cabelo controle bem o frizz é a umectação. Ou seja, passar o famoso óleo vegetal, tal como o de coco, macadâmia e afins.

Isso acontece porque, entre os vários benefícios da umectação, deixar o cabelo mais alinhado é uma delas.

Mas passar óleo vegetal antes de fazer a chapinha não frita o cabelo, Lu?

Depende do óleo e de mil coisas, porém, vamos partir do pressuposto que “vai fritar seu cabelo sim”, até porque não sei qual óleo você passará, né?

Enfim, o negócio é que você não vai passar o óleo e a chapinha logo em seguida, mas sim fará a umectação umas duas lavagens antes de fazer o processo, assim você garante que não terá nenhum resíduo de óleo.

Porém, se você garantir que o óleo foi bem retirado depois do processo normal de lavagem, pode passar a chapinha independente de quantas lavagens foram feitas antes.

Proteção térmica como boa aliada anti-frizz

Antes de fazer a chapinha, sempre use um protetor térmico, porque ele é fundamental não só para garantir a preservação da saúde dos seus fios, como também para deixá-los menos ariscos, gerando menos frizz e mantendo-os mais alinhados.

  • Dica extra da Lu: quando for retirar o óleo da umectação, faça uma hidratação. Ela ajudará no processo de retirada e ainda ajudará a manter o aspecto do seu cabelo mais saudável ainda. E a gente sabe que, quanto mais saúde, menos cabelo frito, quebrado e demais itens que, sendo ou não de fato um frizz, geram o aspecto visual como tal.

Agora vamos à segunda questão:

Cuidados depois da chapinha

Terminou a chapinha e está com o cabelo lindo e pleno? Então agora passe um jato de ar frio, daquele mesmo que já existe a opção no secador, sabe?

Isso ajudará não só no brilho, como também a selar melhor as cutículas dos seus fios, e isso significa, plimmm, menos frizz depois da chapinha!!!

Só cuidado que o vento muito forte e de uma forma que bagunça seu cabelo inteiro também pode dar frizz, mesmo que o jato de ar seja frio. Sendo assim, passe com cuidado e em uma velocidade amena, sempre “levando o cabelo para dentro dele mesmo”, não para fora.

Óleo após a chapinha pode?

Pode, e ele ajuda muito a diminuir o frizz, até porque ele dá aquele retoque final, sabe? Só que você não pode melecar seu cabelo inteiro de óleo, senão ele não só ficará ensebado, como parecerá um cabelo sujo e opaco, causando o efeito contrário do bonitão de salão que você queria.

Você faz assim ó: pega o óleo mais leve que você tiver para o seu cabelo (eu amava aquele óleo extraordinário da L’Oréal, só não sei se a composição dele ainda é a mesma) e você passará uma FINA película na mão, esfregará bem uma palma na outra, e pá, passará no cabelo fazendo que, de novo, crie uma fina película nos fios.

Você verá que ele ficará mais alinhado e mais brilhoso, com muito menos frizz. Ainda mais se você já passar direto na área mais necessitada. Daí, de novo, é só tomar cuidado para não ensebar.

É isso, espero que essas dicas tenham te ajudado, e não se esqueça de acompanhar nas redes sociais (Instagram e Facebook) e no canal do Youtube para mais dicas inéditas.

Até!

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Como fazer o esmalte durar mais tempo na unha? – Dicas das seguidoras
Como tirar o frizz depois de fazer chapinha?