Como ter autoestima e ânimo para se cuidar e se arrumar? – Quarentena em casa

Independente da quarentena por causa do tal do coronavírus e Covid-19, cá para nós que ter ânimo e autoestima para se arrumar nem sempre é uma tarefa fácil, né? E, para muita gente, pode piorar a situação quando não temos “para onde ir”, e também, por mais que muita gente odeie admitir, não temos “para quem mostrar”, né?

Sabemos que deixar de se arrumar um dia ou outro como forma de descanso, é muito diferente de quando apenas não encontramos forças para tal, nos sentindo “feias” e com baixa autoestima.

Se é bobeira para algumas pessoas, sei que para outras não é, e é por isso que você está aqui nesse post, certo? Vamos então às dicas que sempre me ajudam, começando pela “preparação”:

Abrir as janelas e as cortinas do quarto

Para já começar o dia respirando um ar bem profundamente!!! Se você for da galera da gratidão como eu (somos muito zoados, eu sei kkk), comece agradecendo e fazendo visualizações positivas para o dia, acarretando mais vigor ainda para esse seu momento.

Pode acreditar, fazer isso já traz resultados imediatos. E olha, a ciência também dá uma ajudinha para entender isso, já que não faltam estudos sobre a eficácia de respirar bem. Nem sobre os benefícios do Sol e da vitamina D.

Sem contar o céu azul, que mesmo se estiver cinza, também causa aquele efeito de relaxamento quando olhamos bem no horizonte. Inclusive, essa é uma técnica de relaxamento usada por muita gente: olhar o horizonte enquanto respira profundamente e alimenta todas as células do corpo.

Isso te ajudará a ter energia, coisa que, quando falta, você acaba perdendo a vontade de tudo, inclusive de se arrumar.

Arrume sua cama e troque o pijama

Isso é algo que, pessoalmente, não me afeta quando quero trabalhar, por exemplo. Mas eu sei que muita, mas muita gente MESMO só sente vontade de se arrumar se antes arrumar a cama e trocar de roupa, numa espécie de ritual para começar o dia, sabe?

É como se isso fizesse o cérebro entender que precisa mudar de um estado mais relaxado, para um mais produtivo, por assim dizer.

A mesma lógica existe para quem só se sente “bela e arrumada” se estiver sem pijama.

Tenha autocrítica nessa parte e entenda que, se esse for o seu caso, vale muito a pena já ir arrumando sua cama, bem como trocar de roupa antes mesmo de tomar seu café da manhã – e sem pensar – pois isso te fará ter muito mais disposição ao longo do dia.


Dicas de “preparação” dadas, agora vamos à arrumação de fato:

Comece por algo pequeno

Lave os cabelos, hidrate a pele,ou faça as sobrancelhas, ou passe um BB Cream, qualquer uma dessas pequenas coisas que der pra fazer no dia, desde que você saiba que fazer “tal coisa” teria um grande peso positivo para você.

Tudo isso em uma espécie de lei do mínimo esforço, porém, que quando você termina, você tem aquela sensação de satisfação imediata, como se tivesse emagrecido 20 quilos na alma, sabe?

No meu caso, só de lavar o cabelo e me sentir limpa e cheirosa, já viro outra pessoa, mas aí você tem que sentir o que funciona para você. Minha mãe, por exemplo, adora hidratar o corpo.

A partir daí, para você querer ir fazendo outros pequenos passos como passar um perfume ou colocar um acessório no cabelo, é daqui pra ali, sabe?

Vai de você de fato se conhecer e começar pelas coisas mais rápidas, porém, que te trazem grandes doses de ânimo, que é o que você precisa nesse momento.

Na hora da make, comece sempre pelo seu ponto “fraco”

Por exemplo, um BB Cream ou uma base com proteção solar + um corretivo, ou algo assim, já é metade do caminho andando para quem não gosta muito da própria pele, bem como uma máscara de cílios para quem acha os olhos muito pequenos ou apenas acha que um olhar realçado é tudo.

A ideia aqui é que, ao cuidar do que mais te incomoda, você já se sinta naturalmente mais disposta. Sem necessariamente precisar passar todo o resto, caso não queira.

É psicológico? Pode até ser. Mas te deixa mais reluzente e mais animada. Nisso, poderia arriscar a dizer que também te deixa mais bonita e entusiasmada por motivos óbvios.

Minha mãe (olha ela aqui de novo kkk), por exemplo, já se sente super arrumada só de passar batom. Vai de cada um mesmo.

Só entenda que não é bom começar já se cobrando para fazer mil coisas, pois pode acabar desanimando uma pessoa que já está desanimada. Porém, entenda que…

Não precisa se vestir igual à Kim Kardashian para se sentir linda e poderosa

Você precisa apenas sentir sua pele hidratada, seu cabelo limpo, bem como com uma roupinha confortável, mas que não pareça desleixo.

Tendo isso, dar um passo cada vez maior será consequência natural do seu dia, até virar um verdadeiro hábito e você nem precisar mais lutar contra isso!

Espero ter ajudado e, se achar que deve, envie para sua amiga que anda se sentindo desanimada nessa quarentena.

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Como fazer umectação: 4 Formas de umectar e nutrir seu cabelo
Como ter autoestima e ânimo para se cuidar e se arrumar? – Quarentena em casa