Se você resolveu assumir seus cachos recentemente, ou ainda é pai/mãe de uma criança cacheada, você já deve ter tido bastante trabalho quando o assunto é desembaraçar o cabelo cacheado, não é mesmo? Isso se você não acabou é detonando mais ainda os fios.

Pois agora seus problemas acabaram, rsrs. A seguir você vai ver como desembaraçar o cabelo cacheado da maneira correta, sem prejudicar os cachos, pois como você pode imaginar, é completamente diferente de quando desembaraçamos um cabelo liso ou ondulado. Ainda que claro, algumas dicas que darei servirão para todo mundo.

Como desembaraçar o cabelo cacheado corretamente

Agora vamos ver o passo a passo da forma correta de desembaraçar um cabelo cacheado:

1. Com o cabelo seco, desembarace primeiro usando os dedos, sem forçar

A primeira coisa a se fazer é, com os cabelos secos, você tentar desembaraçar as mechas maiores com os dedos, mas sem forçar. Sentiu alguma resistência ou tem que fazer uma forcinha a mais? Para na hora, senão você pode acabar quebrando os fios.

  • Esse primeiro passo é mais para quem está com o cabelo muito embaraçado ou há muito tempo sem lavar. Caso contrário, pode ir direto para o passo 2.
como desembaraçar cabelo cacheado - dica 1
Desembarace usando os dedos com cuidado e sem forçar.

Se não conseguir separar as mechas e cachos sem fazer força por estarem muito embolados, tudo bem. Como dito anteriormente, pode deixar quieto essa parte e ir para o próximo passo.

  • Uma coisa que ajuda muito a evitar que o cabelo embarace demais é usar uma touca de cetim ou fronha de cetim para dormir, já que o tecido de algodão + um cabelo “solto demais” durante a noite estimula o cabelo a “esfarinhar” e embolar.

Atenção: uma coisa super importante que todo mundo que tem cabelo cacheado (ou cuida de um) deve saber e nunca esquecer: jamais, nunca escove ou penteie o cabelo cacheado quando ele estiver seco. Caso contrário, os cachos vão ser todos destruídos, assim como a saúde dos fios.

Lembra que o passo 1 não era bem um desembaraço, mas sim um pré-preparo com as mãos, não com a escova, pente ou afins, percebe a diferença?

Como você deve ter deduzido, a hora de desembaraçar os cachos de verdade é com os cabelos molhados, de preferência durante a lavagem. Então bora para o segundo passo:

2. Lave o cabelo com Shampoo Hidratante ou faça Co-Wash

Na hora de lavar os cachos, prefira um Shampoo Hidratante, já que ele causa um pouco menos de dano que os shampoos convencionais.

O que acontece é que todo e qualquer shampoo, devido à sua ação limpante, abre as cutículas dos fios, o que pode causar um aspecto ressecado e dificultar mais ainda o desembaraço. Já o shampoo hidratante não abre tanto as cutículas, diminuindo o dano. Mas não se engane, mesmo assim ele ainda é um shampoo. Então ainda precisamos fechar as cutículas no final da lavagem com um condicionador.

Na hora de passar o shampoo hidratante, passe apenas na raiz e no couro cabeludo, evitando o comprimento e as pontas, já que eles já são naturalmente mais ressecados que a raiz. Além do mais, quando enxaguar, a água já será responsável por levar o shampoo pelo comprimento dos fios, dando uma limpadinha básica neles.

Outra opção é, ao invés de lavar o cabelo com um shampoo hidratante, fazer um Co-Wash, que é quando se lava o cabelo direto com o condicionador ou com produtos específicos para esse fim.

A vantagem aqui é que você protege o cabelo da agressão do shampoo. Porém, se você ainda não conhece ou não pratica outras técnicas low e no poo, é melhor continuar com o shampoo, apenas trocando para um hidratante, ok?

3. Use um creme ou máscara de tratamento emoliente

Depois de enxaguar seu shampoo hidratante, é hora de tratar os cabelos. E é exatamente a partir desse momento em que o desembaraço de verdade acontece.

Use uma máscara ou creme BEM emoliente. Ou seja, aquele produto que, quando a gente passa no cabelo, já sente ele “desmaiando”, sabe? O que facilita muito na hora de desembaraçar.

4. Use escova flexível ou pente com dentes largos

Depois de passar o creme emoliente em todo o comprimento dos seus fios, fica bem mais fácil desembaraçar o cabelo cacheado. Para isso, a gente vai usar uma escova flexível, daquelas de cerdas lisas, sem bolinhas na ponta, sabe? Senão elas engatam e quebram os fios.

como desembaraçar cabelo cacheado - escova flexível
Prefira sempre as escovas sem “bolinhas” nas cerdas.

Se não tiver uma escova flexível, pode usar um pente que tenha os dentes largos, que assim agride muito menos. Ah, se você usar outra escova favorita, me indique nos comentários, porque sei que existem outras que você (também) gosta por aí, claro!

5. Escove ou penteie “das pontas até a raiz”, nunca “da raiz às pontas”

Agora sim, já com o cabelo cheio de creme e a escova ou pente em mãos, é hora de ir para mais uma parte da jornada:

Comece escovando ou penteando de baixo para cima. Ou seja, comece pelas pontas e vá subindo até a raiz. Caso contrário, você estará trazendo os nós para baixo, misturando-os com outro nós e aí vira um “bololô”, rsrs.

como desembaraçar cabelo cacheado - comece pelas pontas
Comece sempre pelas pontas, e depois vá subindo.

Desembaraçando das pontas até a raiz faz com que você vá desatando os nós pouco a pouco, até chegar o momento em que você estará escovando o cabelo pelo comprimento inteiro sem a escova ou pente travar. É uma delícia essa hora, rsrs.

como desembaraçar cabelo cacheado - cabelo desembaraçado
O cabelo desembaraçado fica assim.

Depois de fazer isso no cabelo inteiro, é só enxaguar o creme, terminar com um condicionador para fechar as cutículas dos fios, terminando assim a lavagem e o tratamento. Dois coelhos em uma cajadada só, né não? =)

Se quiser manter o cabelo bonito e com os cachos saudáveis por mais tempo, faça também uma finalização. Mas aí já é outro assunto, rsrs. Se quiser saber mais, veja aqui algumas dicas de finalização para cachos mais definidos.

Ah, e também tem o vídeo com todo esse passo a passo em tempo real com mais detalhes para você acompanhar. É só dar o play abaixo:

Espero que tenha curtido esse conteúdo e, para mais coisas legais, me segue nas redes: Instagram – Youtube – Facebook.

Deixe seu comentário ou dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.