Como fazer umectação capilar?
Se você chegou até aqui, é porque já sabe da importância da Umectação para a saúde e força dos seus cabelos. Ela é a etapa do Cronograma Capilar (se não tiver um, trate de correr atrás, rsrs) responsável por recuperar os lipídios e nutrientes dos fios, alinhando-os e diminuindo o frizz, entre vários outros benefícios.
- Se ainda não sabe o que é isso, leia o que é umectação e seus benefícios.
Porém, existem formas diferentes de umectar o cabelo e é isso que vamos aprender ao longo desse post:
Umectação tradicional ou pré-shampoo
Essa é forma mais comum de umectação, que é quando umectamos o cabelo e lavamos no mesmo dia. Por isso o termo “pré-shampoo”.
- Leia os tipos de pré-shampoo e como usá-los.
Para fazer essa umectação, tenha em mãos algum óleo 100% vegetal: pode ser óleo de coco, óleo de rícino e vários outros.
Como fazer
Passe o óleo em toda a extensão dos fios. Pode ser passado na raiz também, já que óleos vegetais fazem bem ao nosso couro cabeludo.
Deixe o cabelo assim por umas 2 horas, para dar tempo do óleo “agir”.
Depois, você pode ou lavar o cabelo com shampoo normalmente, ou fazer o método UCPE, que é o mais recomendado caso você tenha o cabelo mais ressecado.
PS: Na minha opinião, apenas lisas e onduladas não precisariam fazer o UCPE. Já nós, cacheadas e crespas, acho esse método super top como opção para o tratamento dos nossos fios.
Umectação noturna
Essa é a forma de umectação que eu mais faço. Aqui você faria praticamente a mesma coisa que a Umectação Tradicional, só que à noite.
“Como assim, Lu? Só por causa disso já vira outra forma de umectar?”
O que acontece é que nesse caso a gente dorme com o óleo no cabelo, entende? E tendemos a ficar bem mais horas com ele agindo.
Na verdade, já cansei de passar o óleo (sempre 100% vegetal para não te dar problemas, tá?) de manhã e só retirá-lo no outro dia. Esse é inclusive um dos truques de beleza daqueles cabelos maravilhosos das indianas e que eu adoro 😉
Como fazer
Antes de dormir, passe o seu óleo vegetal ao longo de todo o cabelo, mecha a mecha.
Já que vai dormir com o cabelo todo “ensebado”, rsrs, eu recomendo usar uma fronha no seu travesseiro que você possa lavar no dia seguinte. Pode usar uma touca de cetim também, para proteger um pouco mais.
Quando acordar, é só lavar seu cabelo normalmente ou fazer o UCPE. Nesse caso, como o cabelo fica por horas com o óleo, eu costumo lavar normal mesmo. Fica a seu critério.
Umectação quente
Essa umectação tem como vantagem ser bem mais rápida que as outras, sendo a preferida de muitas cacheadas, principalmente no inverno!
A diferença aqui está no ato de esquentar o óleo a ser usado. Então, devido a essa alta temperatura, o cabelo consegue absorver as propriedades do óleo bem mais rapidamente.
Como fazer
Aqueça seu óleo vegetal no forno, no microondas ou em banho maria.
Eu recomendo o banho maria para não ter perigo de esquentar demais e queimar seu couro cabeludo, ou perder propriedades do óleo.
Esquente até uma temperatura que não seja incômoda, e então passe no seu cabelo todo.
Espere uns 40 minutos e já pode retirar usando o método UCPE.
Umectação reversa ou hidratante
A umectação reversa é recomendada para quem está com os cabelos super ressecados, fracos e porosos, pois aqui temos a combinação do óleo vegetal com a máscara hidratante: tudo isso durante a lavagem!
Para umectar nessa forma, tenha em mãos o seu óleo vegetal e seu creme ou máscara hidratante. Leve os dois para o banheiro.
Como fazer
Primeiro de tudo, lave seu cabelo com shampoo normalmente, visando a limpeza dos fios e couro cabeludo.
Depois, retire o excesso de água do cabelo com uma toalha, para então passar a máscara hidratante (indico a liberada para no poo para não te dar problemas) no cabelo todo. Enluve bem as mechas.
Agora, com o cabelo cheio de creme, passe o óleo 100% vegetal por cima, desde a raiz até as pontas.
Deixe agindo por 20 a 30 minutos, e então enxague bem. Cabelos nutridos e hidratados ao mesmo tempo 😉
E essas foram as 4 principais formas de umectação! Não deixe de testar cada uma delas, até descobrir a que funciona melhor para o seu tipo de fio.
Espero que tenha gostado e qualquer coisa comenta aqui embaixo!
Deixe seu comentário ou dúvida: