Cachos definidos: dicas e truques para manter a definição

Acho que esse é o sonho de (quase) toda cacheada, não é? Ter os cachos sempre definidinhos, com aquelas molinhas balançando pra lá e pra cá, rsrs. Como esse é um tema super pedido entre as amigas cachudas e em transição, trago aqui as principais dicas e truques para sempre manter seus cachos definidos e na melhor forma possível deles!

Como manter os cachos definidos?

Se eu disser que é simples, você acredita? Porém, eu não disse que é fácil kkkk, pois envolverá algumas mudanças, principalmente de hábitos e na rotina. Mas imagino que você já veio preparada pra mudar tudo e finalmente conseguir seus cachos dos sonhos, né? Então, abraça essa vontade e vem comigo que é sucesso!!

PS: Mas olha, lembre-se sempre que cada uma de nós possui um tipo de cacho. Logo, é definido no melhor da sua curvatura, ok?

Ainda não sabe qual é a sua curvatura de cachos? Então assista a esse vídeo antes de continuar o post:

Tenha um Cronograma Capilar

A primeira coisa a se fazer, caso você já não o faça, é o cronograma capilar. Ou seja, definir uma agenda de tratamento para seu cabelo, incluindo Hidratação, Umectação e Reconstrução (clique nos links para saber como e quando fazer cada uma dessas etapas).

Coloque isso em prática que você vai ver a mudança absurda que seus cabelos vão sofrer, para muito melhor! Afinal de contas, o cronograma capilar é responsável por manter seu cabelo o mais saudável possível, reparando os fios por dentro e por fora.

Então você ganha brilho, força, maciez e ainda por cima ele cresce mais rápido! Maravilha, né?

Se quiser manter os cabelos sempre saudáveis, mantenha o cronograma capilar na sua rotina para sempre, viu! É como se fosse o processo de cuidar de uma planta: se parar de dar água, adubo ou luz, ela enfraquece.

Troque sua toalha convencional

Aquela toalha felpuda e fofinha que a gente adora se enxugar depois do banho não serve para nossos cachos, não! Pelo contrário, a textura dela faz com que nossos fios de cabelo gerem atrito um com o outro, causando frizz e cachos sem forma.

O ideal para tirar o excesso de água dos cabelos é usar uma toalha de microfibra, ou então uma camisa de algodão mesmo, sabe? Então, a partir de hoje já deixe uma das duas no banheiro, para não esquecer!

Finalização – Dicas e Truques

Essa é provavelmente a etapa mais importante para definir os cachos, já que é aqui que vamos “modelar” nosso cabelo usando um finalizador/creme de pentear, ativador de cachos, gelatina, leave-in etc. Enfim, existe um monte de opção rsrs.

  • Mas atenção: muitas mulheres focam apenas na finalização e ignoram as outras dicas. Isso diminui bastante o potencial do resultado. Então, se quiser realmente que seus cachos façam a diferença, não subestime o resto do post, tá bom? Você não vai se arrepender.

Existem várias técnicas de finalização para definição dos cachos, mas nenhuma melhor que a outra. Isso vai depender do que você ou o seu cabelo gostar mais. Nessa hora, o que vale é testar e achar a sua preferida.

São elas:

Dedoliss

Essa aqui acho que você já conhece, né? É ideal para quem tem o cabelo com o cacho bem aberto ou até ondulado.

Basta molhar os dedos com seu creme finalizador e ir enrolando as mechas com os próprios dedos, imitando o babyliss.

Eu não tenho paciência, rsrs, até porque estou feliz com a curvatura do meu cacho e com minha finalização rápida e prática atual. Porém, se você quiser mais definidinho, hum…

Fitagem

Essa técnica eu uso bastante. Funciona assim:

  • Passe o creme finalizador nas mãos e nos dedos;
  • Agora, com os dedos em formato de pente, vá separando as mechas em “fitas” e esticando-as, passando o creme até as pontas. Quanto mais fitas você fizer, melhor.
  • E quanto mais fininhas as fitas, melhor também. Se usar um pente com pouco espaçamento, ao invés do dedo (tal como eu fiz), ficam mais fininhas ainda!

Como ter cachos definidos - fitagem

  • Depois, com a palma das mãos, amasse a ponta das mechas e traga em direção à raiz.

Como ter cachos definidos - fitagem

Rake and Shake

Aqui funciona parecido com a Fitagem. Depois de separar as mechas em “fitas”, ao invés de amassar, segure as pontas, estique as mechas e balance, dando leves sacudidas.

Isso faz com que os cachos se soltem e se separem mais.

Plopping

Essa é outra que uso demais, até porque ela é rápida, prática, e ainda ajuda a tirar o excesso de água nos dias de frio daqui de Curitiba. Gosto tanto que já fiz um post e até um vídeo inteiro só sobre ela, rsrs. Se tiver interesse em aprender a fundo sobre a técnica, veja o post e o vídeo abaixo:

Mas, de forma resumida pra quem não leu o post ou não viu o vídeo, o passo a passo é o seguinte:

  • Finalize seu cabelo usando qualquer uma das técnicas anteriores;
  • Em uma superfície plana (pode ser uma mesa), estenda uma camisa de algodão ou uma toalha de microfibra (não vale usar aquela que você usou depois do banho, hein! Pegue outra bem sequinha só para essa finalidade) e vire a cabeça para baixo, colocando todo o seu cabelo no meio do tecido.

como ter cachos definidos - plopping

  • Com as bordas ou mangas do tecido, “amarre” na nuca, como se estivesse embrulhando o cabelo e fazendo uma touca.

como ter cachos definidos - plopping

  • Espere uns 40 minutos e retire o tecido. Ele não pode secar lá dentro, tá? É só um tempinho mesmo.

Seque o cabelo naturalmente ou use difusor

Depois de finalizar seus cachos, deixe seu cabelo quietinho até secar. Amasse de tempos em tempos para ir estimulando os cachos, bem como ir quebrando o aspecto “durinho” do creme.

O secador faz com que os cabelos sacudam pra lá e pra cá, também tirando a foma dos cachos e causando frizz. Se precisar muito acelerar o processo de secagem, use um difusor, ok? Ele também ajuda a definir os cachos.

Não penteie o cabelo!

Muito menos se o cabelo estiver seco! rsrs.

O único momento em que você pode “pentear” é durante o banho com os cabelos molhados enquanto estiver espalhando seu creme de tratamento ou máscara. E usando apenas um pente largo de madeira ou borracha, mas o melhor é sempre a mão, mesmo.

Eu uso minha escova favorita da vida, quem acompanha lá no canal do Youtube já sabe =)

E ficamos por aqui, cachudas e cachudos do meu coração. Agora não tem mais desculpa pra não ter os cachos super definidos, hein?

Até a próxima! <3

Beijos!
signature

Compartilhe

Cadastre-se pra não perder nenhum post!

Cadastre-se com seu e-mail pra receber todos os posts e novidades!

Deixe seu comentário/dúvida:

Ou, se preferir, comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário ainda.