Como secar o cabelo com a peneira? – Cacheados e ondulados

Depois de vocês terem aprendido como secar o cabelo cacheado com difusor, resolvi trazer uma opção para quem não está com dinheiro para comprar um, ou até mesmo viaja bastante, já que a gente sabe que secador ocupa um espaço danado na mala (e já tem secador mesmo nos hotéis mais fracos), a nossa peneira de cozinha, rsrs.

Sendo assim, hoje tem dica da Lu secando o cabelo com uma peneira (ou coador? Como você chama onde você mora?), que ainda vai caber direitinho na sua mala, ainda mais se você colocar meias ou calcinhas dentro dela. Espaço gasto quase zero, né?

Vamos às dicas iniciais antes de você secar o cabelo de fato, pois ao menos para mim, elas fazem TODA a diferença:

Escolha a peneira certa

Como secar o cabelo com a peneira - escolha a peneira

Nada de peneira de plástico, igual muita gente usa por aí. Escolha uma de aço. Dê preferência ao aço inox que aguenta muito mais o calor.

Se ela não tiver aqueles ganchinhos laterais (que servem para firmar o coador na jarra), melhor ainda. Mas se tiver (é o caso da minha), é só tomar cuidado para não engatar no cabelo. Se acontecer de engatar algum fio, tire o cabelo com cuidado. Nada que a gente tenha que se preocupar, não.

Outra coisa importante é o tamanho da peneira. Se seu cabelo for grande e volumoso como o meu, prefira uma maior para que ela consiga “abraçar” mais o seu cabelo.

Peneiras menores são boas para crianças, para quem tem pouco cabelo, ou para secar franjas e demais acabamentos.

Tire o excesso de água antes

Primeiro de tudo, após ter lavado o cabelo, é importante que você tenha tirado o excesso de água com a toalha de microfibra ou um tecido de algodão (parece frescura, né? Mas a toalha convencional felpuda contribui para termos mais frizz e perda da definição dos cachos).

Cabelo encharcado não rola, tá?

Use proteção térmica no cabelo

Proteção térmica é completamente diferente de proteção solar, viu?

Você encontra essa proteção normalmente em finalizadores, cremes de pentear, leave-ins etc. Ou seja, produtos sem enxágue. Ela irá proteger os seus fios dos danos do calor, seja do secador, da chapinha e afins.

É claro que nunca protege 100%, visto que zero dano mesmo é só secando ao natural, mas o estrago fica bem menor.

Então bora para o passo a passo para secar o cabelo com a peneira:

Como secar o cabelo com a peneira

1. Coloque uma porção de cabelo dentro da peneira

Como secar o cabelo com a peneira - passo 1

Como se estivesse “guardando” o cabelo dentro dela.

2. Traga a peneira cheia de cabelo para a raiz

Como secar o cabelo com a peneira - passo 2

Isso ajuda a dar definição e evita o frizz.

3. Mantenha a peneira firme e passe o secador

Como secar o cabelo com a peneira - passo 3

Atenção: não use o secador com o calor no máximo.

Ao contrário do difusor, a peneira não “difunde tanto o ar”. Ao menos para mim, vejo que o calor pega bem mais pesado no meu cabelo. Pode até feder queimado (mesmo você usando o protetor térmico) e esfarinhar os fios.

Sendo assim, coloque em uma temperatura morna, ok? Ela é boa inclusive para quem usa difusor por agredir menos. Se for usar a peneira então, nem se fala.

Agora é só fazer os mesmos passos acima com todas as mechas do seu cabelo.

Se quiser mais definição ainda, você pode fazer intervalos e “amassar” as mechas. Pegue as pontas com as mãos e traga para a raiz, “amassando” como nas fotos a seguir:

Como secar o cabelo com a peneira - passo 4

Outra coisa que eu gosto de fazer é, quando terminar, eu repito os passos usando o jato frio do secador. Isso ajuda a selar as cutículas dos fios que se abriram pelo calor.

Ah, e não precisa secar até “o talo”, tipo secar completamente. Seque até um ponto em que o cabelo possa secar o que falta naturalmente. Em outras palavras: não seque 100% com o secador e a peneira. Isso também ajuda a controlar bem o frizz.

Claro que a peneira nunca vai ser tão boa quanto um difusor no quesito definição e controle de frizz, mas já é uma bela ajuda pra quando estamos sem difusor e temos pressa na secagem. Bem melhor do que usar o secador puro sem nada, pois aí sim você ia ver a bagunça que seu cabelo ia ficar, rsrs.

O resultado dessa secagem no meu cabelo ficou assim:

Como secar o cabelo com a peneira - resultado

Deu pra quebrar o galho, vai dizer que não?

Se quiser me ver fazendo essa secagem em tempo real, explicando cada passo em detalhes, é só ver o vídeo abaixo:

Beijos!
signature

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.

Criei esse espaço para que a gente possa trocar nossos melhores truques sobre cabelos cacheados (mas nem sempre), saúde, beleza, autoestima e o que mais der na telha.

Previous
Testei Bio Extratus Umectante Óleo de Coco – Resenha
Como secar o cabelo com a peneira? – Cacheados e ondulados